Cachorro

Alopecia canina: causas, tratamento e muito mais sobre a queda de pelos em cães

Publicado - 04 Julho 2022 - 18h02

Atualizado - 11 Abril 2024 - 14h35

A alopecia canina acontece quando os pelos do cachorro começam a cair mais do que deveriam e apresentam falhas que deixam “buracos” no corpo do animal. É um quadro normalmente associado a patologias e outros problemas de saúde, como infestação de parasitas (pulgas e carrapatos), portanto o tutor não deve ignorar quando se deparar com uma queda de pelo localizada. Cachorro precisa ser consultado por um médico veterinário especializado no assunto para o diagnóstico correto e devido tratamento.

Se você tem dúvidas sobre a alopecia em cães e deseja saber mais sobre o assunto, o Patas da Casa te ajuda nessa missão. Entrevistamos a médica veterinária dermatologista Marcia Lima (dona do perfil @dcaoegato.para.pets ) para esclarecer tudo sobre a alopecia canina: tratamentos indicados, causas e cuidados para evitar que o problema se desenvolva. Confira!

Saiba quais são as principais causas da alopecia em cães

Ao contrário do que algumas pessoas podem pensar, nem sempre a queda de pelo em cachorro acontece de forma natural. Existem épocas específicas do ano - principalmente entre a primavera e verão - em que o tutor pode observar uma quantidade maior de pelos acumulados pela casa, mas que não necessariamente indica a presença de doenças. No entanto, quando essa queda é excessiva e localizada, trata-se de um caso de alopecia canina.

Imagem Quiz:Quais raças de cachorro mais combinam com você?

Quais raças de cachorro mais combinam com você?

Preencha todos os campos para participar.

É só preencher e começar!

Escolha uma opção abaixo

Sobre as causas, a profissional destaca: “Alopecia é a ausência dos pelos, e qualquer doença que cause alteração no folículo piloso pode fazer os pelos caírem ou não nascerem. As mais comuns são as infecções por bactérias (chamamos de Foliculite Bacteriana), por leveduras (Malasseziose é a mais comum), por ácaros (Demodicose e Escabiose), mas a alopecia canina também pode ocorrer por doenças sistêmicas (infecções internas, como a Leishmaniose Canina, entre outras) e doenças hormonais que afetam a tireoide, por exemplo”.

São tantos possíveis motivos para a alopecia canina que o melhor a se fazer é procurar o auxílio de um veterinário dermatologista. Ele é o especialista mais qualificado para diagnosticar problemas na derme do animal, e poderá auxiliar em diversos casos - desde problemas mais simples, como sarna em cachorro e alergias na pele do cão, até doenças mais sérias, como a leishmaniose visceral canina.

Falhas no pelo do cachorro precisam de atenção

Se você notar uma queda de pelos em filhotes de cães ou cachorros adultos mais intensa do que o normal, pode ser que o doguinho simplesmente esteja passando pelo processo de troca de pelagem e não há com o que se preocupar. A atenção, porém, deve ser redobrada se você notar que essa queda de pelos é localizada. Isto é, se os pelos estão caindo em excesso em apenas uma parte do corpo do cachorro, gerando uma falha visível na pelagem, como se fossem “buracos” ou até mesmo deixando o cachorro “calvo”.

“Sempre que a gente nota falha na pelagem significa que há uma doença dentro da pele do cão afetando o folículo produtor de pelo. Nunca é normal e só o médico veterinário, depois de avaliar, vai conseguir decidir quais exames serão necessários, pra encontrar a causa. Será que é fungo? Bactéria? Ácaros? Ou um problema hormonal?”, alerta a dra. Marcia.

 

Falhas no pelo do cachorro são um indicativo de alopecia canina
Falhas no pelo do cachorro são um indicativo de alopecia canina

 

 

Diagnóstico da alopecia: cachorro deve ser avaliado por especialista

 

Ao suspeitar de que seu doguinho está com alopecia canina, não deixe de marcar uma consulta com um profissional de confiança o quanto antes. A especialista ressalta que: “o médico veterinário vai precisar ser minucioso, porque o problema está ocorrendo dentro da pele, na parte não visível, no órgão produtor de pelo (também chamado de folículo piloso)”. Durante a consulta, o médico veterinário vai fazer uma anamnese, que é uma espécie de entrevista com o tutor, e poderá realizar e/ou alguns exames.

“As informações do início da consulta sobre a nutrição, o estilo de vida, o grau de exposição a parasitas da pele e a saúde geral do paciente, somam-se ao exame do corpo, da pele e aos exames de triagem dermatológica, que o profissional faz usando o microscópio e outros instrumentos próprios, na consulta. Assim, quando esse protocolo não encontra a causa da alopecia canina, o médico veterinário solicita outros exames complementares, como exames de sangue (hemograma e hormônios da tireoide, por exemplo) ou da pele (biópsia para histopatologia). Isso ajuda a identificar a causa da alopecia em cães para poder indicar o tratamento adequado”.

Falhas no pelo do cachorro: como tratar?

O tratamento para alopecia em cachorro é bem variado, pois vai depender principalmente do que causou a falha na pelagem do animal. “Na foliculite bacteriana e na Malasseziose, há vários antimicrobianos tópicos que podem ajudar. Na alopecia canina causada por ácaros, há os antiparasitários. Já quando o problema é hormonal, a medicação costuma ser sistêmica (comprimidos, por exemplo)”, indica a médica veterinária.

Isso quer dizer que os remédios para alopecia canina não têm uma fórmula mágica para acabar com a queda de pelos. É preciso tratar o que originou o problema em primeiro lugar para que a situação seja controlada e o cãozinho volte a ter uma pelagem saudável e bonita. Tudo isso deve ser orientado por um profissional da área (inclusive produtos tópicos, como shampoo para alopecia canina, sabonetes específicos, entre outros).

Alopecia canina: tratamento caseiro pode ajudar?

Para quem é fã de alternativas naturais e receitas caseiras, um alerta: não se pode tentar resolver a situação por conta própria. Qualquer tipo de automedicação deve ser evitada, podendo prejudicar ainda mais o quadro do seu amigo de quatro patas.

O que pode funcionar, porém, é manter alguns cuidados durante a troca de pelagem, que pode ser um pouco incômoda. “Quando ocorre o que chamamos de "muda fisiológica" dos pelos (geralmente na primavera e verão), a queda de pelo, ainda que intensa, daquelas de sujar toda a casa, o quintal e o sofá não causa alopecia em cães. Nessa hora, a escovação diária ajuda a remover os pelos velhos e acelera a troca de pelos do cachorro. É algo que resolve em poucos dias a queda de pelo em cachorro”.

Por outro lado, se a ideia é tentar solucionar a alopecia canina com técnicas caseiras, saiba que isso será em vão. “Se a queda está deixando áreas "carecas" na pelagem do cachorro, nenhum tratamento vai funcionar sem os exames, sem saber a causa do problema. Nesse caso, só mesmo consultando o médico veterinário e fazendo os exames que ele pedir”.

 

Alopecia canina: tratamento depende da causa e deve ser indicado por especialista
Alopecia canina: tratamento depende da causa e deve ser indicado por especialista

 

 

A alimentação tem um papel importante na saúde do animal

 

Apesar de não influenciar diretamente nos quadros de alopecia canina, não se pode negar que a alimentação tem um peso enorme para a manutenção da saúde do cachorro. É o que esclarece a dra. Marcia: “A frase "nós somos o que comemos" vale também para o cão. Se a nutrição não está adequada, a imunidade cai, as condições da superfície da pele se modificam e fica muito mais fácil algum fungo, bactéria ou ácaro causar alteração, ou mesmo, de alguma doença sistêmica/interna ocorrer. Isso tudo altera a produção dos pelos e causa a "falha na pelagem", ou alopecia canina”.

É isso mesmo: ração para cachorro e pelagem saudável tem tudo a ver! Uma dieta balanceada e de qualidade fazem toda a diferença no organismo do seu pet - tanto internamente, quanto externamente. Por isso, é importante investir em alimentos nutritivos e rações com uma composição de alto padrão. As versões mais recomendadas são a ração premium e super premium.

3 dicas super importantes para evitar a alopecia em cachorro!

Para finalizar, a veterinária dermatologista Marcia Lima reuniu algumas dicas que ajudam a manter a alopecia canina bem longe! Veja:

1) Manter a nutrição adequada ao estilo de vida do animal. Evitar ração de filhote pra um cachorro idoso, porque o excesso de nutrientes pode causar lesão renal, entre outras coisas, por exemplo. Da mesma forma, evitar ração de adultos pra fêmea gestante, pela falta de nutrientes. Sempre opte por uma ração de cachorro específica para a idade, porte e condições de saúde do seu pet.

2) Manter em dia, por toda a vida do cão, o uso do antiparasitário indicado pelo médico veterinário. Pulgas, carrapatos e mosquitos podem transmitir doenças/infecções sistêmicas, além do desconforto, que pode gerar feridas em cachorro, pela coceira.

3) Manter a vacinação em dia e consultar um médico veterinário pelo menos uma vez ao ano. Além de proteger o pet de várias doenças, os check-ups são necessários para se certificar de que a saúde do animal está em boas condições.

Redação: Juliana Melo

Cuidados

Caso Joca: o que o calor excessivo pode causar no cachorro?

Desde que ocorreu a trágica fatalidade de Joca, um Golden Retriever que morreu em viagem de avião da Gol na última segunda-feira (22...

Cuidados

Voar com cachorro é seguro? Veja as regras para viajar com pet de avião na Gol, Latam e Azul

Após o trágico incidente envolvendo Joca, um Golden Retriever que morreu durante o transporte aéreo da companhia Gol na última segun...

Comportamento

Gol suspende transporte de animais em porão de aeronaves após morte do Golden Retriever Joca

Nada de viajar com cachorro de avião por enquanto! Com a repercussão do caso do Golden Retriever que morreu em viagem de avião da Go...

Gato

Dermatite em gatos: 6 sinais da doença de pele para ficar de olho

Há muitos tipos de doenças de pele em gatos. Os quadros mais comuns são a sarna, micose e a dermatite. No caso da dermatite em gatos...

Cuidados

Caso Joca: o que o calor excessivo pode causar no cachorro?

Desde que ocorreu a trágica fatalidade de Joca, um Golden Retriever que morreu em viagem de avião da Gol na última segunda-feira (22...

Cuidados

Voar com cachorro é seguro? Veja as regras para viajar com pet de avião na Gol, Latam e Azul

Após o trágico incidente envolvendo Joca, um Golden Retriever que morreu durante o transporte aéreo da companhia Gol na última segun...

Adote um animal

Gata viaja 70 km escondida embaixo de caminhão e é adotada após ser descoberta pela PRF

Viajar com gato não é uma tarefa tão simples. Os felinos normalmente são muito apegados com a rotina e não gostam de ser tirados da ...

Comportamento

Gol suspende transporte de animais em porão de aeronaves após morte do Golden Retriever Joca

Nada de viajar com cachorro de avião por enquanto! Com a repercussão do caso do Golden Retriever que morreu em viagem de avião da Go...

Ver todas