Grande, peludo e parecido com um Border Collie, o Pastor Australiano é um cão com bastante energia e dedicação para se tornar o amor da sua vida. Apesar do nome, a raça não é australiana e surgiu nos Estados Unidos, onde é muito conhecida. Como um bom cão de pastoreio, ele é um ótimo companheiro para atividades físicas, é muito leal e tem energia de sobra. Conheça agora 8 características desse amigo de quatro patas que vai fazer você se apaixonar! 

Quais raças de cachorro mais combinam com você?

Preencha todos os campos para participar.

É só preencher e começar!

Escolha uma opção abaixo

Não tenho pets
Tenho cão
Tenho gato
Tenho cão e gato
Autorizo receber comunicações e publicidade da NESTLÉ®.

1) O Pastor Australiano é super sociável com conhecidos, mas reservado com estranhos

O Pastor Australiano é só tamanho! O cão é muito amoroso e sociável com as pessoas que conhece. No entanto, ele não reage muito bem com estranhos e procura sempre defender seus tutores - ou pessoas próximas a ele - até se sentir confortável com o “intruso”. Por isso, conquistar a confiança dele não é uma tarefa muito fácil. O adestramento positivo e a socialização correta enquanto filhote ajudam a melhorar esse comportamento.

2) O Pastor Australiano convive bem com outros animais

Apesar de ser um cão de pastoreio e muito protetor, o Pastor Australiano se dá muito bem com outros animais e não apresenta comportamentos agressivos. Ele tem um temperamento bem equilibrado, mantém o controle até mesmo em situações incomuns e se adapta a mudanças facilmente - mas estará sempre atento a tudo ao redor. 

3) Pastor Australiano exige muita atenção do tutor

Esse cãozinho é só amor! O Pastor Australiano é muito fiel e devoto ao dono, mas exige dele muita atenção. Por isso, essa raça tem fama de ser muito carente e precisa constantemente receber carinho e cuidado. Um bom cafuné e abraços de vez em quando farão muito bem ao seu amigo de quatro patas, que se sentirá querido e amado. A raça não é muito indicada para pessoas que passam muito tempo fora de casa: isso será um gatilho para o cão desenvolver ansiedade de separação e outros problemas comportamentais.

pastor australiano olhando para a câmera

4) O Pastor Australiano precisa de pulso firme

 

A raça é acostumada a dominar o território e se acha, literalmente, o dono do pedaço. Por isso, o tutor do Pastor Australiano precisa ter o pulso firme para mostrar quem manda ou corre o risco de ter um cachorro muito indisciplinado dentro de casa. Mais uma vez, o adestramento ainda nos primeiros meses de vida te ajudará a dominar esse cãozinho.

5) Pastor Australiano é um grande amigo das crianças

Protetor, o Pastor Australiano é uma raça super indicada para casas com crianças. Amável, ele vai adorar brincar e se divertir com os pequenos, já que paciência é uma das suas principais qualidades. Famílias grandes também vão adorar ter um Pastor Australiano por perto. Ele pode ser apaixonante e um  amigo para a vida inteira!

6) Pastor Australiano precisa gastar energia todos os dias

O Pastor Australiano é um cão grande e cheio de energia - por isso, você precisa ter tempo para ele. A raça demanda muitos passeios, corridas, brincadeiras ao ar livre e prática de esportes (inclusive, pode ser uma ótima companhia para te acompanhar nas atividades físicas). O ideal é que o Pastor Australiano passeie pelo menos duas vezes ao dia para não desenvolver comportamentos ansiosos ou estresse.

7) O Pastor Australiano precisa de espaço para ter qualidade de vida

O Pastor Australiano não fica para trás no quesito tamanho. Ele é um cão de médio a grande porte e pode pesar entre 20 e 30 kg. A energia exacerbada faz dele um animal não muito indicado para viver em casas muito pequenas ou ficar muito tempo sozinho. O Pastor Australiano precisa de espaço para se sentir confortável e o cuidado com ele deve ser constante.

8) A catarata é uma predisposição genética do Pastor Australiano

Como qualquer raça de cachorro, o Pastor Australiano precisa de cuidados para se manter saudável (alimentação adequada, vacinas em dia, entre outros). No entanto, a raça tem mais predisposição para desenvolver catarata ao longo dos anos, com chances de até perder a visão. As visitas ao veterinário de confiança são fundamentais durante toda a vida do animal.

Redação: Karoline Miranda