O adestramento de cães é uma prática que traz inúmeros benefícios ao comportamento animal. Seu objetivo vai muito além de apenas ensinar o cachorro a dar a patinha, sentar ou fingir de morto. O adestramento de cachorro possui um papel fundamental na educação do pet e é super importante para prepará-lo para as mais diversas situações do dia a dia. Por isso, é recomendado para qualquer cachorro, independente de porte ou idade. Porém, existem casos em que o adestramento canino não é só uma recomendação, mas uma prática necessária. Alguns cães possuem problemas comportamentais que o adestramento de cachorro consegue consertar com muita eficiência. Para saber quando chamar um adestrador de cães - ou adestrar você mesmo -, fique atento aos principais sinais que indicam a necessidade dessa prática para seu pet.

Quais raças de cachorro mais combinam com você?

Preencha todos os campos para participar.

É só preencher e começar!

Escolha uma opção abaixo

Não tenho pets
Tenho cão
Tenho gato
Tenho cão e gato
Autorizo receber comunicações e publicidade da NESTLÉ®.

Adestramento de cães é fundamental para pets com sinais de agressividade

O principal sinal de que o adestramento de cães é necessário são os comportamentos agressivos. Geralmente, começam a surgir com atitudes mais leves, como o cachorro rosnando e mordidas leves. No começo, é normal o tutor até mesmo achar fofo, mas quando esse padrão se repete muito, pode ser sinal de que o pet está com tendências agressivas. O ataque de cachorro costuma ser precedido por muitos sinais. Em alguns casos, ocorre quando o animal já está com um alto nível de estresse. O pet que se mostra irritado com a presença de pessoas e animais também pode ser um sinal. Essas atitudes são perigosas para o próprio cão e para as pessoas e animais ao seu redor, que podem sofrer as consequências. Por isso, o adestramento de cachorro precisa ser realizado o quanto antes para controlar o problema.

Adestramento: cachorro correndo atrás do rabo precisa de atenção

É muito bonitinho ver o cachorro correndo atrás do rabo. Porém, muitas vezes, esse comportamento é um sinal de que há algo de errado com o pet. Pode significar, por exemplo, que o cachorro possui algum sentimento reprimido. É importante entender qual é esse problema, pois, caso não seja contornado, o animal pode acabar desenvolvendo ansiedade. Além disso, o cachorro perseguindo o rabo pode significar que está entediado ou se sentindo sozinho. Se esse for o caso, o tutor pode tentar fazer treinamentos com o cachorro em casa: o pet terá o comportamento controlado e ainda vai estreitar os laços com o tutor. Mas, caso haja necessidade, um adestrador de cães profissional ajudará a controlar essa situação. 

adestramento de cães: cachorro sendo treinado

 

O adestrador de cães tem um papel fundamental no controle do cachorro destruidor 

 

O adestramento de cães é fundamental para um cachorro destruidor. Se seu pet destrói tudo que vê pela frente, sejam móveis ou brinquedos, a melhor forma de contornar a situação é com enriquecimento ambiental e treinamento. Cachorros ansiosos ou entediados são os principais motivos, mas a destruição também pode ser resultado da falta de atividade física e gasto de energia. No caso da ansiedade de separação, é comum que o cachorro tenha o comportamento ao ficar sozinho em casa.

Fique de olho se esse comportamento está se tornando repetitivo, principalmente se continuar na fase adulta. O adestramento de cães é um grande aliado na resolução desse problema, pois faz o pet se sentir mais calmo e com um comportamento adequado - o que também é ótimo para o tutor, que não terá mais a surpresa de encontrar a casa toda destruída. 

Cachorro latindo muito? Adestramento canino pode ajudar

Os cachorros se comunicam pelo latido e, por isso, é importante entender o que o cachorro está querendo dizer ao latir. Casos de latidos excessivos e frequentes podem ser indicativos de algum problema no animal, como comportamento agressivo ou certo tipo de compulsão. Em alguns casos, pode ser até um sinal de medo. É fundamental compreender o motivo que está levando o cão a agir dessa forma. Um adestrador de cães vai ajudar a descobrir qual é esse problema e ainda atuar para controlar essa situação. Com um bom treinamento, cachorro costuma apresentar uma grande melhora nos latidos excessivos, trazendo benefícios para todos.  

Redação: Maria Luísa Pimenta