Aprender como ensinar o cachorro a dar a pata pode ser desafiador, mas não é nenhuma missão impossível. Na verdade, treinar a obediência dos cães é algo necessário e que deve ser feito desde o início da vida, ainda na fase de filhote. Existem alguns truques para cachorro que facilitam esse processo, mas as mudanças não serão da noite para o dia e é fundamental ter muita paciência e jogo de cintura na hora de adestrar um pet. Quer saber como deixar o cachorro obediente? Veja a seguir alguns truques fáceis de colocar em prática.

1) Não sabe como ensinar o cachorro alguns comandos? Seja confiante!

Quais raças de cachorro mais combinam com você?

Preencha todos os campos para participar.

É só preencher e começar!

Escolha uma opção abaixo

Não tenho pets
Tenho cão
Tenho gato
Tenho cão e gato
Autorizo receber comunicações e publicidade da NESTLÉ®.

Seja no processo de como ensinar o cachorro a sentar ou para treinar qualquer comando, é imprescindível demonstrar muita confiança, não importa qual seja a idade, raça ou porte do doguinho. Quando é um cachorro filhote, tudo fica mais fácil, mas um cachorro adulto também pode - e deve - te enxergar como um líder.

Para isso, mantenha sempre uma postura firme no momento do treino e seja bem assertivo. Se o tutor não demonstra segurança, o cão assume a liderança e fica mais difícil transformá-lo em um cachorro obediente. Mas lembre-se: mesmo que ele não obedeça de início, nada de brigar ou gritar com o cachorro. Isso pode gerar traumas e até piorar o comportamento do animal, que pode se tornar agressivo.

2) O reforço positivo ajuda a deixar os cachorros mais obedientes

O adestramento positivo é um método que utiliza reforços e associações positivas - como petiscos e palavras de incentivo - para recompensar o animal quando ele faz algo certo. Portanto, acaba sendo uma das melhores formas de treinar um cachorro obediente. Ao receber um mimo - geralmente petiscos -, o doguinho se sente mais interessado em aprender e repetir o bom comportamento.

3) Um cachorro obediente não deve ser mimado o tempo inteiro

Por mais difícil que pareça, não é legal mimar e tratar o cachorro o tempo inteiro como uma criança. Elogios e carinho são permitidos, mas é bom dosar essa interação. Um cão muito mimado tende a ser mais teimoso (e até preguiçoso), o que vai tornar a obediência mais difícil. Para não ter problemas com isso, evite as recompensas quando o cachorro fizer algo indesejado e chame a atenção dele, mas não brigue nem castigue.

4) Truques para cachorro: gastar a energia do pet ajuda a deixá-lo menos disperso na hora dos treinamentos

Passear com o cachorro e gastar a energia dele com brincadeiras é essencial para a saúde e cognição do animal. Isso, inclusive, ajuda a manter o foco do pet durante as sessões de adestramento, já que ele não vai estar com tanta energia acumulada para extravasar e nem ficará ansioso. Embora algumas raças sejam mais energéticas do que outras, como o Labrador e o Pastor Alemão, é importante ter em mente que esse é um cuidado necessário com todos os cães.


Para ter um cachorro obediente, o tutor precisa agir como um líder e oferecer recompensas
Para ter um cachorro obediente, o tutor precisa agir como um líder e oferecer recompensas

5) Além dos truques para ensinar ao cachorro, entenda os anseios dele

Tutor e pet devem ter uma boa comunicação, então aprenda a ouvir o seu cachorro e sempre esteja atento a linguagem canina. É fundamental respeitar o espaço do animal para não forçá-lo a fazer algo que ele não quer, como ensinar cachorro a ficar ou qualquer outro comando. Lembre-se que a troca durante os treinos deve ser divertida e, para ser proveitosa, não vale insistir no adestramento quando o cãozinho não está a fim.

6) Tenha paciência na hora de ensinar cachorro a ficar, sentar ou dar a pata

Como ensinar o cachorro a ficar parado é um dos primeiros comandos que o cão deve aprender, pois é a partir dele que o cachorro aprende a sentar e também a dar a pata. Mas seja paciente, pois nem sempre o cãozinho aprende de primeira. Além de pulso firme, o tutor precisa repetir algumas vezes o comando e o treinamento até que o pet assimile a palavra e a ação. Como resultado, você terá um cachorro obediente. 

Redação: Erika Martins