Cachorro

Alergia em cachorro: 6 substâncias que você deve manter longe do seu pet alérgico

Publicado - 12 Setembro 2024 - 11h51

Atualizado - 12 Setembro 2024 - 11h51

Foto da Médica Márcia Lima - Veterinária Dermatologista

Márcia Lima / Veterinária Dermatologista

CRMV CRMV: 5217-RJ

Formada em Medicina Veterinária pela UFRRJ, pós-graduada em Dermatologia Veterinária pela Universidade Anhembi Morumbi - SP, Mestre em Ciência Animal, com ênfase em Dermatite Atópica Canina pela PUC-PR. Atendimento especializado em Dermatologia, Otopatias e Alergologia de cães e gatos. Profª e Mentora da pós-graduação em Dermatologia Vet na Faculdade Qualittas, co-criadora do projeto Dcaoegato. Youtube: Dcaoegato Canal

Foto da Juliana Melo - Redatora

Juliana Melo / Redatora

Jornalista formada pela Facha (Faculdades Integradas Hélio Alonso). Sempre amei o universo pet e meu sonho sempre foi ter um cachorro ou gato, mas essa ainda é uma realidade um pouco distante pra mim. Me sinto um pouco Felícia perto dos bichinhos, e acho fantástico poder entender um pouco melhor o comportamento deles e ajudar tantos tutores por aí!

A oportunidade de entrar na equipe do Patas da Casa foi incrível, porque apesar de não ter um pet, sempre tive muita vontade de conhecer e compreender melhor esse universo. Hoje me sinto praticamente uma ‘expert’ em comportamento de cães e gatos e uma das maiores incentivadoras da adoção animal.

• Filme com animal preferido: “Sempre ao Seu Lado”
• Uma raça de cachorro: Dachshund
• Uma raça de gato: Maine Coon
• A curiosidade favorita sobre cachorros: A maneira como um cão se comporta depende principalmente da criação que ele recebe
• A curiosidade favorita sobre gatos: Os gatos enxergam os humanos como seus semelhantes (basicamente como se fôssemos gatos gigantes)
• Sobre o que mais gosta de escrever no universo pet: Comportamento animal
• Um aprendizado: Adotar um cachorro ou gato é uma das decisões mais bonitas que alguém pode tomar, mas que precisa ser feita com muita responsabilidade
• Nome de pet favorito: Bilbo

A alergia em cachorro pode ser desencadeada por diferentes fatores. Inclusive, existem algumas substâncias mais propensas a causar isso, principalmente quando falamos de um pet que sofre com uma alergia crônica, como asma, bronquite ou dermatite atópica. Cachorro, nesses casos, precisa de uma atenção especial.

Mas quais são essas substâncias? E o que fazer quando você observa um quadro de alergia em cachorro? A seguir, o Patas da Casa te conta tudo que você precisa saber sobre o assunto!

1) Poeira

Às vezes um simples contato com a poeira pode acabar desencadeando um processo alérgico nos pets. Isso acontece porque na poeira se acumulam pequenos ácaros que absorvem a umidade e podem provocar doenças como bronquite em cachorro, asma e dermatites.

Imagem Quiz:Teste seus conhecimentos sobre a saúde de cachorro!

Teste seus conhecimentos sobre a saúde de cachorro!

Preencha todos os campos para participar.

É só preencher e começar!

Você tem pets?

Em áreas com o clima úmido e quente, os ácaros da poeira doméstica podem incomodar durante o ano todo. Por isso, se você tem um cachorro com alergia, é importante saber como limpar o lugar em que seu pet vive para amenizar as incidências do quadro.

2) Pólen

A alergia em cachorro pode ser ainda mais frequente na primavera, estação do ano em que muitas plantas florescem e soltam pólen. O pólen é uma substância alérgena que, ao ser inalada por um cão, pode provocar uma hipersensibilidade ou irritação na pele.

Os sintomas geralmente incluem coceira em cachorro e queda de pelos. Em alguns casos, o animal também pode apresentar espirros ou tosse, desencadeando ainda problemas respiratórios como rinite, asma e bronquite.

3) Mofo

O surgimento da dermatite atópica canina, bem como da asma e da bronquite, pode ter relação com mofo em casa. Esse tipo de alergia em cachorro acontece devido a esporos microscópicos de mofo que ficam flutuando no ar e acabam sendo inalados pelo cãozinho.

Os locais úmidos são os mais propícios para sofrer com mofos, como área de serviço, banheiro, sótão e porão. Portanto, é importante ter um cuidado especial com a higiene desses espaços para não causar nenhum tipo de alergia no seu doguinho.

cachorro espirrando perto de flores
Alergia e bronquite em cachorro podem ser desencadeadas pelo contato com o pólen

4) Fumaça

Sabia que a alergia em cachorro também pode acontecer por causa do contato com a fumaça? Pois é verdade: tanto a fumaça exalada pelos carros, quanto a fumaça do cigarro podem provocar uma verdadeira reação alérgica nos animais. Às vezes até mesmo a poluição do ar e os efeitos das queimadas podem debilitar a saúde do pet.

Se o seu aumigo for diagnosticado com asma ou bronquite em cachorro, os cuidados com ele devem ser ainda maiores perto de fumaças. Por isso, fique atento a qualquer sintoma!

5) Produtos de limpeza

O contato com produtos de limpeza são outro possível motivo por trás da alergia de pele em cachorro. Esses produtos geralmente têm na sua composição diversas substâncias que são alérgenas para os pets, como amônia, cloro, hipoclorito de sódio, entre outros.

Como resultado, isso pode causar uma irritação na pele do animal. Algumas manifestações comuns são coceira, vermelhidão, inchaço e queda de pelos. Irritação dos olhos e nariz, assim como dificuldade respiratória, também costumam acontecer.

6) Sprays de diferentes tipos

Cães que têm alergias crônicas como dermatite atópica, bronquite, asma ou rinite devem ficar bem longe de qualquer spray doméstico no geral. Isso inclui sprays de cabelo, desodorantes e até mesmo odorizadores de ambiente.

Esses sprays normalmente contêm substâncias químicas que podem ser encaradas pelo organismo canino como uma ameaça ao organismo, desencadeando crises alérgicas. O ideal é manter o animal afastado do ambiente na hora de borrifar qualquer um desses produtos.

Como tratar a alergia em cachorro?

O tipo de tratamento e a indicação do remédio para alergia em cachorro vão depender, principalmente, do que causou a crise. Por isso, consultar um médico veterinário é fundamental para entender qual foi a causa da alergia. É possível que o especialista indique um antialérgico para cachorro ou até um shampoo específico para amenizar o problema.

Tanto no caso de problemas respiratórios quanto no caso da dermatite atópica, cachorro também deve se manter afastado de substâncias potencialmente alergênicas. É  o que orienta a médica veterinária Márcia Lima: "A principal tarefa de quem convive com um cão alérgico é protegê-lo do contato com aquilo que dispara a crise alérgica.”

Cachorro

Psoríase canina: veterinária explica como identificar e cuidar da doença de pele em cães

Você sabia que a pele do cachorro, apesar de ficar escondida sob a pelagem, pode dar muitas pistas sobre a condição de saúde do anim...

Gato

Xixi em excesso, sede constante e apatia: possíveis sinais de doença renal em gatos

Perceber mudanças no comportamento do gato costuma ser o primeiro sinal de que algo não vai bem. Se ele está bebendo água em excesso...

Gato

Sarcopenia em gatos: entenda como essa condição impacta animais idosos e o que fazer para controlar

Com o passar dos anos, os gatos começam a apresentar mudanças no corpo que fazem parte do envelhecimento natural. Uma delas é a sarc...

Cachorro

Comedouro para cachorro: veja o ranking do melhor tipo ao menos indicado

Escolher um comedouro para cachorro pode parecer uma tarefa simples e banal, mas a verdade é que o tipo de tigela faz toda a diferen...

Cachorro

Psoríase canina: veterinária explica como identificar e cuidar da doença de pele em cães

Você sabia que a pele do cachorro, apesar de ficar escondida sob a pelagem, pode dar muitas pistas sobre a condição de saúde do anim...

Gato

Seu gato "fala" mais de noite? Entenda o que está por trás do miado noturno e como lidar

Quem tem gato em casa provavelmente já deve ter passado pela situação de ser acordado no meio da madrugada com algum miado repentino...

Comportamento

O que significa quando o gato esfrega o rosto em você ou nos móveis?

Gatos são animais cheios de manias peculiares. Enquanto algumas chegam a ser engraçadas e divertidas, outras são extremamente fofas ...

Gato

Xixi em excesso, sede constante e apatia: possíveis sinais de doença renal em gatos

Perceber mudanças no comportamento do gato costuma ser o primeiro sinal de que algo não vai bem. Se ele está bebendo água em excesso...

Ver todas
Imagem Quiz:Seu pet recebe os nutrientes certos? Responda o teste e veja o resultado!

Seu pet recebe os nutrientes certos? Responda o teste e veja o resultado!

Preencha todos os campos para participar. Quiz
Saiba mais
Imagem Quiz:Seu pet recebe os nutrientes certos? Responda o teste e veja o resultado!

Seu pet recebe os nutrientes certos? Responda o teste e veja o resultado!

Preencha todos os campos para participar.

É só preencher e começar!

Você tem pets?