close
Histórias reais

Adotado por um gato! Veja histórias que provam que gatos escolhem seus donos

Atualizado · 05 de agosto de 2022 · 14h53

Publicado · 05/08/2022 · 09h00

Quando um gato aparece na sua porta ou começa a te seguir, é sinal de que ele te escolheu
Quando um gato aparece na sua porta ou começa a te seguir, é sinal de que ele te escolheu

Você já ouviu falar que gatos escolhem seus donos? Muitos tutores tomam a decisão de adotar um gato, mas, diversas vezes, é o bichano quem faz essa escolha. Isso pode acontecer quando um gato aparece na sua porta ou começa a te seguir na rua, por exemplo. É praticamente impossível resistir a esses peludos e, então, o tutor decide acolher o gato que mostrou o interesse primeiro. Quer entender exatamente o que significa quando um gato te adota e como reconhecer o afeto do bichano? O Patas da Casa te explica tudo isso, além de contar as histórias de duas pessoas que foram adotadas por um gato. Elas provam que isso realmente pode acontecer e é a coisa mais linda! Confira a seguir!

O gato escolhe o dono? Entenda o que significa quando um gato te adota

A relação entre gato e humano existe há séculos e sempre se deu de maneira benéfica para ambos. Antigamente, os gatos caçavam roedores, o que fez com que as pessoas passassem a ter gatinhos em sua propriedade como forma de conter as pragas. O gato também se dava bem nessa relação, pois recebia comida com facilidade, além de um lugar seguro para morar. Assim, podemos perceber que a ideia de que os gatos escolhem seus donos não é de hoje, mas sim uma prática bem antiga. O animal se vê mais seguro e beneficiado quando está com um humano, e isso se mantém até o presente. Quando um gato aparece na sua porta ou fica te seguindo, provavelmente está fazendo isso porque vê em você uma possibilidade de ser cuidado e alimentado, além de receber proteção, atenção e carinho.

Mas não pense que é tudo uma questão estratégica do gato! Os felinos não veem o homem como um ser superior a quem deve obedecer, mas sim como um ser igual a ele - apenas de tamanho maior. Por isso, não deve nada a ele e se não se sentir bem com uma pessoa não tem problema nenhum em ir embora. Ou seja: quando um gato te escolheu e decidiu ficar com você, pode ter certeza que é por que ele confia e se sente confortável na sua presença. Portanto, podemos afirmar que os gatos escolhem seus donos sim.

Como saber quem o gato escolheu como dono? Entenda as demonstrações de amor de um bichano

As pessoas pensam que gatos são animais distantes e pouco carinhosos. Isso não poderia estar mais errado! A verdade é que a forma como os gatos demonstram seu carinho é bem mais sutil que a dos cães, por exemplo. Mas então como saber quem o gato escolheu como dono? Para isso, preste atenção nos detalhes. Quando o gato te escolheu, ele vai fazer questão da sua presença e ficar te seguindo pelos cantos. Outra dica de como saber se meu gato me ama é observar seu comportamento quando está contigo. Lamber o dono, dar cabeçadinhas, afofar e ronronar são algumas das demonstrações menos óbvias de afeto. Assim, a melhor forma de saber quando o gato te escolheu de verdade é prestar atenção nas atitudes do animal.

Quais raças de cachorro mais combinam com você?

É só preencher e começar!

Question Quiz Stamp

Depois do expediente de trabalho na sexta, o que você gosta de fazer?

Question Header Background
Question Quiz Stamp

Como seria o seu domingo perfeito?

Question Header Background
Question Quiz Stamp

Como você fica em um dia de chuva?

Question Header Background
Question Quiz Stamp

Como seria a viagem ideal nas férias?

Question Header Background
Question Quiz Stamp

Como você costuma encontrar os amigos?

Question Header Background
Question Quiz Stamp

Qual o seu tipo de exercício favorito?

Question Header Background
Question Quiz Stamp

Como é a sua rotina matinal?

Question Header Background
Question Quiz Stamp

Como é a sua agenda no fim de semana?

Question Header Background

Schnauzer e Shih Tzu são raças mais independentes Golden Retriever e Yorkshire gostam de companhia Border Collie e Jack Russell Terrier são aventureiros
    Os gatos escolhem os donos e a gatinha Nala é a prova viva disso
    Os gatos escolhem os donos e a gatinha Nala é a prova viva disso

    Mais Lidas

    Nome de cachorro macho: 100 ideias para chamar o seu novo filhote
    Adote um animal

    Nome de cachorro macho: 100 ideias para chamar o seu novo filhote

    Escolher como chamar o seu novo amigo é uma das tarefas mais desafiadoras para os tutores. No caso de nome para cachorro macho, existe uma infinidade de opções que podem entregar as características físicas e até mesmo a personalidade do animal. Com uma boa dose de criatividade e paciência, é possível criar nomes incríveis e bem peculiares - mas é claro que não podemos esquecer dos clássicos e queridinhos entre os pais e as mães de pet. 

    Pinscher 0, 1, 2 ou miniatura: entenda os tamanhos desse cachorro de raça pequena
    Adote um animal

    Pinscher 0, 1, 2 ou miniatura: entenda os tamanhos desse cachorro de raça pequena

    Poucos sabem, mas existe uma classificação para determinar cada tipo de Pinscher: tamanhos 0, 1, 2 e 3 são as variações comuns da raça. A numeração que normalmente acompanha o nome da raça do cãozinho pode até parecer estranha, mas é algo que ajuda a diferenciar os tipos de cachorro Pinscher de acordo com as peso e altura. Essa classificação, embora não seja reconhecida oficialmente, é adotada por muitos criadores e pais de pet por aí. 

    Nomes de cachorro fêmea: listamos 200 opções para você nomear a sua cadela
    Adote um animal

    Nomes de cachorro fêmea: listamos 200 opções para você nomear a sua cadela

    Dar as boas vindas a um pet em casa é ótimo, mas escolher nomes para cachorrinhas pode ser uma tarefa bem desafiadora. São tantas opções que achar um único apelido pode ser complicado. Quando se trata de nome para cachorra fêmea pequena, é comum que os nomes mais fofos e meigos sejam os preferidos entre os tutores. Você pode ir dos mais comuns exemplos de nome de cachorro - Meg ou Belinha - , apostar em um mais excêntrico - Faísca ou Medusa - ou tentar um mais engraçado.

    Como identificar o sexo do gato filhote? Saiba diferenciar machos e fêmeas!
    Adote um animal

    Como identificar o sexo do gato filhote? Saiba diferenciar machos e fêmeas!

    A maioria das pessoas acha quase impossível descobrir o sexo do gato filhote. De fato, diferenciar o órgão genital do gato macho e gato fêmea nos primeiros meses de vida não é fácil. Mas descobrir esse "detalhe" é importante antes de levar um filhotinho pra casa. Não parece, mas é muito normal achar que adotou um gato fêmea e descobrir, depois, que se trata de um gato macho. !

    Quando um gato te escolheu: conheça a história de Letícia Guimarães que foi adotada por uma gatinha

    Se você tem dúvidas de que gatos escolhem seus donos, a história de Letícia Guimarães vai te provar o contrário. A professora de 26 anos mora com quatro gatas em casa. Um certo dia, uma gatinha já adulta e bem gordinha apareceu em seu quintal. Nós sabemos que quando um gato aparece na sua porta, é difícil resistir. Letícia logo ficou com pena e passou a deixar água e comida no quintal. “Sempre que eu deixava para as minhas gatas que moram comigo dentro de casa, eu também colocava para ela. Foi assim por um bom tempo”, conta Letícia. 

    Infelizmente, a gatinha já faleceu. Apesar de não ter chegado a receber um nome, Leticia considerava a bichana como sua. “Ela era muito carinhosa, adorava atenção e ficava me chamando. Ela ficava só no quintal dormindo e não ia para a rua de forma alguma. Eu até cheguei a colocar uma caminha para ela depois de um tempo. Ela literalmente parecia que morava comigo porque não saía do meu quintal, e eu gostava da companhia dela”, conta. A professora explica que quando um gato escolhe o dono, a sensação é de confiança; “Quando um gato fica muito comigo e pede muito carinho, eu sinto que é uma confiança muito grande, porque gatos não são tidos como criaturas que confiam fácil nas pessoas”, explica. 

    Monique Guimarães foi adotada não só por um, mas por vários gatinhos  

    Letícia não foi a única em sua família que passou por uma situação em que o gato escolhe o dono. Sua irmã Monique, estudante de história de 21 anos, também já viveu isso algumas vezes. A gatinha Nala, por exemplo, apareceu no portão de Monique e logo ganhou um espaço na família. “Toda vez que a gente saía, ela estava no portão esperando comida. Toda vez que a gente chegava, ela ia para o portão. Acabou que a gente descobriu que ela estava grávida e botamos ela para dentro de casa para ter os filhotes”, conta. Outra situação parecida aconteceu com a gatinha Kitty, que apareceu no quintal. “Nós falamos: ‘vamos doar’. Mas ela praticamente adotou a gente e não conseguimos”, afirma. Já o gato Frajola estava na rua quando escolheu Monique. “Eu estava voltando da academia e escutei um miado. Quando fui até ele, ele veio até mim se esfregando, mas estava com o rabo machucado. Assim, gerou um apego enorme”, explica.

    Monique conta que normalmente adota os animais porque vê que eles precisam de algum tipo de ajuda. Como explicamos, muitas vezes os gatos escolhem seus donos justamente porque se encontram nesta situação em que precisam de cuidados. Quando veem que estão recebendo o carinho que precisam, não pensam duas vezes em se apegar a quem os ajudou. “A gente pega para ajudar, tentar doar, mas tem casos que eles realmente escolhem a gente e a gente se apega. Como a Nala, que eu acompanhei a gestação de gato toda dela, todos os filhotinhos dela crescendo…”, conta Monique. Para ela, saber que um gato te escolheu e adotar esse bichinho para si é algo que não tem explicação. "É meio desesperador você pegar mais um gato, pelo menos no meu caso que tenho vários. Mas é uma sensação que eu não consigo nem explicar mais. É um carinho que eu queria que todas as pessoas tivessem noção de que muitos animais podem dar”, explica.

    Redação: Maria Luísa Pimenta

    Edição: Mariana Fernandes

    Quais são os tipos de gato Vira-Lata mais populares do Brasil?

    Próxima matéria

    Quais são os tipos de gato Vira-Lata mais populares do Brasil?

    Adotar gato: os produtos que o tutor precisa comprar antes de levar o bichano para casa
    Adoção

    Adotar gato: os produtos que o tutor precisa comprar antes de levar o bichano para casa

    A empolgação de adotar gato muitas vezes toma conta da gente, mas essa não pode ser uma atitude impulsiva. Pelo contrário, deve ser muito bem planejada para fornecer tudo que o bichano precisa nos primeiros dias. Os gatos preenchem o ambiente com muito amor e alegria, mas também exigem alguns cuidados especiais com a higiene, alimentação e outras coisinhas. Felizmente existem alguns produtos capazes de ajudar a deixar o animal mais familiarizado e confortável no seu novo lar, como a caixa de areia para gatos. 

    Adotar gato: 10 motivos que vão fazer você querer se apaixonar por um bichano
    Adoção

    Adotar gato: 10 motivos que vão fazer você querer se apaixonar por um bichano

    “Quero adotar um gato”. Se esse pensamento já passou alguma vez pela sua cabeça é porque falta pouco para um bichano te conquistar de vez - e, acredite, os gatos conseguem isso com uma facilidade incrível. Sim, é isso mesmo: por trás do jeitinho reservado, esses animais são puro amor e companheirismo, e tem tudo para se tornar grandes amigos dos humanos.

    Adoção

    "Quero adotar um gato": tudo o que você precisa saber e fazer antes de levar um felino para casa

    Se você procura um bichinho independente, carinhoso e de personalidade forte, talvez seja o momento certo de adotar um gatinho. Com um jeito próprio de demonstrar todo o seu amor, os felinos têm conquistado cada vez mais o coração das mães e dos pais de pet de plantão. Mas, na hora de decidir isso, é preciso ter em mente que incluir um novo membro à sua família implica uma série de fatores, tanto para o animal quanto para os tutores e, principalmente, para o lugar que será o seu novo lar. Para te ajudar nesse momento, nós separamos um guia completo com tudo que você precisa saber na hora de adotar um gato. Dá uma olhada!

    Gatos escolhem seus donos?
    Histórias reais

    Gatos escolhem seus donos?

    Adotar gato é sempre um lindo ato de amor e carinho. Mas muitas vezes os tutores dizem que não foram eles que escolheram o gato, mas sim que “um gato me adotou”. Às vezes ele aparece na sua porta, invade sua casa ou te segue na rua. E vamos combinar que é impossível não se apaixonar por um bichano com olhar pidão, né?! Os gatos são únicos e têm comportamentos muito peculiares, o que fazem deles ótimas companhias.   

    Ver Todas >

    Pai de pet: 5 motivos para adotar um cachorro ou gatinho
    Adote um animal

    Pai de pet: 5 motivos para adotar um cachorro ou gatinho

    Você se considera um pai de pet? Com o dia dos pais chegando, sempre surge a polêmica em torno desse termo. Enquanto alguns dizem que dia dos pais de pet não existe, outros afirmam que a data pode ser sim comemorada por essas pessoas. Mesmo que sejam relações diferentes, não podemos negar que os pais de pet também têm uma relação especial com seus animais de estimação. Ao adotar cachorro ou adotar gato, você escolhe cuidar de um ser com todo o seu amor e carinho, além de ter responsabilidade. Por isso, podemos dizer que, de certa forma, pai de pet também é pai.

    Bulldog Americano: conheça algumas características da raça de cachorro
    Adote um animal

    Bulldog Americano: conheça algumas características da raça de cachorro

    Existem vários tipos de Bulldog, e cada variação tem suas particularidades. Os mais populares são o Bulldog Inglês e o Francês, mas um outro cãozinho que pode surpreender muitas famílias é o Bulldog Americano (ou American Bulldog). A raça tem um porte grande e, apesar da expressão carrancuda, é um cachorro amigável, extremamente leal e muito devoto à família. Que tal conhecer mais a fundo o Bulldogue Americano? 

    Gato Egeu: 10 curiosidades para conhecer a raça
    Adote um animal

    Gato Egeu: 10 curiosidades para conhecer a raça

    Raças de gatos branco chamam a atenção de qualquer um com sua aparência fofa, sejam elas totalmente branquinhas ou com pelagens bicolores. Angorá, Ragdoll e Himalaio são algumas das que mais fazem sucesso. Mas a verdade é que existem muitas outras raças que se enquadram nesse grupo, algumas delas bem desconhecidas. Esse é o caso do gato Egeu, muito famoso na Grécia mas dificilmente encontrado em outros países.

    Como saber se o gato é macho ou fêmea em 4 passos
    Adote um animal

    Como saber se o gato é macho ou fêmea em 4 passos

    Aprender como saber se o gato é macho ou fêmea é algo muito importante caso o tutor não saiba o sexo do animal. Adotar ou resgatar um gato e não saber se ele é macho ou fêmea é algo mais comum do que se imagina. Quando nascem, os bichanos são muito parecidos e a tarefa de como identificar o sexo do filhote não é tão fácil. Em muitos casos, até mesmo na idade adulta é difícil. 

    Ver Todas >