Ter um cachorro filhote é tudo de bom, mas requer alguns cuidados, principalmente quando se trata da alimentação do animal. Ao contrário dos cães adultos que já têm uma dieta basicamente definida, os filhotes de cachorro passam por várias etapas de transição até poder consumir alimentos mais sólidos. Além disso, a ração para cachorro filhote é totalmente diferente da que é oferecida para os cachorros adultos, e esse é um fator que pesa bastante no crescimento e fortalecimento do seu cãozinho. Como esse é um assunto que geralmente desperta muitas dúvidas nas mães e pais de pet, preparamos uma matéria com tudo que é importante saber sobre os cuidados com filhotes e a alimentação no primeiro aninho de vida. Dá só uma olhada!

Quais raças de cachorro mais combinam com você?

Preencha todos os campos para participar.

É só preencher e começar!

Escolha uma opção abaixo

Não tenho pets
Tenho cão
Tenho gato
Tenho cão e gato
Autorizo receber comunicações e publicidade da NESTLÉ®.

Alimentação do cachorro: filhote com 20 dias pode comer ração ou não?

Essa é uma dúvida bastante comum para quem nunca teve um cachorrinho bebê antes. Mas quem pensa que filhote com 20 dias pode comer ração, na verdade, está errado. Isso porque o cãozinho nas primeiras semanas de vida ainda está em desenvolvimento e sequer tem os dentinhos na boca, que são estruturas importantes na hora de comer a ração de cachorro. Caso contrário, o filhote pode acabar se engasgando com os grãos. Por isso, saber como alimentar o filhote de cachorro com 20 dias é de extrema importância para não oferecer alimentos que possam fazer mal ao seu doguinho. Nessa fase, a amamentação ainda é a principal fonte de nutrientes do cãozinho.

Alimentação de filhotes com até 30 dias deve ser feita com leite materno ou artificial

Se você tem um cachorro de 1 mês, cuidados com a alimentação dele são essenciais para nutrir e fortalecer o organismo do animal. Por isso, a alimentação de filhotes com 30 dias deve ser pautada, principalmente, no leite materno. É com a amamentação que o cãozinho encontra um nutriente muito importante de que precisa para se manter firme e forte, que é o colostro. Essa substância é a principal responsável por aumentar a imunidade do cãozinho e prevenir problemas como a diarreia nesse momento inicial.

Se o seu amigo de quatro patas não tem como se alimentar diretamente do seio da mãe, não precisa se desesperar. Também existem alternativas de como alimentar filhote de cachorro com 30 dias sem o leite materno. Nesses casos, são utilizados leites artificiais, que possuem uma fórmula muito semelhante ao leite materno e que são capazes de oferecer os principais nutrientes para o seu cãozinho nas primeiras semanas de vida (encontrados em pet shops). Para oferecer ao filhote, você pode utilizar uma mamadeira e o leite sempre deve estar em temperatura ambiente, ou seja, aos 37º. O ideal é que ele se alimente pelo menos 4 vezes por dia durante os primeiros dois meses. De qualquer forma, independente da presença da mãe do animal ou não, a comida para filhote de cachorro (1 mês) deve ser o leite, seja ele artificial ou natural. Vale lembra que não é indicado dar leite de vaca para cães.

Papinha: desmame do filhote de cachorro precisa ser gradual

Uma das melhores maneiras de iniciar o processo de desmame é com uma papinha para filhote de cachorro. Mas como ela é feita, afinal? Bom, é muito simples: você pode encontrá-las prontas no pet shop ou se aventurar na cozinha e tentar fazer uma por conta própria. As prontas normalmente se apresentam em forma de um pó que deve ser misturado com um pouco de água morna, seguindo a recomendação da embalagem, até atingir uma mistura pastosa. 

Já se você pretende fazer a sua própria papinha para cachorro filhote, tudo que você precisa é um pouco de leite artificial para pets e ração de filhote de cachorro. A proporção deve ser a seguinte: pelo menos 30% tem que ser leite, e os outros 70% o alimento. Depois disso, basta misturá-los, amassando bem a ração até que ela adquira a forma de uma pastinha. Também é possível bater tudo no liquidificador. Lembre-se de consultar um veterinário para se certificar de que nenhum dos ingredientes pode fazer mal para o seu doguinho.

A papinha de desmame geralmente é indicada logo após o cãozinho completar o primeiro mês de vida, que é justamente a fase em que ele começa a se interessar por alimentos com novas texturas. Por isso, para ajudar nessa transição entre o alimento líquido e o sólido, recomenda-se a papinha para cachorro filhote, que tem uma consistência mais pastosa e é como se fosse o “meio termo”. Então, ao observar que o cachorro filhote já está começando a deixar o peito da mãe um pouco de lado e demonstrando interesse por outros tipos de comida, talvez seja um bom momento para iniciar o desmame com a papinha.

 

Como alimentar filhote de cachorro com 30 dias: os cãezinhos nessa fase ainda precisam do leite da mãeA alimentação de filhotes com 30 dias, se não tiver o leite materno, pode ser feita com leite artificial próprio para cãesA papinha para filhote de cachorro é uma ótima forma de fazer seu cãozinho se acostumar com novos alimentos e texturasAlém da papinha de desmame, o sachê para cachorro filhote também pode auxiliar nessa transiçãoDepois de passar pelo desmame, o cachorro com 45 dias pode comer ração seca ou úmida

 

Sachê para cachorro filhote também ajuda na transição alimentar para ração

 

Além da papinha de desmame, outra possibilidade para acostumar o seu cãozinho com novos tipos de alimentos é a ração úmida, também conhecida como sachê para cachorro. Contudo, ao optar por este tipo de alimento na transição para a ração tradicional, o tutor deve se atentar bastante às especificações do produto, já que o sachê para cachorro filhote precisa ser indicado para essa fase de vida do animal. O sachê para animais adultos não oferece a quantidade de nutrientes que é ideal para auxiliar no crescimento e fortalecimento do seu amigo, então esse é um fator que deve ser levado em consideração e que requer certa atenção.

Cachorro filhote: saiba como é a alimentação do cão com 45 dias de vida em diante

Agora que você já está um pouquinho mais familiarizado com as primeiras semanas de vida do seu cãozinho, chegou a hora de entender como deve ser o resto da sua alimentação. Filhote cachorro (45 dias em diante) que já passou pelo processo de transição alimentar com a papinha de desmame ou com o sachê já pode começar a experimentar a ração de cachorro seca. Então sim: cachorro com 45 dias pode comer ração, desde que ele já tenha passado por todo o processo gradual do desmame.

Alimentação do cachorro filhote: veja quantas vezes você deve alimentar o seu cãozinho por dia!

Além de saber como alimentar filhote de cachorro, outra questão muito importante é saber quantas vezes por dia seu cãozinho precisa comer, certo? Isso vai variar de acordo com a idade do seu pet, mas geralmente recomenda-se a seguinte lógica:

• 2 meses: de 4 a 6 vezes ao dia

• 3 meses: 4 vezes ao dia

• De 4 a 6 meses: 2 a 3 vezes ao dia

• Após 6 meses: 2 vezes ao dia ou de acordo com a recomendação do seu veterinário

Por que filhotes de cachorro precisam de uma alimentação específica?

Você já deve ter percebido que os filhotes de cachorro são super ativos, né? Pois da mesma forma que eles gastam essa energia, eles também precisam repô-las. Isso acontece principalmente por meio da alimentação adequada, já que a ração para filhote de cachorro contém a quantidade certa de proteínas, carboidratos e outros nutrientes essenciais em sua composição. Um exemplo disso é o equilíbrio entre o cálcio (maior quantidade) e o fósforo (menor quantidade), que garante o fortalecimento dos ossos do cachorro em crescimento.

Isso não quer dizer que a ração para cães adultos não tenha esses mesmos ingredientes, mas a proporção dos nutrientes em cada tipo é diferente. Por isso que existe a recomendação de uma ração que seja própria para o cachorro filhote, e é importante seguir essa orientação à risca. Caso contrário, o cãozinho pode acabar tendo um déficit dos nutrientes que precisa, comprometendo a sua saúde.

Como escolher a melhor ração para cachorro filhote?

No geral, as rações para filhotes de cachorro possuem uma composição muito semelhante. O que acontece é que, assim como a ração para cachorro adulto, a ração para filhote também pode ser encontrada com as seguintes categorias: Standard, Premium e Super Premium. A versão Standard costuma ser a mais baratinha e é produzida com proteínas mais simples. Já as versões Premium e Super Premium costumam ser as preferidas dos tutores porque têm uma qualidade superior e, portanto, conseguem deixar os cãezinhos mais satisfeitos. O sachê para cachorro filhote entra como um complemento da alimentação e não é indicada para substituir as refeições - deve ser servida de vez em quando como um agrado ou recompensa. A quantidade deve ser regrada para não acostumar o animal: por ser mais saboroso, os cachorros podem acabar pedindo mais e mais, o que pode prejudicar a saúde dele. 

Ração para filhote cachorro deve acompanhar o cão até o final do primeiro ano de vida dele (ou até um pouco mais)

Muita gente acredita que a ração de cachorro filhote deve ser oferecida somente no primeiro ano do cãozinho, mas não é bem assim. Na verdade, um fator importante que deve ser levado em consideração nesse momento é a raça e o porte do animal. Cachorros grandes, por exemplo, não atingem a fase adulta já durante o primeiro ano de vida. Como o crescimento deles é mais lento do que o dos cachorros pequenos e médios, o tempo que eles levam para ficarem “adultos” pode variar de 18 a 24 meses, ou seja, quando eles já estão com quase 2 anos de idade.

De qualquer forma, o que o tutor precisa ter em mente é que enquanto os cãezinhos ainda forem considerados filhotes, precisam de uma alimentação que seja específica para essa fase da vida deles. Independente do tempo que leve para eles chegarem na fase adulta, a ração para filhote de cachorro ainda é a melhor opção para acompanhá-los até o final da infância. O veterinário pode determinar melhor esse período. 

Saiba como fazer a transição da ração de cachorro filhote para a de adulto

Nada de mudanças bruscas na hora de fazer a transição da ração de filhotes para a ração para cachorros adultos ou o animal pode estranhar e até mesmo rejeitar o novo alimento.l O ideal é que o processo de transição para a ração de adulto aconteça de forma bem gradual para acostumar o animal aos poucos com a nova textura e tamanho dos grãos. Por isso, a dica é fazer da seguinte forma: 

• 1º dia: usar 90% da ração de filhotes e 10% da ração para adultos;

• 2º dia: usar 80% da ração de filhotes e 20% da ração para adultos;

• Siga esse parâmetro. A cada dia, aumente em 10% a quantidade da ração para adultos e diminua 10% da ração de filhotes. No 9º dia, a porcentagem deve ser de 10% da ração de filhotes e 90% da ração para adultos.

• A partir do 10º dia de transição, o pet já passará a comer exclusivamente a ração para adultos.

Redação: Juliana Melo