Os cachorros, definitivamente, são os melhores amigos de quatro patas que qualquer pessoa poderia ter. Eles são extremamente companheiros, brincalhões e com uma sensibilidade incrível que às vezes até nos fazem esquecer que eles não são gente como a gente. O comportamento canino é cheio de particularidades, e a maneira como eles reagem ao mundo é algo que sempre levanta o questionamento: será que cachorro tem sentimentos? A resposta é apenas uma: sim! Os cães estão muito mais próximos de nós do que a gente pensa. Pensando nisso, o Patas da Casa separou 5 sentimentos “humanos” que também fazem parte do universo canino. Veja só!

Ciúmes: existem cachorros ciumentos com seus donos

Quais raças de cachorro mais combinam com você?

Preencha todos os campos para participar.

É só preencher e começar!

Escolha uma opção abaixo

Não tenho pets
Tenho cão
Tenho gato
Tenho cão e gato
Autorizo receber comunicações e publicidade da NESTLÉ®.

É isso mesmo: o ciúmes não é uma exclusividade dos humanos. Os cães também podem sofrer com esse sentimento, principalmente quando ocorre alguma mudança na rotina do animal, como a inclusão de novos membros da família - seja um novo bichinho ou até mesmo um bebê em casa. Outra circunstância que pode transformar um cão tranquilo em um cachorro ciumento é quando o tutor passa a dar menos atenção para o animal no dia a dia ou deixa de exercitar o pet.

Geralmente, os sinais mais claros de ciúmes são quando o cachorro passa a demonstrar um comportamento mais possessivo perto do seu humano, não permitindo que outras pessoas ou animais se aproximem dele. O cachorro que se sente deixado de lado também pode se manifestar de forma mais agressiva ou até mesmo voltar a fazer as necessidades fora do lugar para reconquistar a atenção do tutor.

Cachorro sente saudade: entenda como é esse sentimento nos cães

Além de ciúmes, o cachorro sente saudade dos donos. Pesquisas mostram que quando um cão está perto de alguém que ele ama, há um aumento dos níveis de oxitocina no seu organismo, que são os hormônios responsáveis pelo bem-estar do animal. Dessa forma, pode-se dizer que os cachorros associam essa sensação à presença dos seus humanos, e é por isso que quando o tutor precisa se ausentar por algum motivo, o cachorro sente saudade da sensação que ele provoca, e ele fica mais tristinho. Mas é importante ter certa atenção, porque ao mesmo tempo em que a saudade faz parte da vida dos cães, isso não é algo que pode deixar o animal totalmente dependente dos seus donos


Comportamento canino: o cachorro tem um jeitinho próprio de demonstrar amor e afeto
Comportamento canino: o cachorro tem um jeitinho próprio de demonstrar amor e afeto

Ansiedade: alguns gatilhos podem deixar o cachorro ansioso

Os cães também podem sofrer com a tão temida ansiedade. Geralmente, a situação mais comum é o cachorro que sofre com ansiedade de separação, algo que acontece quando o tutor passa longas horas do dia fora de casa e o animal precisa ficar sozinho, mas é emocionalmente dependente do seu humano. Isso faz com que o cachorro realmente sofra com a saudade, resultando em muitos choros e latidos. A melhor forma de evitar que a ansiedade de separação aconteça é fazendo o cachorro entender que as suas saídas não são o fim do mundo e ele pode se distrair com outras coisas - os brinquedos interativos, inclusive, ajudam bastante nesse aspecto. Outros gatilhos que podem deixar o cachorro ansioso ou estressado são barulhos muito altos, gritos e até mesmo a falta de exercícios físicos no cotidiano.

Cachorro medroso? Saiba como o medo se manifesta no universo canino

Alguns cachorros são naturalmente mais medrosos do que outros, e isso pode acontecer por diferentes motivos. Às vezes é devido a falta de socialização adequada, e às vezes é por conta de traumas que o animal carrega. Mas, independente da razão por trás do medo no cachorro, o importante é você saber que esse é um sentimento natural. O problema mesmo é quando o doguinho é tão medroso que não consegue fazer coisas básicas, como interagir com outras pessoas. Nesse caso, é dever do tutor incentivar o animal a enfrentar seus medos, mostrando que nem tudo realmente precisa ser temido. Quando um cão tem medo de fogos de artifício, por exemplo, o tutor pode aprender algumas técnicas que ajudam a acalmar o pet nessas horas. O mesmo vale para o medo de chuva e trovão, que são barulhos que podem despertar esse tipo de sentimento no seu amigo de quatro patas.

Felicidade e amor também são sentimentos que atingem os cães

Lembra que a gente falou ali em cima que quando os cachorros estão com quem eles gostam, eles liberam hormônios que aumentam o seu bem-estar? Pois então: isso é sinônimo de felicidade no universo canino. Outras situações que também podem deixar o seu pet bastante feliz são: passear, fazer novos amigos, receber petiscos e mimos inesperados (como um brinquedo novo, por exemplo), ganhar carinho e elogios, tirar uma sonequinha e até mesmo andar de carro pela cidade. Mas, definitivamente, o maior bem-estar de todos é sempre acompanhado das pessoas que o cão ama.

Mas como saber se o meu cachorro me ama?” É simples: existem vários tipos de comportamento canino que podem te ajudar a decifrar isso. Quando o seu cãozinho está perto da porta te esperando chegar do trabalho é porque ele te ama. Se ele te dá várias lambidas e olha para você frequentemente abanando o rabo, isso também é sinônimo de amor. Além disso, sempre que o cachorro resolve deitar do seu ladinho para dormir ou te chama para brincar é sinal de que ele te considera muito importante na vida dele.

Redação: Juliana Melo