Ter uma comunicação clara e eficiente com o seu cachorro é muito importante para evitar problemas comportamentais, entre eles a ansiedade e a desobediência em situações rotineiras.  O cão frustrado por não fazer o dono entender o que ele quer - assim como o humano frustrado por não controlar o animal - torna a relação quase impossível de lidar. Aprender como educar um cachorro não é complicado, mas você precisa seguir algumas “regras” e manter a firmeza na comunicação. Para te ajudar com isso, separamos alguns truques para ajudar no convívio com o seu pet. Vamos lá? 

Como educar cachorro: entender o comportamento animal é essencial! 

A etologia é a ciência que estuda o comportamento dos animais em geral. Você não precisa se tornar um especialista, mas entender o básico ajudará na tarefa de educar o seu amigo de quatro patas para entender o que você espera dele (e saber se expressar também). Sua postura, a forma como você fala e os limites que impõem fazem toda a diferença quando falamos de comunicação entre tutor e cachorro. Veja abaixo as 5 dicas que separamos!

1) Entenda a linguagem corporal do seu cão

Os cães se comunicam por meio de sons e da linguagem corporal. Orelhas, rabo, boca, focinho e até a forma como ele senta ou deita dizem muito sobre o que o animal quer ou espera de você. Essas partes do corpo podem expressar desde um “vamos brincar?” até mesmo um sinal de que está prestes a atacar alguém. Observar a rotina e os passos do animal em casa ajudará a identificar alguns padrões de comportamento. 

2) Cachorro se espelha no comportamento do tutor

Sabe aquele ditado de que “um cachorro é o espelho de seu dono”? Parece clichê, mas suas ações e reações influenciam o comportamento do seu cão. Os animais domésticos estão sempre observando o dono - não à toa que a maioria deles são uma verdadeira sombra dentro de casa - e  aprendem a reconhecer todos os atos do humano. Assim, um cachorro que vive em um ambiente hostil, onde frequentemente é penalizado, pode desenvolver um comportamento agressivo. Por outro lado, se o dono está sempre estressado e não dá atenção ao cão, o animal pode ter episódios de desobediência que vão dificultar a comunicação.

 


Adestramento de cachorros: o clickler é um acessório que ajuda a estabelecer uma comunicação mais efetiva com o seu cão
Adestramento de cachorros: o clickler é um acessório que ajuda a estabelecer uma comunicação mais efetiva com o seu cão

Quais raças de cachorro mais combinam com você?

Preencha todos os campos para participar.

É só preencher e começar!

Escolha uma opção abaixo

Não tenho pets
Tenho cão
Tenho gato
Tenho cão e gato
Autorizo receber comunicações e publicidade da NESTLÉ®.

3) Comandos básicos para uma rotina mais harmoniosa e divertida

Na cabeça dos cães, frases longas não fazem sentido algum. Por isso, é importante criar comandos simples e associar com palavras de fácil entendimento. Senta, deita e fica são palavras-chave quando falamos de adestramento de cães. Depois de algum tempo, é possível ensiná-lo a associar outras palavras, como “pula”, “gira”, “vem”, “sobe” e “desce”. Esses comandos vão ajudar a manter o controle do animal, assim como também entenderá o comportamento que o tutor espera dele.

4) Ensine o “não” para estabelecer limites

O “não” é uma palavra simples e muito eficiente na comunicação entre cachorro e dono. É um comando feito para criar limites e impedir que o cachorro tenha um comportamento indesejado, como roer móveis ou roubar comida da mesa. Com treino e tempo, o cachorro começa a entender que o “não” é um comando de proibição e que ele não será recompensado se obedecer.

5) Use um clicker para criar associações positivas

Ensinar seu cachorro a deitar, ficar e não reagir a estímulos externos, como campainha ou latido de outros cães, deixa a rotina com ele muito mais fácil. Se você tem dificuldade em atrair a atenção do seu cão somente com gestos ou palavras, pode usar o clicker para criar essa associação. O objeto usado no adestramento facilita a comunicação por meio de um som (um “click”, no caso). Toda vez que o cachorro fizer o comando, você usa o clicker e depois o recompensa, seja com um petisco ou carinho. É preciso treinar bastante com o cachorro para que ele consiga fazer a associação sonora com alguma ação.

Redação: Júlia Cruz