close
Alimentação

Alimentos proibidos para cachorro: qual o efeito das gorduras no organismo do animal?

Atualizado · 08 de julho de 2021 · 19h23

Publicado · 08/07/2021 · 19h23

Existem muitos alimentos que fazem mal para cachorro pelo excesso de gordura. Saiba como o nutriente afeta o seu pet.
Existem muitos alimentos que fazem mal para cachorro pelo excesso de gordura. Saiba como o nutriente afeta o seu pet.

Cuidar da nutrição é fundamental para que seu cãozinho tenha uma vida saudável. Saber quais são os alimentos proibidos para cachorro, que nutrientes são fundamentais e como eles agem no corpo do animal ajudam o tutor a fornecer uma dieta mais balanceada e benéfica para o animal. A gordura - ou lipídio - é um dos principais nutrientes que precisam fazer parte da alimentação do cão. Sua presença no organismo traz inúmeros benefícios à saúde do animal. Mas como tudo em excesso, a gordura também pode trazer malefícios se não houver controle. Existem alguns alimentos que fazem mal para cachorro justamente por conta do alto teor de gordura, responsável por causar doenças ao pet. Descubra quais são essas comidas proibidas para cachorro e entenda como a gordura age no organismo do animal.

Comidas com gordura não significa comidas proibidas para cachorro

Muitas pessoas veem a gordura apenas como algo negativo, mas não é bem assim. Pelo contrário: a gordura é fundamental para o bom funcionamento do corpo do cachorro. Ela é uma das principais responsáveis pelo fornecimento de energia, que ajuda a dar mais disposição para o animal e também é importante até nos momentos de repouso. A gordura ajuda a otimizar o sistema metabólico, deixando o organismo equilibrado e bem preparado para lidar com qualquer situação. Na proporção correta, a gordura até ajuda a manter o peso do corpo e a deixar o cão com um melhor condicionamento físico.

Além de tudo isso, os lipídios ajudam ainda na proteção contra choques mecânicos, atua como isolante térmico, auxilia na absorção e digestão de vitaminas, melhora o sistema imunológico e confere uma pelagem mais brilhante e macia. Ou seja, não pense que a gordura é uma vilã. Só é preciso, assim como qualquer outro nutriente, saber controlar sua ingestão e não oferecer em excesso.

O percurso da gordura no organismo do cachorro: entenda como ocorre a digestão do nutriente

Ao ser ingerido, os lipídios participam da composição do bolo alimentar e passam por todo o trato digestivo do cachorro. Porém, para que sua digestão aconteça é necessária a ajuda de algumas substâncias específicas. Isso porque a gordura não é solúvel em água, então essas substâncias vão ajudar o organismo a digeri-las da melhor forma. A lipase é uma enzima produzida pelo pâncreas que auxilia na digestão dos lipídeos. Já a bile, um fluido produzido pelo fígado, tem como função a emulsificação de moléculas de gordura. Para ser mais claro, a bile atua como um "detergente", quebrando essas moléculas para deixá-las pequenas e facilitar o processo digestivo.

Quais raças de cachorro mais combinam com você?

É só preencher e começar!

Question Quiz Stamp

Depois do expediente de trabalho na sexta, o que você gosta de fazer?

Question Header Background
Question Quiz Stamp

Como seria o seu domingo perfeito?

Question Header Background
Question Quiz Stamp

Como você fica em um dia de chuva?

Question Header Background
Question Quiz Stamp

Como seria a viagem ideal nas férias?

Question Header Background
Question Quiz Stamp

Como você costuma encontrar os amigos?

Question Header Background
Question Quiz Stamp

Qual o seu tipo de exercício favorito?

Question Header Background
Question Quiz Stamp

Como é a sua rotina matinal?

Question Header Background
Question Quiz Stamp

Como é a sua agenda no fim de semana?

Question Header Background

Schnauzer e Shih Tzu são raças mais independentes Golden Retriever e Yorkshire gostam de companhia Border Collie e Jack Russell Terrier são aventureiros
    Apesar de amarem, os alimentos proibidos para cachorro ricos em gordura podem desencadear várias doenças
    Apesar de amarem, os alimentos proibidos para cachorro ricos em gordura podem desencadear várias doenças

    Mais Lidas

    Frutas para gatos: um guia completo dos alimentos liberados e benefícios de cada opção
    Alimentação animal

    Frutas para gatos: um guia completo dos alimentos liberados e benefícios de cada opção

    Cuidar da alimentação do gato é dever de todo tutor, e para isso é importante saber o que o animal pode ou não comer. Além das tradicionais rações para gatos, algumas pessoas também gostam de oferecer outras opções de comida para o seu bichano e procuram alternativas mais naturais, como frutas e legumes. Porém, por mais saudáveis que esses alimentos sejam para os humanos, é importante ter em mente que o organismo dos felinos não funciona da mesma maneira que o nosso e algumas frutas para gatos, por exemplo, podem fazer mal ao seu amigo de quatro patas. Para sanar todas as dúvidas sobre o assunto, confira as frutas que gatos podem comer a seguir!

    Verduras e legumes para cachorro: opções saudáveis para incluir na dieta do seu cãozinho!
    Alimentação animal

    Verduras e legumes para cachorro: opções saudáveis para incluir na dieta do seu cãozinho!

    Quando o assunto é a alimentação de um pet, muitas dúvidas podem surgir: o que o cachorro não pode comer? cachorro pode comer couve? Pode dar brócolis para cachorro? Ou ainda se cachorro pode comer abobrinha? Muitos tutores questionam se podem oferecer verduras e legumes para cachorro. A resposta é sim! Além de serem muito saudáveis, esses tipos de alimentos ajudam a abrir e instigar o apetite dos caninos, podendo ser oferecidos como petiscos e até recompensas.

    O que gato pode comer? Veja alguns alimentos liberados para os felinos
    Alimentação animal

    O que gato pode comer? Veja alguns alimentos liberados para os felinos

    Mesmo que os gatinhos não tenham aquela gula característica dos cachorros, eles podem amar alguns alimentos. A dúvida, porém, sempre permanece nessa hora: além da ração, sachê e petiscos específicos, o que gato pode comer? A não ser que seu gatinho tenha um problema de saúde, você pode oferecer algumas frutas, legumes e proteínas de vez em quando. Mas atenção! Não são todos os alimentos que os gatos podem comer. O chocolate, por exemplo, está na lista dos itens proibidos pelo risco de intoxicar o seu pet.

    Meu cachorro não quer comer ração, o que eu faço? Entenda os motivos
    Alimentação animal

    Meu cachorro não quer comer ração, o que eu faço? Entenda os motivos

    Os cachorros têm fama de serem comilões e, na maioria dos casos, eles não abrem mão das refeições - seja a ração ou um snack. Todo dono de cachorro, provavelmente, já passou pela situação de estar comendo enquanto o amigo de quatro patas fica pedindo um pedaço do lanche. Mas, e quando o apetite do seu cachorro parece desaparecer, você sabe o que fazer?

    O excesso de gordura em alimentos proibidos para cães podem causar obesidade canina e pancreatite

    Mesmo sendo fundamental no metabolismo, é preciso tomar muito cuidado com a ingestão de gorduras. Quando em excesso, elas causam um efeito negativo no organismo do animal. Não é à toa que existem muitos alimentos proibidos para cães. Eles aumentam a concentração de lipídios no corpo de forma mais rápida e em alta concentração, trazendo riscos à saúde do animal. O excesso de gordura é a principal causa da obesidade canina. E vale lembrar que o problema de sobrepeso é uma porta de entrada para condições como diabetes, aumento da pressão arterial e da frequência cardíaca, entupimento dos vasos com gordura (que geram problemas no coração) e dificuldade de respirar.

    Órgãos como os rins e os do sistema digestivo também podem sofrer consequências com o excesso de gorduras, já que a imunidade do animal sofre uma queda, o que deixa o corpo mais vulnerável para a invasão de doenças.  O cachorro obeso está mais suscetível a desenvolver problemas de articulação, como a displasia coxofemoral, pois o peso excessivo ajuda a forçar e desgastar a estrutura óssea.

    Outro problema muito comum causado pelo excesso de gordura no corpo é a pancreatite canina. Como explicamos, o pâncreas é o órgão responsável pela produção da lipase. Se há uma alta ingestão desses alimentos proibidos para cães e ricos em gordura, o pâncreas precisa trabalhar além da sua capacidade e pode ficar sobrecarregado, ocasionando assim a pancreatite. 

    Alimentos proibidos para cachorro: as comidas gordurosas que você jamais deve oferecer ao seu pet

    O cuidado com a alimentação é fundamental para evitar doenças causadas pelo excesso de lipídios no corpo do animal. Existem alguns alimentos que não pode dar para cachorro por seu elevado teor de gordura. Um grande problema é que, como os lipídios deixam a comida mais gostosa, os cães se sentem mais atraídos ainda por eles. O erro do tutor está em oferecer como forma de agrado sem se dar conta que pode estar contribuindo para a obesidade do cachorro e outros problemas de saúde. Dentre os alimentos que não pode dar para cachorro pela alta concentração de lipídios estão:

    • Frituras e gorduras no geral (pizza, batata frita ou qualquer alimento gorduroso)
    • Queijo 
    • Carnes gordurosas 
    • Abacate 
    • Leite
    • Alimentos ultraprocessados

    A ração para cachorro é um alimento completo e que possui a quantidade correta de gorduras e outros nutrientes, adequados para a idade e tamanho do pet. Caso opte por oferecer outros alimentos como petiscos , fique atento: o ideal é que sejam carnes magras e alimentos de origem natural com menor teor de gordura em sua composição. Uma dieta balanceada sem os alimentos que fazem mal para cachorro é essencial para adquirir todos os nutrientes de forma correta. A gordura tem um papel fundamental no metabolismo no cão, então jamais a proíba completamente. Apenas fique de olho para que o consumo não ocorra em excesso. 

    Redação: Maria Luísa Pimenta

    Gato pode comer frango?

    Próxima matéria

    Gato pode comer frango?

    Ração para cachorro: quais os erros mais comuns na hora de alimentar um cãozinho?
    Ração

    Ração para cachorro: quais os erros mais comuns na hora de alimentar um cãozinho?

    É normal cometer alguns erros quando se trata da alimentação do cachorro, principalmente no caso de quem nunca teve um bichinho de estimação antes. Com o tempo e as orientações do veterinário, o tutor geralmente aprende o que o cão pode ou não pode comer, qual melhor ração para cachorro e a quantidade certa de comida que deve ser oferecida para o pet no dia a dia. O perigo é quando esses erros continuam acontecendo, porque isso pode acabar prejudicando a saúde do cachorro futuramente.

    Cuidar de cachorro: 5 hábitos que você deve acostumar o animal desde cedo
    Cuidados

    Cuidar de cachorro: 5 hábitos que você deve acostumar o animal desde cedo

    Cuidar de cachorro não é tão simples quanto parece, mas também não é nenhum bicho de sete cabeças. No entanto, para facilitar a convivência com o pet, é preciso acostumá-lo com alguns hábitos desde cedo, como escovar os dentes e tomar banho. Caso contrário, o cãozinho pode apresentar certa resistência nessas horas, e todo o processo acaba sendo bem mais trabalhoso. Para te ajudar nessa missão, separamos 5 hábitos essenciais que devem fazer parte da rotina de todos os cães, independente da idade. Veja quais são eles!

    Perfume para cachorro faz mal à saúde do animal?
    Higiene

    Perfume para cachorro faz mal à saúde do animal?

    Será que o perfume para cachorro é uma boa ideia? Há muitas opiniões divergentes sobre o uso de fragrâncias industrializadas em cães. Enquanto muitas pessoas não veem a necessidade de alterar o cheiro natural dos animais, outras defendem que o produto é apenas um recurso para deixar os bichinhos com um odor mais agradável – com muito mais vantagens para os humanos, certamente.

    Cachorro obeso: como ajudar o animal a perder peso?
    Saúde

    Cachorro obeso: como ajudar o animal a perder peso?

    A obesidade canina é um problema bem comum entre os cães. Assim como em seres humanos, o excesso de gordura pode provocar diversos problemas de saúde - como doenças cardíacas e hepáticas -, além de diminuir a qualidade de vida do animal. Por isso, é importante estar atento aos sinais de que seu cachorro está ganhando peso e começar a pensar em mudanças de hábitos na rotina dele. Quer saber como evitar a obesidade canina e ajudar seu cachorro a perder peso? O Patas da Casa listou 4 dicas para ajudar o seu amigo a emagrecer.

    Ver Todas >

    O que cachorro pode comer nas festas juninas?
    Alimentação animal

    O que cachorro pode comer nas festas juninas?

    É normal qualquer pai de pet se perguntar o que cachorro não pode comer, principalmente em datas comemorativas. Com a chegada do mês de junho, vem aí também uma das comemorações mais amadas pelos brasileiros: as festas juninas! Além de muitas brincadeiras, quadrilhas e roupas caipiras, uma boa festa junina precisa ter muitas comidas típicas. Pipoca, cachorro quente, milho, paçoca, canjica... entre outros pratos fazem a alegria do nosso povo. 

    Cachorro pode tomar suco de frutas?
    Alimentação animal

    Cachorro pode tomar suco de frutas?

    Existem diversas frutas que pode dar para cachorro comer no dia a dia. Super saudáveis, as frutas para cachorro - quando certas - trazem diversos benefícios nutricionais ao animal. Uma grande vantagem das frutas é que elas permitem uma enorme variedade de formas de uso, e uma das preferidas de todo mundo é o suco de fruta. Mas será que o cachorro pode tomar suco assim como nós? Na verdade, depende! O Patas da Casa te explica quando o suco para cachorro pode ser oferecido ao pet e quando deve ser evitado. Confira!

    Pode trocar a ração do gato com qual frequência?
    Alimentação animal

    Pode trocar a ração do gato com qual frequência?

    Assim como o cachorro enjoa de ração, o gato também pode enjoar e deixar de se alimentar direito por causa disso. Todo mundo sabe que não é exatamente fácil agradar o exigente e criterioso paladar felino, então pode ser que depois de um tempo comendo do mesmo alimento, o gatinho simplesmente fique enjoado e queira experimentar coisas novas. Por outro lado, saber como conduzir essa situação é extremamente importante para evitar um gato estressado com a troca repentina de comida ou apático. 

    Ração para gatos castrados: tudo sobre o alimento e como escolher a melhor para seu pet
    Alimentação animal

    Ração para gatos castrados: tudo sobre o alimento e como escolher a melhor para seu pet

    A ração para gato castrado é um cuidado essencial que se deve ter com o bichinho após a cirurgia. A castração do gato traz inúmeros benefícios ao animal, pois acaba com certos comportamentos (como saidinhas e marcação de território) e ainda evita algumas doenças, como o câncer de mama. Por outro lado, o animal tende a ganhar mais peso, o que pode ser prejudicial à sua saúde. É aí que entra a ração para gatos castrados, recomendada sempre que o animal passa pela cirurgia. 

    Ver Todas >