O adestramento de cães até parece um bicho de sete cabeças, mas não é. Na verdade, treinar um cãozinho pode ser fácil e super divertido, principalmente se você tiver petiscos à sua disposição. Alguns truques para cachorro, como ensinar o cachorro a sentar, são bem básicos, mas é totalmente possível ensinar seu cãozinho outras habilidades a partir disso. Veja abaixo 8 truques para cachorro para colocar em prática!
1) Como ensinar o cachorro a dar a pata
É muito fácil ensinar o cachorro a dar a pata. Depois de ensinar o “senta”, você aciona esse comando e espera o cãozinho sentar. Logo depois, você mostra um petisco para ele se sentir mais motivado, esconde e depois diz “dá a pata”, estendendo a mão na direção dele. Com a mão livre, pegue a pata do cachorro e coloque em cima da mão estendida.
Repita esse movimento algumas vezes até que o animal entenda o que deve ser feito. Quando o cachorro começar a pegar o jeito e responder ao comando, recompense-o com um delicioso petisco para cachorro.
2) Como ensinar o cachorro a girar
Ensinar o cachorro a girar não tem nenhum grande mistério. O primeiro passo é pedir para o cachorro sentar. Em seguida, segure o petisco com uma das mãos e gire a recompensa por cima da cabeça do cãozinho - a ideia é que o corpo dele faça o mesmo movimento, seguindo o prêmio. Nessa hora, acione o comando e diga: “gira”. Quando o peludo completar a volta em círculo, dê a recompensa para ele.
3) Como ensinar o cachorro a beijar
Esse é um dos truques para cachorro mais divertidos e práticos! Tudo que você deve fazer é espalhar na palma da mão um petisco cremoso, como um patê ou sachê para cachorro, e mostrar para o cãozinho. Assim que ele perceber que você está cheirando a ‘algo bom’, ele vai tentar te lamber - e é aqui que você vai usar o comando “beija”. Repita o processo algumas vezes, e se quiser treine com outras pessoas também.
4) Como ensinar o cachorro a acenar
Quando o assunto é o adestramento de cães, um truque que entretém bastante os tutores é ensinar o cachorro a acenar, como se ele estivesse dando ‘tchau’. Para fazer isso, tudo que você precisa é simular o gesto do aceno e, em seguida, pegar a pata do cachorro e realizar o mesmo movimento para demonstrar o que você espera dele. Nessa hora, diga “acena” ou “dá tchau” e, enquanto o pet faz isso, você oferece uma recompensa.
5) Como ensinar o cachorro a deitar
Não é difícil ensinar o cachorro a deitar. Primeiro você deve pedir para o animal sentar e, logo depois, deve colocar um petisco na frente dele indo em direção ao chão - tudo isso a uma certa distância. Ao fazer isso, o cachorro automaticamente vai estender o corpo para frente, também em direção ao chão, se deitando para tentar alcançar o petisco. Nessa hora, diga “deita” e dê o snack para o cãozinho.
6) Como ensinar o cachorro a rolar
Esse truque de cachorro é mais simples do que parece. Antes de tudo, você deve pedir para o cachorro deitar (por isso é importante que ele já tenha aprendido o truque anterior). Depois, mostre o petisco para o cãozinho deitado, agache e gire o petisco em círculos enquanto você diz “rola”. É provável que o corpo do cachorro acompanhe o movimento em busca do petisco. Faça isso várias vezes até o pet aprender e não esqueça de recompensá-lo no final.
7) Como ensinar o cachorro a rastejar
Depois que o cachorro aprende a deitar, fica muito mais fácil ensiná-lo a rastejar. O primeiro passo é bem intuitivo: você pede para o animal deitar, e assim que ele fizer isso, você mostra o petisco para ele na altura do chão a uma certa distância. Ele vai tentar se aproximar, e quando ele fizer isso, você deve afastar o petisco para cachorro ainda mais enquanto diz “rasteja”. Depois que o cãozinho aprender o que deve ser feito, é só dar o mimo para ele.
8) Como ensinar o cachorro a fingir de morto
Embora não pareça, esse é um dos truques para cachorro mais fáceis! Depois de pedir para o cachorro deitar, você deve pegar um petisco e passá-lo em torno do pescoço do pet, imitando o formato de um colar e introduzindo o comando “morto”. Se ele permanecer imóvel, sem tentar abocanhar o petisco, aí sim você pode recompensá-lo.