Cuidar da nutrição é fundamental para que seu cãozinho tenha uma vida saudável. Saber quais são os alimentos proibidos para cachorro, que nutrientes são fundamentais e como eles agem no corpo do animal ajudam o tutor a fornecer uma dieta mais balanceada e benéfica para o animal. A gordura - ou lipídio - é um dos principais nutrientes que precisam fazer parte da alimentação do cão. Sua presença no organismo traz inúmeros benefícios à saúde do animal. Mas como tudo em excesso, a gordura também pode trazer malefícios se não houver controle. Existem alguns alimentos que fazem mal para cachorro justamente por conta do alto teor de gordura, responsável por causar doenças ao pet. Descubra quais são essas comidas proibidas para cachorro e entenda como a gordura age no organismo do animal.

Comidas com gordura não significa comidas proibidas para cachorro

Quais raças de cachorro mais combinam com você?

Preencha todos os campos para participar.

É só preencher e começar!

Escolha uma opção abaixo

Não tenho pets
Tenho cão
Tenho gato
Tenho cão e gato
Autorizo receber comunicações e publicidade da NESTLÉ®.

Muitas pessoas veem a gordura apenas como algo negativo, mas não é bem assim. Pelo contrário: a gordura é fundamental para o bom funcionamento do corpo do cachorro. Ela é uma das principais responsáveis pelo fornecimento de energia, que ajuda a dar mais disposição para o animal e também é importante até nos momentos de repouso. A gordura ajuda a otimizar o sistema metabólico, deixando o organismo equilibrado e bem preparado para lidar com qualquer situação. Na proporção correta, a gordura até ajuda a manter o peso do corpo e a deixar o cão com um melhor condicionamento físico.

Além de tudo isso, os lipídios ajudam ainda na proteção contra choques mecânicos, atua como isolante térmico, auxilia na absorção e digestão de vitaminas, melhora o sistema imunológico e confere uma pelagem mais brilhante e macia. Ou seja, não pense que a gordura é uma vilã. Só é preciso, assim como qualquer outro nutriente, saber controlar sua ingestão e não oferecer em excesso.

O percurso da gordura no organismo do cachorro: entenda como ocorre a digestão do nutriente

Ao ser ingerido, os lipídios participam da composição do bolo alimentar e passam por todo o trato digestivo do cachorro. Porém, para que sua digestão aconteça é necessária a ajuda de algumas substâncias específicas. Isso porque a gordura não é solúvel em água, então essas substâncias vão ajudar o organismo a digeri-las da melhor forma. A lipase é uma enzima produzida pelo pâncreas que auxilia na digestão dos lipídeos. Já a bile, um fluido produzido pelo fígado, tem como função a emulsificação de moléculas de gordura. Para ser mais claro, a bile atua como um "detergente", quebrando essas moléculas para deixá-las pequenas e facilitar o processo digestivo.


Apesar de amarem, os alimentos proibidos para cachorro ricos em gordura podem desencadear várias doenças
Apesar de amarem, os alimentos proibidos para cachorro ricos em gordura podem desencadear várias doenças

O excesso de gordura em alimentos proibidos para cães podem causar obesidade canina e pancreatite

Mesmo sendo fundamental no metabolismo, é preciso tomar muito cuidado com a ingestão de gorduras. Quando em excesso, elas causam um efeito negativo no organismo do animal. Não é à toa que existem muitos alimentos proibidos para cães. Eles aumentam a concentração de lipídios no corpo de forma mais rápida e em alta concentração, trazendo riscos à saúde do animal. O excesso de gordura é a principal causa da obesidade canina. E vale lembrar que o problema de sobrepeso é uma porta de entrada para condições como diabetes, aumento da pressão arterial e da frequência cardíaca, entupimento dos vasos com gordura (que geram problemas no coração) e dificuldade de respirar.

Órgãos como os rins e os do sistema digestivo também podem sofrer consequências com o excesso de gorduras, já que a imunidade do animal sofre uma queda, o que deixa o corpo mais vulnerável para a invasão de doenças.  O cachorro obeso está mais suscetível a desenvolver problemas de articulação, como a displasia coxofemoral, pois o peso excessivo ajuda a forçar e desgastar a estrutura óssea.

Outro problema muito comum causado pelo excesso de gordura no corpo é a pancreatite canina. Como explicamos, o pâncreas é o órgão responsável pela produção da lipase. Se há uma alta ingestão desses alimentos proibidos para cães e ricos em gordura, o pâncreas precisa trabalhar além da sua capacidade e pode ficar sobrecarregado, ocasionando assim a pancreatite. 

Alimentos proibidos para cachorro: as comidas gordurosas que você jamais deve oferecer ao seu pet

O cuidado com a alimentação é fundamental para evitar doenças causadas pelo excesso de lipídios no corpo do animal. Existem alguns alimentos que não pode dar para cachorro por seu elevado teor de gordura. Um grande problema é que, como os lipídios deixam a comida mais gostosa, os cães se sentem mais atraídos ainda por eles. O erro do tutor está em oferecer como forma de agrado sem se dar conta que pode estar contribuindo para a obesidade do cachorro e outros problemas de saúde. Dentre os alimentos que não pode dar para cachorro pela alta concentração de lipídios estão:

  • Frituras e gorduras no geral (pizza, batata frita ou qualquer alimento gorduroso)
  • Queijo 
  • Carnes gordurosas 
  • Abacate 
  • Leite
  • Alimentos ultraprocessados

A ração para cachorro é um alimento completo e que possui a quantidade correta de gorduras e outros nutrientes, adequados para a idade e tamanho do pet. Caso opte por oferecer outros alimentos como petiscos , fique atento: o ideal é que sejam carnes magras e alimentos de origem natural com menor teor de gordura em sua composição. Uma dieta balanceada sem os alimentos que fazem mal para cachorro é essencial para adquirir todos os nutrientes de forma correta. A gordura tem um papel fundamental no metabolismo no cão, então jamais a proíba completamente. Apenas fique de olho para que o consumo não ocorra em excesso. 

Redação: Maria Luísa Pimenta