Você sabe como começar o adestramento de cães ensinar um cachorro a sentar e dar a pata ? Apesar de parecer uma tarefa difícil, ensinar esses comandos é mais fácil do que você imagina. Conseguir deixar o cachorro sentado vai ajudar em várias situações do dia a dia, desde oferecer um petisco sem que ele avance na sua mão até conseguir mantê-lo em uma posição que o tutor necessita de controle - como quando precisam esperar o sinal fechar para atravessarem a rua, por exemplo. Já o cachorro dando a pata é um treino que, além de fofo, vai estimular a cognição do animal, que vai entender aquele truque como um sinal de obediência.

Quais raças de cachorro mais combinam com você?

Preencha todos os campos para participar.

É só preencher e começar!

Escolha uma opção abaixo

Não tenho pets
Tenho cão
Tenho gato
Tenho cão e gato
Autorizo receber comunicações e publicidade da NESTLÉ®.

Ensinar o cachorro a sentar e dar a pata são uns dos primeiros treinos que podem ser praticados. Com reforço positivo, logo será possível integrar outros comandos, como “dá a outra pata”, “toca aqui”, “fica” ou “deita”. Quer saber exatamente como ensinar o cachorro a sentar e dar a pata? Veja o passo a passo a seguir!

1) Um bom petisco para cachorro vai ajudar a chamar a atenção do animal

 

homem dando petisco para cachorro

O adestramento positivo é uma das melhores formas de começar a ensinar o cão os truques de adestramento. Utilizar petiscos como recompensa é perfeito na hora de ensinar o cachorro a sentar. O petisco servirá não só para recompensar o pet, como também para chamar a atenção do cão para iniciar o treinamento. Chame o cachorro e segure o petisco na frente dos olhos do animal, sem deixar que ele avance para pegar o alimento.

 

2) Mova o petisco do focinho até atrás da cabeça do cachorro

 

adestramento de cães: mulher treinando cachorro

Assim que você perceber que chamou a atenção do doguinho, mova o petisco até o focinho dele (sempre mantendo o controle para ele não abocanhar sua mão). Em seguida, mova lentamente o petisco para cima até que alcance a parte de trás da cabeça do cachorro. Esse é um dos principais segredos sobre como ensinar cachorro a sentar. De forma intuitiva, o animal acaba sentando a partir do movimento do petisco, já que está focado no alimento.. Caso demore um pouco e não ocorra de forma automática, aguarde até que ele acompanhe o movimento.

 

3) Diga “senta” assim que o cachorro sentar

 

mulher ensinando cachorro sentar

Assim que o cachorro sentar, o tutor deve falar o comando “senta” de forma clara. Repita algumas vezes o mesmo movimento antes de seguir para o próximo passo. É muito importante que o tutor diga “senta” assim que ele obedecer para que o animal faça a associação do comando com o movimento. Com o passar do tempo, ele não precisará mais dos petiscos para acatar o comando.

 

4) Quando o cachorro sentar, dê a recompensa e o elogie!

 

adestramento canino: pessoa dando petisco para cachorro

O petisco para cachorro só pode ser dado quando ele acertar o comando. Depois que o cachorrinho completar o comando, é importante dar o petisco para ele e elogiá-lo com um “bom garoto” ou “muito bem”. A repetição do treino é fundamental para que ele consiga gravar o comando e o movimento. Se o cachorro perder o foco, volte para o início e tente novamente até ele acertar. Não tenha pressa e nem brigue com o animal caso ele não obedeça de primeira!

 

5) Use petiscos para ensinar o cachorro a dar a pata

 

ensinar cachorro a dar a pata: homem adestrando cachorro

Agora que o cachorro aprendeu a sentar vem a próxima etapa desse treinamento: ensinar o cachorro a dar a pata. Com ele sentado, pegue outro petisco de cachorro, mas dessa vez a técnica será diferente. O tutor deve manter o petisco dentro da mão fechada em punho, fazendo com que o cão apenas sinta o cheiro. Esse passo é essencial para entender como ensinar o cachorro a sentar e dar a pata.

 

6) Espere até o que o cão estique a pata em sua direção e diga “dá a pata”

 

cachorro dando a pata para pessoa

A estratégia de não mostrar o petisco fará com que o cão estique a pata em sua direção. Quando isso ocorrer, o tutor deve dizer o comando “dá a pata”. Esse truque de cachorro é diferente da aprendizagem de como ensinar o cachorro a sentar e ficar, por exemplo. Pois o cheiro do petisco fará com que o cão vá até a sua direção com a patinha. Dizer o comando “dá a pata” assim que o cachorrinho faz isso é importante para ele fazer a associação com o movimento.

 

7) Quando o cachorro dar a pata, recompense ele com o petisco!

 

truques para cachorro: pessoa dando petisco para cachorro

Depois que o doguinho fizer o comando, dê o petisco e o elogie mais uma vez. Sempre que ele acertar, é importante demonstrar felicidade com o gesto de obediência. Cães amam agradar seus tutores, então vê-los satisfeitos será um incentivo para que acertem sempre. O petisco vai criar uma associação positiva com o comando e o movimento. É importante repetir várias vezes e diariamente para que o animal consiga gravar e logo comece a dar a pata apenas ao ouvir o comando, sem necessariamente precisar de um petisco como incentivo.

 

Redação: Hyago Bandeira