Você já ouviu falar que gatos escolhem seus donos? Muitos tutores tomam a decisão de adotar um gato, mas, diversas vezes, é o bichano quem faz essa escolha. Isso pode acontecer quando um gato aparece na sua porta ou começa a te seguir na rua, por exemplo. É praticamente impossível resistir a esses peludos e, então, o tutor decide acolher o gato que mostrou o interesse primeiro. Quer entender exatamente o que significa quando um gato te adota e como reconhecer o afeto do bichano? O Patas da Casa te explica tudo isso, além de contar as histórias de duas pessoas que foram adotadas por um gato. Elas provam que isso realmente pode acontecer e é a coisa mais linda! Confira a seguir!

O gato escolhe o dono? Entenda o que significa quando um gato te adota

Quais raças de cachorro mais combinam com você?

Preencha todos os campos para participar.

É só preencher e começar!

Escolha uma opção abaixo

Não tenho pets
Tenho cão
Tenho gato
Tenho cão e gato
Autorizo receber comunicações e publicidade da NESTLÉ®.

A relação entre gato e humano existe há séculos e sempre se deu de maneira benéfica para ambos. Antigamente, os gatos caçavam roedores, o que fez com que as pessoas passassem a ter gatinhos em sua propriedade como forma de conter as pragas. O gato também se dava bem nessa relação, pois recebia comida com facilidade, além de um lugar seguro para morar. Assim, podemos perceber que a ideia de que os gatos escolhem seus donos não é de hoje, mas sim uma prática bem antiga. O animal se vê mais seguro e beneficiado quando está com um humano, e isso se mantém até o presente. Quando um gato aparece na sua porta ou fica te seguindo, provavelmente está fazendo isso porque vê em você uma possibilidade de ser cuidado e alimentado, além de receber proteção, atenção e carinho.

Mas não pense que é tudo uma questão estratégica do gato! Os felinos não veem o homem como um ser superior a quem deve obedecer, mas sim como um ser igual a ele - apenas de tamanho maior. Por isso, não deve nada a ele e se não se sentir bem com uma pessoa não tem problema nenhum em ir embora. Ou seja: quando um gato te escolheu e decidiu ficar com você, pode ter certeza que é por que ele confia e se sente confortável na sua presença. Portanto, podemos afirmar que os gatos escolhem seus donos sim.

Como saber quem o gato escolheu como dono? Entenda as demonstrações de amor de um bichano

As pessoas pensam que gatos são animais distantes e pouco carinhosos. Isso não poderia estar mais errado! A verdade é que a forma como os gatos demonstram seu carinho é bem mais sutil que a dos cães, por exemplo. Mas então como saber quem o gato escolheu como dono? Para isso, preste atenção nos detalhes. Quando o gato te escolheu, ele vai fazer questão da sua presença e ficar te seguindo pelos cantos. Outra dica de como saber se meu gato me ama é observar seu comportamento quando está contigo. Lamber o dono, dar cabeçadinhas, afofar e ronronar são algumas das demonstrações menos óbvias de afeto. Assim, a melhor forma de saber quando o gato te escolheu de verdade é prestar atenção nas atitudes do animal.


Os gatos escolhem os donos e a gatinha Nala é a prova viva disso
Os gatos escolhem os donos e a gatinha Nala é a prova viva disso

Quando um gato te escolheu: conheça a história de Letícia Guimarães que foi adotada por uma gatinha

Se você tem dúvidas de que gatos escolhem seus donos, a história de Letícia Guimarães vai te provar o contrário. A professora de 26 anos mora com quatro gatas em casa. Um certo dia, uma gatinha já adulta e bem gordinha apareceu em seu quintal. Nós sabemos que quando um gato aparece na sua porta, é difícil resistir. Letícia logo ficou com pena e passou a deixar água e comida no quintal. “Sempre que eu deixava para as minhas gatas que moram comigo dentro de casa, eu também colocava para ela. Foi assim por um bom tempo”, conta Letícia. 

Infelizmente, a gatinha já faleceu. Apesar de não ter chegado a receber um nome, Leticia considerava a bichana como sua. “Ela era muito carinhosa, adorava atenção e ficava me chamando. Ela ficava só no quintal dormindo e não ia para a rua de forma alguma. Eu até cheguei a colocar uma caminha para ela depois de um tempo. Ela literalmente parecia que morava comigo porque não saía do meu quintal, e eu gostava da companhia dela”, conta. A professora explica que quando um gato escolhe o dono, a sensação é de confiança; “Quando um gato fica muito comigo e pede muito carinho, eu sinto que é uma confiança muito grande, porque gatos não são tidos como criaturas que confiam fácil nas pessoas”, explica. 

Monique Guimarães foi adotada não só por um, mas por vários gatinhos  

Letícia não foi a única em sua família que passou por uma situação em que o gato escolhe o dono. Sua irmã Monique, estudante de história de 21 anos, também já viveu isso algumas vezes. A gatinha Nala, por exemplo, apareceu no portão de Monique e logo ganhou um espaço na família. “Toda vez que a gente saía, ela estava no portão esperando comida. Toda vez que a gente chegava, ela ia para o portão. Acabou que a gente descobriu que ela estava grávida e botamos ela para dentro de casa para ter os filhotes”, conta. Outra situação parecida aconteceu com a gatinha Kitty, que apareceu no quintal. “Nós falamos: ‘vamos doar’. Mas ela praticamente adotou a gente e não conseguimos”, afirma. Já o gato Frajola estava na rua quando escolheu Monique. “Eu estava voltando da academia e escutei um miado. Quando fui até ele, ele veio até mim se esfregando, mas estava com o rabo machucado. Assim, gerou um apego enorme”, explica.

Monique conta que normalmente adota os animais porque vê que eles precisam de algum tipo de ajuda. Como explicamos, muitas vezes os gatos escolhem seus donos justamente porque se encontram nesta situação em que precisam de cuidados. Quando veem que estão recebendo o carinho que precisam, não pensam duas vezes em se apegar a quem os ajudou. “A gente pega para ajudar, tentar doar, mas tem casos que eles realmente escolhem a gente e a gente se apega. Como a Nala, que eu acompanhei a gestação de gato toda dela, todos os filhotinhos dela crescendo…”, conta Monique. Para ela, saber que um gato te escolheu e adotar esse bichinho para si é algo que não tem explicação. "É meio desesperador você pegar mais um gato, pelo menos no meu caso que tenho vários. Mas é uma sensação que eu não consigo nem explicar mais. É um carinho que eu queria que todas as pessoas tivessem noção de que muitos animais podem dar”, explica.

Redação: Maria Luísa Pimenta

Edição: Mariana Fernandes