Na hora de escolher um bichano para chamar de seu, por que não dar uma chance para um gatinho preto? Você pode se surpreender bastante! Ainda que os animais dessa cor muitas vezes sejam associados com má sorte e outras superstições, a verdade é que o gato preto é um super companheiro que tem muito amor para oferecer à sua família. Por isso, é hora de deixar os boatos - como o de que na sexta- feira 13 gato dá azar - de lado e abrir as portas do seu coração para esses bichanos.

Quais raças de cachorro mais combinam com você?

Preencha todos os campos para participar.

É só preencher e começar!

Escolha uma opção abaixo

Não tenho pets
Tenho cão
Tenho gato
Tenho cão e gato
Autorizo receber comunicações e publicidade da NESTLÉ®.

Então, por que não fazer um gato preto feliz e dar um novo lar para os felinos dessa cor? Separamos 8 motivos para adotar um gato preto - filhote ou adulto - que vão fazer qualquer um se apaixonar (ainda mais) por esses peludos. Veja!

1) Sexta-feira 13: gato preto não é sinal de azar, e sim de sorte!

A ideia de que gato preto dá azar está bem equivocada. Esse é um pensamento que, na realidade, vem desde a Idade Média, quando os bichanos eram vistos como animais parceiros de bruxas. No entanto, dizer que gato preto representa algo ruim não tem qualquer embasamento e é algo que contribui com o preconceito que esses pets sofrem.

Por outro lado, existem várias culturas que apreciam os felinos dessa cor - e, nesse caso, o significado de gato preto é muito positivo. Os egípcios, por exemplo, retratam o gato preto como um ser divino, praticamente um deus. Os bichanos, inclusive, eram um sinal de proteção do lar, saúde e prazer. E vamos combinar: de fato esses animais têm muito mais a ver com sorte do que com azar. Quem convive com um gatinho preto sabe bem do que estamos falando!

2) Gato preto: significado da cor da pelagem tem a ver com proteção

Sabia que cada cor de gato tem um significado diferente, do ponto de vista espiritual e energético? Pois é verdade! E, apesar de não ser algo exatamente concreto, acredita-se que o gato preto tenha um significado que recorre à proteção e purificação do ambiente.  Ou seja, é um outro sinal de que ter um bichano assim é pura sorte, já que eles ajudam a limpar as energias negativas do local e a proteger sua família. Isso, inclusive, é algo que pode te ajudar a escolher bons nomes para gatos pretos!

3) O gato preto tem um dia em sua homenagem

Imagina que chique ter um dia no calendário só para você? O gato preto tem! Nem todos sabem disso, mas o dia 27 de outubro marca o Black Cat Appreciation Day, data criada pelos Estados Unidos para homenagear os felinos dessa cor, e que logo se alastrou para todo o mundo. No Brasil, o Dia Nacional do Gato Preto também é comemorado em 17 de novembro, como uma forma de conscientizar a população sobre os preconceitos que esses animais são submetidos por conta das superstições envolvendo sua pelagem.

4) Quer um gato preto? Raça é o que não falta com essa cor!

Já se perguntou qual é o nome da raça do gato preto? Existem várias! Se você procura um gato de raça preto, não há com o que se preocupar: tem vários felinos que possuem esse padrão de pelagem. Inclusive, tem para todos os gostos, desde um gato preto peludo até um gatinho preto com menor quantidade de pelos. Algumas das mais populares são:

Ah, e tem mais: além de animais com pedigree, você também pode optar por um gato sem raça definida, os famosos vira-latas. Eles, assim como os gatos de raça, têm várias qualidades e podem ser uma grata surpresa na sua vida.

 

Gatos pretos, filhotes ou adultos, têm mais dificuldade para encontrar um larSexta-feira 13: gato preto deve ficar em casa, protegido de ações violentasoSexta-feira 13: gato ainda é alvo de superstição que surgiu na Idade Média.Na Alemanha, cruzar com um gato preto é sinal de sorteGatos: sexta-feira 13 ou qualquer dia é um dia de sorte para quem tem um pet!

 

5) A personalidade dos gatos pretos é amável e super tranquila

 

Você já deve ter ouvido falar que a cor da pelagem do gato é capaz de determinar a personalidade dele por aí, certo? Pois bem, quando se trata do gato preto, o que mais fascina as pessoas é a capacidade que esses felinos têm de serem mansos e tranquilos, exalando uma energia realmente purificadora. Amáveis e carinhosos, os gatos pretos normalmente apreciam a relação com o tutor e gostam de estar sempre presentes.

6) Intuitivos, os gatos pretos também estão sempre em alerta

Intuição é praticamente o sobrenome de gatos e gatas pretas - e é bem provável que esse também seja um dos motivos porque eles normalmente são associados com a má sorte. Sempre em alerta e com uma alta sensibilidade, esses animais muitas vezes conseguem pressentir quando há algo de errado e fazem de tudo para chamar a atenção da família. Logo, se tiver algum perigo por perto, você não precisa se preocupar porque certamente o gatinho vai te avisar.

7) O gato preto normalmente tem mais dificuldade para encontrar um lar

Como já deu para perceber, as superstições e crenças que envolvem o gato preto não são das melhores. Justamente por isso, esses animais normalmente estão lá no fim da lista de “gatos mais desejados” e acabam ficando muito tempo em abrigos, esperando serem adotados. Se você quer mudar essa situação, uma forma de evitar que esse abandono cresça ainda mais é dando a chance para um gato preto entrar na sua família. Ah, e pode ser desde um gatinho filhote preto até um animal mais velho, hein?!

8) O que o gato preto atrai é normalmente muita sorte para a família

Para quem se pergunta o que significa quando aparece um gato preto, pode comemorar, pois os bichanos são sinal de muita sorte e, por serem muito intuitivos, eles estão sempre alertas quando algo está prestes a acontecer. Por isso, não há motivo para se preocupar com superstições bobas que envolvem o gato preto. Significado espiritual do animal, como já foi dito, tem muito mais a ver com proteção do que com qualquer outra coisa, por isso eles são sinônimos de sorte!

9) O gato preto, filhote ou adulto, é mais carinhoso

Não dá para resistir aos encantos de um gato filhote preto. A cor é muito charmosa e deveria ser mais valorizada, ao invés de ser subestimada. Mas você sabia também que os gatos pretos são mais carinhosos do que os bichanos de outra cor? Isso vale tanto para filhotes quanto para adultos! Esses pets reconhecem o valor da família e tenta retribuir o carinho no dia a dia nos detalhes.

10) Se você quer um amigo para todas as horas, o gato preto é escolha certa

Assim como qualquer outro bichinho, o gato preto é daqueles que não vai te abandonar nunca! Ele vai estar ao seu lado aconteça o que acontecer, e será um grande amigo durante toda a sua vida. Os felinos, em particular, são bastante sensitivos e por mais que eles levem a fama de “indiferentes”, isso está longe de ser verdade. Por isso, se você procura uma amizade verdadeira e pura, o gato preto não vai te decepcionar.

Redação: Juliana Melo

Edição: Mariana Fernandes

Publicado originalmente em: 10/01/2023

Atualizado em: 21/07/2023