Gato

Alta expectativa de vida! Segundo a Ciência, essas são as raças de gato que vivem mais tempo

Publicado - 05 Dezembro 2024 - 15h45

Atualizado - 05 Dezembro 2024 - 15h58

Foto da Laura Furtado - Redatora

Laura Furtado / Redatora

Jornalista em formação pela Universidade Federal Fluminense (UFF), em Niterói. Desde pequena, sempre tive um amor e carinho especial por todos os animais. Quando completei 6 anos, meus pais me presentearam com um cãozinho da raça Bichon Frisé que chamamos de Billy. Foi o dia mais feliz da minha vida, fiquei horas chorando sem acreditar que ele era meu. Billy viveu 14 anos com a gente, mas virou uma estrelinha em 2019 depois de uma história linda ao nosso lado.

Em 2019, ganhei da minha sogra uma Dachshund, o famoso salsichinha, e desde então minha vida voltou a fazer sentido. Pode parecer clichê, mas nada explica o sentimento de amor e carinho que ter um pet proporciona. Nós decidimos chamar ela de Teteia, e não poderia existir nome melhor pra descrever ela. Teteia significa moça atraente, e a minha Teteia salsicha é realmente a coisa mais linda do mundo, além de ser extremamente carinhosa, companheira e engraçada.

Em 2023, participei de uma entrevista e entrei para o time do Patas da Casa. Fiquei muito feliz, porque sempre tive afinidade e carinho pelos animais, e não há nada melhor do que escrever sobre coisas que a gente ama, né. Me identifiquei de cara com os valores do Patas e sempre considerei o projeto de suma importância para tutores que, assim como eu, buscam se informar para garantir o melhor para os pets. Desde então, cada dia tem sido um aprendizado, e sou muito feliz por fazer parte de um projeto tão especial quanto o Patas.

• Filme com animal preferido: “Marley e Eu”
• Uma raça de cachorro: Vira-lata
• Uma raça de gato: Siamês
• A curiosidade favorita sobre cachorros: Os cães de suporte emocional podem agir como 'terapeutas', ajudando pacientes com ansiedade, depressão, autismo e estresse pós-traumático
• A curiosidade favorita sobre gatos: Os gatinhos tem efeitos positivos na sáude mental e física dos humanos
• Sobre o que mais gosta de escrever no universo pet: Comportamento animal
• Um aprendizado: Adotar cachorro ou gato pode mudar a vida das pessoas e dos animais para melhores, trazendo muito amor e felicidade
• Nome de pet favorito: Larica

Não é nenhuma novidade que um gatinho bem cuidado, bem nutrido e com as vacinas em dia, tende a viver mais que gatos que não recebem cuidados básicos. Porém, o que muita gente não faz ideia é que as raças de gato também podem influenciar diretamente na longevidade dos felinos.  Esse é um assunto que desperta muita curiosidade entre os tutores, afinal, todo mundo deseja aproveitar mais a vida ao lado do bichano, né?! Felizmente, a ciência tem feito muitos avanços nesse meio para desvendar os segredos por trás da expectativa de vida do gato. Veja quais são as raças de gato que vivem mais tempo, de acordo com um estudo realizado pelo Royal Veterinary College de Londres:

Confira as raças de gato que vivem mais tempo

Um estudo publicado no Journal of Feline Medicine and Surgery, realizado por cientistas do Royal Veterinary College, no Reino Unido, em parceria com cientistas da National Chung Hsing University, em Taiwan, descobriu quais são as raças de gato que vivem mais tempo. Na pesquisa, eles determinaram quanto tempo vive um gato em média, de acordo com a raça deles. Eles também levaram outros fatores em consideração, como gênero, região, castração e peso dos gatinhos. Confira quais foram as raças de gato que vivem mais tempo, em ordem decrescente:

gato vira-lata deitado na mesa Sagrado da Birmânia deitado no sofá Gato Bengal deitado no sofá British Shorthair sentado dentro de casa gato Azul Russo deitado na mesa Maine Coon deitado ao ar livre Gato Norueguês da Floresta na natureza Ragdoll deitado dentro de casa gato Persa deitado no sofá gato Siamês em pé no sofá
 

Imagem Quiz:Qual raça de gato você é?

Qual raça de gato você é?

Preencha todos os campos para participar.

É só preencher e começar!

Você tem pets?

  1. Sagrado da Birmânia: conhecido também como gato Birmanês, o Sagrado da Birmânia é a raça que tem a maior expectativa de vida, uma média de 14,4 anos. Os pesquisadores acreditam que essa característica é resultado da origem do Birmanês, já que esse gatinho surgiu do cruzamento entre um Siamês e um Persa, duas raças de gato que também vivem por muito tempo.
  2. Vira-lata: o gato vira-lata vive em média 11,9 anos. Apesar de não pertencerem a raças de gato específicas, o vira-lata tem uma alta expectativa de vida pois apresenta uma menor chance de desenvolver doenças genéticas. 
  3. Siamês: o Siamês é uma das raças de gato mais populares do Brasil e também a que apresenta uma das maiores expectativas de vida. De acordo com o estudo, o gato Siamês pode viver em média 11,7 anos. Eles associaram a alta expectativa de vida do Siamês ao fato dele ser um gatinho bem saudável e atlético.
  4. Persa: surpreendente, o gato Persa vive em média 10,9 anos. Apesar dele ser um gato braquicefálico e apresentar predisposição genética para algumas doenças, esse gatinho é forte e tende a viver bastante tempo. Talvez isso esteja relacionado ao temperamento tranquilo e sossegado da raça.  
  5. Ragdoll: considerado uma das raças de gato mais carinhosas, o Ragdoll pode viver em média 10,3 anos.
  6. Norueguês da Floresta: o Norueguês da Floresta é um gatinho que não costuma desenvolver problemas de saúde ao longo da vida. Por isso, podem viver em média 9,9 anos.
  7. Maine Coon: o Maine Coon é uma das maiores raças de gato. De acordo com o estudo, eles podem viver em média 9,7 anos.
  8. Azul Russo:  uma das raças de gato mais bonitas que existe é o Azul Russo. Eles apresentam uma boa expectativa de vida e podem viver em média 9,6 anos
  9. British Shorthair: também conhecido como gato de Pelo Curto Inglês, o British Shorthair pode viver em média 9,6 anos, assim como o Azul Russo. 
  10. Bengal: o Bengal, também conhecido como gato-de-bengala, é super ativo e atlético, o que pode contribuir para a alta expectativa dele. De acordo com o estudo, o gato Bengal vive em média 8,8 anos.

O estudo analisou mais de 7 mil felinos de raças de gatos diferentes

Para descobrir quais são as raças de gato com maior expectativa de vida, o estudo analisou cerca de 7.396 gatos que faleceram entre janeiro de 2019 e março de 2021 no Reino Unido. Eles avaliaram informações como as raças de gato, gênero e outros fatores relacionados à saúde que poderiam contribuir para a longevidade felina Veja quais variáveis os pesquisadores descobriram que influenciam na expectativa de vida do gato: 

  • Gênero: uma gata fêmea vive em média 1,33 anos a mais que um gato macho. De acordo com o estudo, questões hormonais e comportamentais podem influenciar nessa diferença.
  • Castração: eles também descobriram que a castração de gato é um procedimento que pode aumentar a expectativa de vida do felino. Isso porque a cirurgia de castração de gato reduz o risco de desenvolvimento de doenças como o câncer de mama e próstata, além de evitar comportamentos perigosos como fugir de casa.
  • Peso: o peso do gato também é um fator que contribui para a longevidade felina. De acordo a pesquisa, para cada 100 gramas de diferença, houve uma alteração na expectativa de vida de 0,002. Esse dado só reforça a importância de oferecer uma dieta equilibrada para controlar o peso do gatinho.
  • Região: o estudo também analisou a expectativa de vida dos gatos em diferentes países e descobriram que fatores ambientais, cuidados com os gatos e o tipo de atendimento veterinário recebido contribuem para a longevidade.

Dentre todas as raças de gato, o Sphynx é o que tem a menor expectativa de vida

Além de citar as raças de gato que vivem mais tempo, o estudo também destacou a raça que vive menos tempo. Segundo os pesquisadores que conduziram o estudo, o Sphynx é o que vive menos, com uma média de 6,7 anos. Eles acreditam que a criação seletiva da raça é o que influencia nessa média, pois isso torna esse gatinho mais propenso a desenvolver alguns problemas de saúde.

Estudo revela outros fatores que influenciam na expectativa de vida das raças de gato

Além das raças de gatos, o estudo revelou que outros fatores contribuem para a longevidade dos felinos. Uma boa alimentação, por exemplo, com uma ração para gato que contenha ingredientes de qualidade e nutritivos, pode aumentar a expectativa de vida do gato. Os cuidados diários referentes ao comportamento e saúde do felino, como visitas regulares ao veterinário, tabela vacinal completa e um ambiente enriquecido com brinquedos e acessórios estimulantes, também produzem o mesmo efeito. 

Esses são os gatos mais caros do mundo - e filhote de um deles pode custar mais de R$600 mil

Os gatos de origem genética rara e aparência exótica têm ganhado cada vez mais admiradores pelo mundo. Além de encantadores na aparê...

Esses 6 sinais podem significar que o gato esteja estressado, mas alguns passam despercebidos até pelos tutores mais atentos

Cuidar da saúde física do gatinho é fundamental para garantir o bem estar do animal, mas não se pode esquecer que a saúde mental tam...

Comportamento

Nem leão, nem onça-pintada: o maior gato selvagem do mundo pesa 350kg e domina a caça com força e velocidade

Gatos selvagens sempre despertam fascínio e curiosidade, especialmente aqueles de grande porte. A verdade é que “gato selvagem” não ...

Gato ciumento: 10 raças de gato que mais sentem ciúmes do dono

Os gatos compartilham diversas emoções com os humanos, incluindo felicidade, tristeza, medo e alegria. Mas tem um sentimento que pou...

Nem gelo, nem picolé de frutas: essa é a melhor forma de refrescar o seu cachorro com calor

O verão vem acompanhado do aumento das temperaturas e, nessas horas, o cachorro sente calor e pode ficar bastante incomodado com o c...

As 7 raças de cachorro mais engraçadas que existem - o último da lista chama atenção por um detalhe curioso

Cada raça de cachorro tem características físicas únicas e muito particulares. Existe cachorro de pelo longo, pelo curto, pelo enrol...

Esses são os gatos mais caros do mundo - e filhote de um deles pode custar mais de R$600 mil

Os gatos de origem genética rara e aparência exótica têm ganhado cada vez mais admiradores pelo mundo. Além de encantadores na aparê...

Esses 6 sinais podem significar que o gato esteja estressado, mas alguns passam despercebidos até pelos tutores mais atentos

Cuidar da saúde física do gatinho é fundamental para garantir o bem estar do animal, mas não se pode esquecer que a saúde mental tam...

Ver todas