Já ouviu falar da acne felina? Sim, é isso mesmo que você leu: assim como os humanos, os felinos também podem sofrer com problemas de pele como espinhas e cravos. Essas pequenas inflamações e erupções cutâneas são mais comuns do que se imagina e atingem principalmente a região do queixo ou próximo aos lábios do animal, acometendo gatos de todas as raças e idades.

Quais raças de cachorro mais combinam com você?

Preencha todos os campos para participar.

É só preencher e começar!

Escolha uma opção abaixo

Não tenho pets
Tenho cão
Tenho gato
Tenho cão e gato
Autorizo receber comunicações e publicidade da NESTLÉ®.

Como não é um problema de pele tão falado e conhecido, às vezes a acne de gato passa despercebida e o animal não consegue a ajuda que precisa. Muitos buscam por alternativas naturais como tratamento, mas essa está longe de ser a melhor solução. É importante entender tudo que envolve a acne felina: como tratar, sinais do problema, causas e melhores formas de prevenção.

O que é acne felina e como o problema se desenvolve?

Ao contrário do que muitos pensam, as espinhas não são um problema exclusivo dos humanos. Mas antes de saber como tratar acne felina, é importante entender o que é essa inflamação da pele e como ela se desenvolve, já que existe todo um processo que vai desencadear a acne.

Tudo começa com hiperqueratose (ou hiperqueratinização), que nada mais é do que o entupimento dos poros causado principalmente pelo excesso de gordura em uma determinada região. Isto é, as glândulas sebáceas produzem uma quantidade maior de sebo que acaba se acumulando e entupindo uma área da pele. Esse entupimento logo forma os cravos em gatos, que são pontinhos pretos de fácil visualização no rosto do animal.

A partir desses cravinhos é que surge a acne felina: os pontinhos pretos sofrem um processo inflamatório e acabam criando pus, ficando mais parecidos com espinhas. Mas, apesar de parecer um problema inofensivo, a acne em gatos precisa ser observada com atenção. A inflamação propicia a proliferação de bactérias na região, que podem infeccionar e causar muita dor e incômodo, formando até mesmo feridas no gato.

Um detalhe importante é que a acne de gato geralmente se concentra próximo ao queixo e boca do animal, mas também pode afetar outras áreas da face, como o perto do focinho e das orelhas.

Quais são as causas da acne de gato?

Já sabemos que o entupimento dos poros por conta do excesso de produção de sebo (gordura) é o principal responsável pelo desenvolvimento da acne felina. Mas o que causa isso? Bom, a verdade é que não existe apenas um motivo, mas vários! Às vezes desequilíbrios hormonais ou problemas emocionais - um gato estressado, por exemplo - já são suficientes para que as espinhas apareçam. As principais situações que costumam desencadear a formação da acne em gatos são:

  • Sistema imunológico fragilizado
  • Estresse e outros transtornos psicológicos
  • Dieta inadequada
  • Higiene deficiente, principalmente na região da boca
  • Uso de comedouros e bebedouros de plástico

A acne em gatos pode evoluir para uma infecção mais grave se não for tratada
A acne em gatos pode evoluir para uma infecção mais grave se não for tratada

Conheça os principais sintomas da acne felina

A acne felina tem manifestações bem específicas que não são difíceis de reconhecer. O surgimento de cravos no gatos é o primeiro indício do problema, mas como esses pontinhos pretos são bem pequenos, é preciso ter um olhar bem atento. Geralmente eles ficam concentrados na região do queixo ou próximo aos lábios e são considerados um tipo de acne, só que antes da inflamação. Quando evolui para uma espinha, os sinais se tornam mais claros e perceptíveis. São eles:

  • coceira
  • pústula (pequena bolinha avermelhada com pus dentro)
  • sangramento
  • edema
  • dor
  • ferida na região afetada

Se o caso for muito grave, a acne felina pode apresentar um quadro de furunculose (caroços com pus sob a pele), que é um tipo de infecção da pele causado por bactérias. Nesse caso, a recomendação é procurar um médico veterinário o quanto antes para evitar a piora da situação e dar início a um tratamento com antibiótico para gatos.

Como é feito o diagnóstico de acne em gatos?

O diagnóstico deve ser feito exclusivamente por um profissional da área, que deve ser especializado em dermatologia veterinária ou especialista em felinos. Ainda assim, se você observar que há vários pontinhos pretos no queixo do seu gato - que é a região mais visível e mais comum -, é bom redobrar a atenção e levá-lo ao veterinário. Esses pontinhos que se concentram são um claro sinal de cravo em gatos e podem progredir para espinhas doloridas e bem desconfortáveis.

Na clínica, o veterinário provavelmente passará exames para confirmar o diagnóstico, pois alguns problemas de pele em gatos acabam sendo confundidos com a acne felina em alguns aspectos. O teste de cultura bacteriana, por exemplo, é um exame que costuma ser solicitado para verificar a presença de bactérias, e ele é realizado por meio da raspagem ou citologia cutânea.

Acne felina: tratamento pode ser feito com pomada, loções e medicamentos

Com o diagnóstico confirmado da acne felina, como tratar o problema? Essa é, sem dúvidas, uma das maiores dúvidas entre os tutores que têm um gatinho com esse problema. O primeiro ponto que deve ser destacado é que tratamentos alternativos nunca são a melhor opção e podem acabar agravando ainda mais o quadro de saúde do pet. Por isso, nada de tentar procurar receitas de remédios caseiros na internet e automedicar seu animal de estimação por conta própria, ok? 

De toda forma, quando o assunto é o tratamento, acne felina tem algumas possibilidades que costumam ser indicadas pelo veterinário. Tudo vai depender da gravidade de cada caso, mas geralmente as recomendações são:

  • Pomada para acne felina
  • Loções antissépticas
  • Antibióticos, antifúngicos, anti-inflamatórios ou analgésicos

Para que o tratamento seja eficaz, também é importante ter alguns cuidados especiais dentro de casa, como manter os cuidados com a higiene do pet e até mesmo fazer a substituição de potes de comida e água que ficam espalhados pela casa, principalmente se eles forem feitos de plástico.


Uma forma de prevenir a acne felina é optando por potes de inox ou cerâmica
Uma forma de prevenir a acne felina é optando por potes de inox ou cerâmica

Algumas dúvidas comuns sobre a acne de gato

Pode espremer a acne felina?

Mexer na região da acne felina não é recomendado e pode até piorar o quadro. Ao espremer uma espinha no seu gato, você acaba deixando o seu bichinho de estimação muito incomodado e ainda por cima abre portas para novas infecções. 

Os potes de plástico devem ser evitados?

Sim. Como o plástico é um material poroso e que acumula bastante gordura (principalmente com a ração úmida), o gato suja o focinho e a boca com muito mais facilidade. Por isso, esses potinhos acabam virando grandes “vilões” para quem deseja manter a acne felina longe. O ideal mesmo é optar por outros materiais que não acumulam gordura.

A acne de gato pega em humanos?

Não. A acne felina não é considerada uma zoonose, portanto, o gatinho que sofre com esse problema não vai transmitir isso para os humanos da casa e nem mesmo para outros pets. 

5 formas de prevenir a acne e cravos em gatos

1) Prefira comedouros e bebedouros para gatos que não sejam feitos de plástico. Como o uso desses potinhos pode facilitar o surgimento da acne felina, a melhor opção é procurar por outros materiais para substituir os potinhos do bichano. Uma boa dica é optar sempre por recipientes de cerâmica, inox ou vidro, que não acumulam muita sujeira nem gordura no seu interior.

2) Cuide muito bem da higiene bucal do seu pet. Alguns restinhos de comida às vezes podem ficar amontoados na região do queixo, lábios e focinho após as refeições. Isso acaba “fechando” os poros e propicia o problema de pele. Por isso, além de escovar os dentes do gato, também é recomendado passar um lencinho umedecido ou pano após as refeições para retirar qualquer resquício do alimento.

3) Não ofereça alimentos que não sejam apropriados para felinos. Uma dieta inadequada muitas vezes pode desencadear um quadro de acne em gatos. Por isso, o melhor a se fazer é manter a boa alimentação felina: invista sempre em uma ração de boa qualidade, como os tipos premium e super premium, e evite alimentos impróprios para pets, principalmente aqueles gordurosos.

4) Apare os pelos do queixo do seu gatinho regularmente. Esse é um cuidado especial principalmente com animais que possuem uma pelagem mais comprida. A pelagem longa na região acaba favorecendo o acúmulo de restos de alimentos.

5) Evite situações de estresse. O sistema imunológico dos gatos geralmente fica muito abalado e fragilizado quando ele está estressado, então isso é uma porta de entrada para vários problemas de saúde que vão muito além da acne de gato. Enriqueça o ambiente do bichano e procure formas de deixar o seu amigo bem entretido, e se tiver qualquer mudança na rotina do pet, faça tudo de forma bem gradual.

Redação: Juliana Melo