Os latidos do cachorro fazem parte da rotina, já que essa é uma forma de comunicação com humanos, outros animais e o ambiente em que vivem. Contudo, uma situação que intriga muitos tutores é quando veem um cachorro latindo pro nada. O que não faltam são especulações sobre o motivo disso. Será que o cachorro vê fantasma ou é um instinto de proteção com a casa, já que conseguem escutar bem mais que os humanos? Para entender as principais razões por trás desse comportamento canino, preparamos uma matéria sobre o assunto. 

O cachorro latindo pro nada pode ser sinal de estresse e ansiedade

Quais raças de cachorro mais combinam com você?

Preencha todos os campos para participar.

É só preencher e começar!

Escolha uma opção abaixo

Não tenho pets
Tenho cão
Tenho gato
Tenho cão e gato
Autorizo receber comunicações e publicidade da NESTLÉ®.

Os cachorros também sofrem com alguns sentimentos ‘humanos’, como estresse, tédio e ansiedade. Inclusive, esse pode ser justamente um dos motivos porque os cachorros latem pro nada às vezes. Para evitar que seu amigo sofra com essas coisas, o ideal é investir no enriquecimento ambiental para cães, com brinquedos e outros acessórios que possam distrair o animal. Se mesmo assim o cachorro continuar latindo pro nada, vale a pena consultar um comportamentalista para investigar isso mais a fundo.

Os latidos repentinos também podem estar associados a problemas de saúde do cachorro

Uma das principais formas de comunicação dos cães é por meio da vocalização. Por isso, os latidos repentinos e que são aparentemente “pro nada” podem ser, na verdade, um pedido de socorro do seu amigo de quatro patas. Um cachorro doente vem acompanhado de vários sintomas, mas nem sempre eles são facilmente percebidos pelo tutor. Se o animal se sentir muito incomodado com possíveis dores, a forma mais fácil que ele tem de comunicar isso aos humanos é com os latidos. Ao suspeitar de doenças, é imprescindível levar o cãozinho ao veterinário assim que possível.


Por que cachorro late pro nada? Problemas de sáude, ansiedade ou até mesmo falta de atenção podem estar associados a isso
Por que cachorro late pro nada? Problemas de sáude, ansiedade ou até mesmo falta de atenção podem estar associados a isso

Será que os cachorros podem ver espíritos?

A teoria de que o cachorro vê fantasma e espíritos é muito popular, mas será que é verdade? Infelizmente, ainda não há nenhum estudo científico que comprove isso, mas uma coisa a gente sabe: os cães têm sentidos extremamente apurados, como a audição e o olfato. Por isso, acredita-se que o cachorro latindo pro nada não é necessariamente um sinal de espíritos, fantasmas ou seres invisíveis. O que acontece, na realidade, é que o ouvido do cachorro consegue captar sons que não chegam aos ouvidos humanos, e a reação imediata ao ouvir qualquer barulho diferente é latindo - mesmo que o motivo do som esteja a quilômetros de distância.

Velhice pode ser a razão para o cachorro latir pro nada

Conforme os cachorros ficam mais velhos, maior é a chance deles desenvolverem problemas cognitivos, como o Alzheimer. Na prática, isso quer dizer que o cãozinho vai perdendo algumas habilidades e pode começar a apresentar alterações comportamentais, como é o caso do cachorro que late para o nada. Ele provavelmente não vai nem entender o motivo pelo qual está latindo, pois o latido é algo natural para o cão. Ou seja, o cachorro idoso tende a latir repentinamente por instinto, mesmo sem um motivo aparente.

O cachorro latindo pro nada pode estar apenas chamando atenção 

Dedicar um tempinho do seu dia ao seu amigo de quatro patas é necessário para que ele se sinta querido e amado. Caso contrário, isso pode se tornar um motivo porque cachorro late pro “nada”: essa é forma que ele encontra de chamar a sua atenção e mostrar que está insatisfeito. Além disso, outra ocasião que pode despertar esse comportamento canino é quando ele percebe que o tutor está triste ou abalado com alguma coisa. Os cães são animais sensíveis às mudanças de humor, e quando alguém está passando por uma situação difícil eles podem latir para tentar animar a pessoa.

Redação: Juliana Melo