Se você vai viajar e está pensando em deixar o cachorro ou gato em um hotel pet, é importante levar algumas coisas em consideração. Afinal, você não pode deixar o seu melhor amigo em qualquer lugar sem ter a certeza de que ele vá estar em segurança e será bem tratado. Por isso, antes de escolher um hotel pet, é fundamental saber algumas coisinhas para que isso seja feito com responsabilidade. Veja o que você deve considerar antes de hospedar o cachorro ou gato a seguir!
1) O hotel pet é uma opção boa para os cachorros, mas não para os gatos
Embora o hotel pet seja uma excelente opção para hospedar os cachorros, o mesmo não pode ser dito dos gatos. Os gatos são animais que não gostam de mudanças na rotina, muito menos de sair do ambiente confortável em que vivem. Quando eles são levados para outro lugar, as chances de você se deparar com um gato estressado são bem grandes. Por isso, o ideal é contratar um cat sitter ao invés de deixar o bichano em uma hospedagem durante o período de férias e viagens prolongadas. Ainda que seja um hotel para gatos, a experiência não costuma ser muito positiva para os bichanos.
2) Nem todo cachorro se adapta às hospedagens
Dependendo da personalidade do animal, pode ser que o hotel para cachorro não seja a melhor opção. Geralmente, essa alternativa funciona apenas animais sociáveis e com um temperamento tranquilo. Já cães que são mais reservados ou até mesmo desconfiados com outras pessoas e animais não costumam se dar muito bem nessas hospedagens, uma vez que eles vão passar dias em um local desconhecido, com pessoas e cães também desconhecidos. Nesses casos, é melhor investir em um pet sitter.
3) Certifique-se de que o hotel pet é confiável
Nem todo hotel pet é igual. Por isso, antes de deixar o animal hospedado em qualquer lugar, é importante pesquisar muito bem sobre o local escolhido. Busque referências na internet, veja a avaliação de outros tutores e visite o espaço para conhecer as comodidades e também para observar como os animais são tratados ali. Quando a visita acontecer, verifique se o ambiente está limpo, se eles possuem um espaço para brincar com cachorro e se todos os animais possuem um espaço adequado para descansar, além de comida e água potável.
4) O hotel pet precisa ser seguro para o cachorro
Um outro cuidado que os tutores precisam ter em relação ao hotel para cachorro é quanto a segurança. Verifique se o hotel possui tela de proteção e portões, além de câmeras de segurança e outras medidas que impossibilitem a fuga dos animais. Também é importante entender como funciona o controle dos pets dentro do hotel para evitar qualquer tipo de briga de cachorro.
5) Para se hospedarem no hotel pet, os animais precisam estar vacinados e vermifugados
Outro cuidado que se deve ter ao deixar seu cãozinho em um hotel pet é em relação a saúde. Os estabelecimentos sempre exigem que os tutores apresentem a tabela de vacina atualizada do animal, para evitar a propagação de doenças. Além disso, também é importante que os animais estejam livres de vermes e parasitas, como pulgas e carrapatos, para garantir a segurança e o bem-estar dos demais hóspedes.
6) Você deve se preparar antes de deixar o cachorro em um hotel pet
Para garantir que o cãozinho se sinta confortável e tranquilo enquanto estiver hospedado no hotel pet, é importante treiná-lo para isso e não esquecer os itens que ele gosta. Reúna objetos como a caminha e o cobertor dele, os brinquedos para cachorro, além do pote de água e ração. Também é importante levar petiscos e a ração para cachorro. Dessa forma, você vai garantir que a estadia do seu cachorro no hotel pet seja muito mais tranquila.