Incentivar o seu cachorro a beber água é também uma forma de preservar a saúde dele. A hidratação ajuda a manter o bom funcionamento do organismo do seu amigo de quatro patas e até previne alguns problemas de saúde, como a infecção urinária em cães. No entanto, sempre fica aquela dúvida se o animal está bebendo a quantidade ideal de água ou não. Afinal, você sabe como calcular a quantidade de água que seu cachorro deve beber durante o dia? Para tirar todas as suas dúvidas, vamos ensinar como fazer isso e também dar algumas dicas de como incentivar a hidratação daqueles cãezinhos que não costumam beber muita água. Chega mais!

Cachorro tomando água: aprenda a calcular a quantidade certa para seu cãozinho

Quais raças de cachorro mais combinam com você?

Preencha todos os campos para participar.

É só preencher e começar!

Escolha uma opção abaixo

Não tenho pets
Tenho cão
Tenho gato
Tenho cão e gato
Autorizo receber comunicações e publicidade da NESTLÉ®.

Na hora de oferecer a água para cachorro, nada melhor do que saber exatamente quanto o seu cãozinho precisa consumir para se manter saudável. O cálculo para isso é muito simples: a cada 1kg de peso, o cachorro deve beber cerca de 50ml. Isso quer dizer que um cachorro que pesa 5kg deve ingerir cerca de 250mL; outro que pesa 8kg, deve ingerir 400ml de líquido por dia; já para um cachorro de 15kg, o recomendado é que ele beba aproximadamente 750ml de água. Essa medida inclui o líquido da alimentação também: a ração úmida, por exemplo, tem 70% de água em sua composição, mas o animal também consegue absorver líquido de frutas e legumes oferecidos como petiscos.

Como oferecer água para cachorro?

Antes de mais nada, nem pense em oferecer água da torneira para o seu amigo de quatro patas. A água para cachorro mais indicada, na verdade, é a mineral ou filtrada, pois o líquido é livre de contaminações e cloro, substância que pode causar efeitos na saúde do animal. Além disso, outro cuidado muito importante é trocar a água do potinho pelo menos duas vezes por dia, pois a água parada também pode acabar acumulando sujeiras e microorganismos ao longo do dia. O bebedouro do animal deve ser lavado com água e detergente neutro todos os dias.


Cachorro que bebe muita água ou pouca pode indicar problemas de saúde
Cachorro que bebe muita água ou pouca pode indicar problemas de saúde

Cachorro que bebe muita água é sinal de algum problema?

Ver os animais bebendo água geralmente não é motivo de preocupação. Mas é importante ficar de olho quando o seu cãozinho começa a demonstrar uma sede excessiva e acaba ingerindo uma quantidade de água muito além do que é recomendado diariamente. Embora vários fatores possam influenciar esse tipo de situação, como alterações climáticas, por exemplo, vale destacar que o excesso de sede também pode estar diretamente relacionado a problemas de saúde. Não quer dizer que um cachorro tomando água sempre precisa de atenção, ok? Casos mais particulares, como filhotes, cadelas grávidas e dias muito quentes, também podem acabar fazendo o cachorro beber mais água. No entanto, fora essas circunstâncias, se o cachorro está bebendo água com uma frequência muito grande, é bom levar o seu pet para uma consulta com um veterinário.

Cachorro não bebe água? Veja algumas dicas de como incentivar o hábito

Quando o cachorro não quer beber água de jeito nenhum, cabe ao tutor procurar alternativas de como incentivar o seu doguinho a se hidratar melhor. Uma boa ideia para isso pode ser investir em bebedouros no estilo fonte de água para cães, que é um acessório que acaba despertando bastante a atenção dos pets e garante que a água estará sempre fresquinha para eles. Além disso, colocar um pote de água em cada cômodo da casa também é uma medida que pode ajudar os cães mais preguiçosos a se hidratar regularmente.

Redação: Juliana Melo