Sabia que existem sons que os cachorros odeiam? É isso mesmo: alguns ruídos e barulhos simplesmente são insuportáveis para os ouvidos dos pets. A explicação para isso está na audição canina, que é extremamente sensível. Para se ter uma ideia, os humanos são capazes de identificar frequências entre 16 e 20.000 Hz, enquanto um cãozinho chega a escutar até 40.000 Hz. Por conta disso, os sons que cachorros odeiam normalmente são aqueles mais altos. A intensidade dos barulhos pode desencadear irritação e medo. Veja a seguir alguns exemplos de barulho que cachorro não gosta!

1) Os fogos de artifício lideram a lista de sons que os cachorros odeiam

Quais raças de cachorro mais combinam com você?

Preencha todos os campos para participar.

É só preencher e começar!

Escolha uma opção abaixo

Não tenho pets
Tenho cão
Tenho gato
Tenho cão e gato
Autorizo receber comunicações e publicidade da NESTLÉ®.

Se você convive com um cãozinho, já deve ter percebido que um barulho que cachorro não gosta é o da explosão de fogos de artifício. Com os estrondos - especialmente durante as festas de fim de ano -, é natural que o cão se sinta ameaçado ou em perigo diante do alto barulho. É normal o cachorro ficar com medo e irritado com o barulho dos fogos. É importante que o tutor faça o possível para confortar e acalmar o cachorro com medo de fogos, e existem algumas técnicas que podem ajudar nisso, como o truque do pano, também conhecido como Tellington Touch.

2) Barulho que cachorro não gosta: trovão é um dos principais deles

Outro som que cachorro odeia é o de trovão. Esse tipo de barulho pode despertar vários gatilhos no animal, então o cachorro com medo de trovão é uma situação bem comum. Esse medo, por sua vez, pode se manifestar em diferentes graus. Isto é, alguns cães sentem apenas um leve desconforto nos dias chuvosos e ficam mais acuados, enquanto outros sentem um medo que provoca diferentes reações, como se esconder, chorar ou latir. Se o seu cachorro tem medo de trovão, é preciso atenção nos dias que você não estiver em casa: o medo é tão grande que o cachorro pode causar destruições na tentativa de fugir e encontrar um abrigo seguro.

Além do ruído do trovão ser extremamente assustador para os pets, alguns animais também sentem medo da chuva porque isso lembra situações passadas e desagradáveis para ele, principalmente no caso de cães que foram resgatados das ruas.

3) Alguns eletrodomésticos fazem som que o cachorro não gosta

O aspirador de pó, o liquidificador e a máquina de lavar são eletrodomésticos que estão no topo dessa lista. O barulho desses itens podem deixar o cachorro bem assustado com o ruído alto e repentino. Se o seu cachorro tem muito medo, o ideal é não deixar ele por perto quanto for ligar os eletrodomésticos. Outro objeto que também precisa de atenção é o secador de cabelo. Assim como o aspirador de pó e liquidificador, os secadores também podem ser bastante incômodos pelo som que o cachorro não gosta.


Barulho que cachorro não gosta: trovão e chuva pode causar um medo intenso nos pets
Barulho que cachorro não gosta: trovão e chuva pode causar um medo intenso nos pets

4) As sirenes emitem sons que cachorros odeiam

Qualquer barulho de sirene - seja de ambulância ou carro de polícia - faz um som que o cachorro não gosta. Por ser bastante estridente e com uma frequência sonora elevada, esse tipo de ruído deixa a audição canina mais irritada - por isso, muitos cães têm medo ou ficam nervosos ao ouvir sirenes. Por outro lado, existem algumas raças de cachorro que interpretam esse tipo de barulho como se fossem uivos de seus semelhantes. Nesses casos, a reação imediata do animal ao ouvir uma sirene é uivar de volta. É possível perceber isso principalmente em cães da raça Husky Siberiano.

5) Balão e plástico-bolha são barulhos que cachorro não gosta

O plástico-bolha é sinônimo de diversão para os humanos, mas é algo que pode ser bem chato para os caninos. Ao estourar as bolhas, observe a reação do seu amigo de quatro patas para ter certeza de que esse é um barulho que os cachorros não gostam. Mesmo que não seja um som tão alto, já é suficiente para incomodar a sensível audição canina. Também é importante tomar cuidado com balões de festa. Se você tem um cachorro em casa, é bom evitar. O som de um balão estourando é um grande problema para os pets.

6) Sons que os cachorros odeiam: evite gritar com o seu pet

Os gritos definitivamente não fazem bem ao cachorro. Mesmo que não seja direcionado ao animal, a situação é bem estressante para o animal e pode deixá-lo desnorteado e com medo. Cuidado com situações de briga, pois o barulho e o instinto de proteção podem desencadear comportamentos agressivos e inesperados.

Se você quer corrigir os comportamentos indesejados do seu pet, os gritos estão longe de serem a melhor forma para isso. Por isso, o tutor deve se controlar mesmo quando o cachorro fizer algo errado. Falar em um tom mais firme já é suficiente para educar o cachorro, pois gritar com ele pode gerar até traumas. 

Redação: Juliana Melo