O Bull Terrier é uma das raças de cachorro grande mais populares entre os amantes de pet. Seus olhos pequenos, cabeça oval e focinho alongado são inconfundíveis, é quase como uma marca registrada. Com origem e características surpreendentes, é fácil se apaixonar e querer levar um filhote de Bull Terrier para casa. Se você ficou curioso para saber mais desse cãozinho, separamos 9 curiosidades sobre a raça.

1) Bull Terrier: cachorros da raça têm até fã clube

Quais raças de cachorro mais combinam com você?

Preencha todos os campos para participar.

É só preencher e começar!

Escolha uma opção abaixo

Não tenho pets
Tenho cão
Tenho gato
Tenho cão e gato
Autorizo receber comunicações e publicidade da NESTLÉ®.

Apesar de ser originário da Inglaterra, a popularidade desta raça já atravessou o mundo. O The Bull Terrier Club of America é um clube de fãs apaixonados pela raça. Os participantes compartilham histórias, dicas e até locais  para adquirir um Bull Terrier filhote.

2) Bull Terrier mini: raça possui versão miniatura

Muita gente é louca para ter um Bull Terrier, mas o porte grande pode "assustar". Para quem prefere cachorros pequenos, é possível encontrar exemplares da raça em versão miniatura. O Bull Terrier mini costuma ser mais caro e difícil de ser encontrado. Apesar do seu tamanho menor, esse cachorrinho ainda terá bastante força física, que é uma das principais características da raça. Independente do tamanho, o cachorro Bull Terrier será um excelente companheiro.

3) Bull Terrier: cachorro pode ser encontrado em outras cores

O Bull Terrier mais popular possui a pelagem branca, mas a raça também pode ser encontrada em outras cores. O marrom, tigrado, tricolor, marrom avermelhado, preto e branco e malhado (mistura de branco e marrom) são outras colorações possíveis do Bull Terrier.

4) Companheirismo de cachorro Bull Terrier já foi motivo para construção de estátua no Alaska

A lealdade é uma das principais características dessa raça de cachorro. Em uma pequena cidade do Alaska, no Canadá, uma cachorrinha Bull Terrier chamada Patsy Ann conquistou a todos por sempre anunciar a chegada dos barcos no porto. Por conta disso, a cadela fez amizade e criou laços com a comunidade, ganhando uma estátua em sua homenagem no mesmo local onde esperava as embarcações.


Bull Terrier: cachorro pode ter coloração diferente da clássica branca
Bull Terrier: cachorro pode ter coloração diferente da clássica branca

5) Raça de cachorro Bull Terrier tem tendência a surdez

perda de audição é um problema comum na raça Bull Terrier.  A surdez costuma atingir os cães a partir dos oito anos de idade, quando ele começa a mudar alguns comportamentos. O cachorro Bull Terrier também possui tendência a doenças como urticária, alergias de pele, dermatites e comportamentos compulsivos. Fazer checkups frequentes ajudará a identificar qualquer problema precocemente.

6) Bull Terrier pode desenvolver esquizofrenia

Apesar do Bull Terrier ser forte e muito ativo, é muito comum que os cães da raça desenvolvam a síndrome dissociativa canina ao longo dos anos. Semelhante à esquizofrenia humana, a doença faz com que o cachorro passe por momentos de violência e paranoia. O tratamento com antecedência é imprescindível nessa situação, por isso as consultas regulares são tão importantes. Conhecer muito bem o seu pet também ajudará a perceber qualquer mudança de comportamento logo no início.

7) As orelhas eretas do Bull Terrier não são por acaso

Antigamente, as orelhas dos exemplares da raça Bull Terrier eram cortadas pelos donos, procedimento chamado de conchectomia. Felizmente, em 1985 as mutilações em animais foram proibidas na Inglaterra. Essa realidade fez com que parte dos criadores do Bull Terrier interferisse na genética da raça para que todos os exemplares tivessem as orelhas naturalmente eretas.

8) Cachorro Bull Terrier é famoso no cinema

A popularidade do Bull Terrier fez com que a raça invadisse as telonas inúmeras vezes. Doguinhos da raça já estrelaram produções como Baxter (1989), As Aventuras de Um Cachorro (1995), Toy Story (1995), Babe – O Porquinho Atrapalhado na Cidade (1998) e Frankenweenie (2012).

9) O Bull Terrier tem energia em dobro

Energia é quase que o segundo nome da raça de cachorro Bull Terrier. Esse cãozinho é tão ativo que pode permanecer com o mesmo vigor de quando era filhote no decorrer da vida. Por causa dessa característica, é muito importante que esses cães recebam os estímulos corretos e sejam entretidos com brincadeiras, corridas e atividades físicas regulares. Quando entediado, o Bull Terrier pode ter comportamentos agressivos e destrutivos por conta do estresse.

Redação: Hyago Bandeira