As brincadeiras com cachorro são uma ótima forma de estreitar os laços entre o pet e humano - e ainda serve para gastar a energia do bichinho. Todo mundo sabe que passear com cachorro é uma atividade indispensável na rotina desses animais, mas sabia que também é possível deixá-los ainda mais divertidos com essas mesmas brincadeiras? Não importa se é no parque ou em uma praia, existem brincadeiras para cachorro de todos os tipos. Não sabe por onde começar? Reunimos abaixo 6 dicas de como brincar com cachorro em passeios ao ar livre!

Quais raças de cachorro mais combinam com você?

Preencha todos os campos para participar.

É só preencher e começar!

Escolha uma opção abaixo

Não tenho pets
Tenho cão
Tenho gato
Tenho cão e gato
Autorizo receber comunicações e publicidade da NESTLÉ®.

O frisbee é uma das melhores brincadeiras para fazer com cachorro ao ar livre

É bem provável que você já tenha ouvido falar no frisbee para cachorro, que também é conhecido como disco para cães, não é mesmo? Trata-se de um objeto em forma circular que deve ser arremessado no ar para o cachorro pegar, e é uma ótima forma de gastar o tempo e a energia do animal em parques e praias. No geral, essa é uma das brincadeiras que cachorros mais gostam, principalmente aqueles que são muito ativos e energéticos. Porém, é importante ter em mente que esse tipo de atividade costuma exigir bastante do cãozinho, e ele deve estar em perfeitas condições de saúde antes de começar a brincar com o frisbee.

Brincando com cachorro: jogar bolinha e outros objetos é ótima opção

Não é mistério que os cães simplesmente adoram correr atrás de bolinhas e outros objetos arremessados. A dinâmica dessa brincadeira para cachorro consegue gastar bastante a energia do animal e entreter ele, sendo uma ótima atividade para se exercitar ao ar livre. Para cachorros grandes, uma boa ideia é investir também em um lançador de bolinhas para cães, objeto bastante útil para aumentar o nível de dificuldade da brincadeira.

Cabo de guerra é uma brincadeira que é sempre bem-vinda

Uma das maiores vantagens do cabo de guerra é que essa é uma brincadeira para cachorro super versátil e que pode ser adaptada para diferentes ambientes. Tanto em casa quanto na rua, a felicidade do cãozinho vai ser garantida se ele puder “competir” a força dele com o seu humano preferido. Por isso, se você não quer ter que pensar em uma brincadeira mais elaborada, não tem problema: basta levar uma corda ou um pedaço de pano para iniciar o joguinho com o seu amigo de quatro patas.

brincadeiras para cachorro: cão brincando de cabo de guerra

Brincadeiras que cachorros gostam: a caça ao tesouro pode ser bem legal

 

O olfato dos cães é extremamente poderoso, então por que não aproveitar isso para fazer uma caça ao tesouro? Além de ser um momento agradável entre você e o seu pet, essa também é uma forma de estimular os instintos de caça do animal. Para isso, você deve escolher um petisco ou brinquedo do cãozinho para esconder no local (pode ser atrás de uma árvore, por exemplo). Faça o cachorro cheirar antes e coloque uma venda para que ele não veja onde você escondeu o petisco ou objeto. Depois disso, é só esperar até ele encontrar o que foi escondido e reiniciar a brincadeira!

Pique-pega é uma brincadeira para cachorro que rende muita diversão

As brincadeiras de “pique” também são ótimas para entreter os cães. No caso do pique-pega, por exemplo, a dinâmica é bem simples: basta correr atrás do doguinho e quando conseguir alcançá-lo, deixar que ele corra atrás de você de volta. Haja fôlego, né? Essa é uma brincadeira para cachorro super divertida, mas só é indicada em locais seguros para o pet - e principalmente se ele for treinado para ficar solto e não fugir. 

O agility para cães é uma atividade ao ar livre com vários benefícios

O agility é considerado um esporte para cachorro que pode ser levado mais a sério e com profissionalismo, como também pode servir como forma de entretenimento e diversão para os cães. Então, por mais que existam escolinhas e lugares específicos para esses treinamentos, nada impede que você faça um circuito improvisado para brincar com o seu amigo de quatro patas. Vale usar e abusar da criatividade nesse momento, porque o objetivo mesmo é fazer todo mundo se divertir e gastar energia! Contudo, o ideal é que, para praticar o agility (mesmo que seja na base do improviso), o cachorro tenha um bom nível de obediência e saiba interpretar comandos básicos para conseguir desviar dos obstáculos e completar o circuito corretamente.

Redação: Juliana Melo