Alguns cães podem ser bem desesperados quando se trata de comida. Apesar de ser muito comum, principalmente em filhotes de cachorro, saiba que esse comportamento não é o ideal e pode comprometer o sistema digestivo do seu animal no futuro. Se o seu cachorro come muito rápido, existem algumas técnicas para contornar esse comportamento e tornar o momento da refeição menos agitado. Para isso, você pode usar alguns objetos que transformam a comida em um “desafio” para o cachorro e até mudar alguns hábitos da rotina mesmo.

Quais raças de cachorro mais combinam com você?

Preencha todos os campos para participar.

É só preencher e começar!

Escolha uma opção abaixo

Não tenho pets
Tenho cão
Tenho gato
Tenho cão e gato
Autorizo receber comunicações e publicidade da NESTLÉ®.

Afinal, por que o cachorro come rápido?

A primeira reação do tutor ao ver o cachorro comendo muito rápido é associar à fome. Mas saiba que isso está mais ligado a um comportamento compulsivo do que qualquer outra coisa. As causas podem ser o instinto de proteger a comida (principalmente se ele convive com outros animais), mas também pode ser um caso de ansiedade que merece a sua atenção. Essa obsessão pode desencadear alguns problemas de saúde: comer rápido demais faz com que o estômago do animal não tenha tempo para liberar enzimas fundamentais para a digestão dos alimentos, causando vômitos, gases e arrotos depois da refeição. Em situações mais graves, o cachorro pode se engasgar e até ter uma torção gástrica.

7 dicas para te ajudar a fazer o cachorro comer mais devagar

1) Faça da refeição um momento de treinamento

Uma ótima maneira de fazer com que o seu amigo de quatro patas aprenda alguns truques é recompensando-o com petiscos e coisas gostosas. Você pode aliar a alimentação e o treinamento em um só momento. A cada acerto, ele ganha um grão de ração. É importante que você dedique de 20 a 30 minutos para isso. Além de tudo, essa técnica ajudará a fortalecer os vínculos com seu pet.

2) Use brinquedos interativos

Além de estimular as habilidades cognitivas do seu amigo, os brinquedos interativos transformam o momento da refeição em um desafio para o pet. Com aquelas bolinhas específicas em que se coloca a ração dentro, ele vai ser praticamente “obrigado” a comer devagar, já que os grãos vão sair à medida em que ele movimentar o brinquedo.

3) Divida a refeição em mais vezes ao longo do dia

O seu cachorro come quantas vezes por dia? Se ele come de manhã e à noite, por exemplo, experimente dar porções menores ao longo do dia - sempre respeitando a quantidade recomendada para a idade, porte e peso do animal.

4) Para diminuir o ritmo, utilize um comedouro lento para cachorro

O comedouro para cachorro comer devagar também é uma opção muito válida. O modelo possui vários obstáculos que não deixa o animal pegar uma quantidade maior de ração ao mesmo tempo.

 

Não faça muita festa e só libere a refeição quando o cachorro estiver menos agitadoO comedouro lento para cachorro possui obstáculos que dificultam na hora de pegar uma quantidade maior de ração

 

5) Não associe a refeição com um momento de muita “festa”

 

Os cães se espelham muito no comportamento de seus humanos. Se você faz muita festa na hora da refeição ou usa um tom de voz mais animado, o cachorro vai associar isso a um grande momento e vai ficar ansioso para comer. É importante também não dar a comida quando o animal estiver muito eufórico: sempre espere ele se acalmar.

6) Coloque objetos maiores, como uma bolinha, dentro do comedouro

Se você não quiser investir em um comedouro lento para cachorro, uma dica que funciona bem é colocar objetos maiores (como uma bolinha) junto com a comida no potinho, que vão funcionar como um obstáculo.

7) Se tiver mais de um cachorro, separe os animais

Como já falamos, a disputa territorial com outros animais da casa pode fazer com que seu cão coma desesperadamente para proteger a comida. Se você tiver mais de um cachorro, coloque a ração em potes diferentes e, de preferência, que fiquem separados durante a refeição.

Redação: Luana Lopes