Se você possui um gatinho em casa, certamente deve saber que a fama de animal mais limpo não é por acaso. Super higiênico e inteligente, o felino não dispensa uma boa caixa de areia para gatos na hora de fazer as suas necessidades. Por isso, quando você passa a encontrar qualquer sinal de cocô ou xixi de gato no sofá ou em outro móvel da casa pode ter certeza de que algo não vai bem com o seu bichano. Para te ajudar neste mistério, o Patas da Casa listou algumas razões que podem estar causando esse comportamento e como você pode ajudar o seu gato nesse momento. Veja abaixo!

1) Caixa de areia para gatos mal localizada na casa pode gerar o comportamento

Quais raças de cachorro mais combinam com você?

Preencha todos os campos para participar.

É só preencher e começar!

Escolha uma opção abaixo

Não tenho pets
Tenho cão
Tenho gato
Tenho cão e gato
Autorizo receber comunicações e publicidade da NESTLÉ®.

Ninguém gosta de ser observado na hora de usar o banheiro, né? Assim como você, o seu bichano também gosta de ter o seu próprio espaço e, por isso, pode se sentir desconfortável com a falta de privacidade. Por isso, o ideal é que a caixa de areia para gatos seja colocada no cômodo menos movimentado da casa, como no cantinho da área de serviço. Além disso, os lugares barulhentos também podem intimidar o seu amigo. Nesse caso, é importante deixar o acessório distante de objetos que possam ser incômodos, como a máquina de lavar, televisão e outros eletrodomésticos. Para garantir mais privacidade ao seu pet, as caixas de areia fechadas para gatos pode ser uma boa solução.

2) Doenças urinárias podem ser a razão para o gato fazer xixi no lugar errado

Por serem animais extremamente higiênicos, qualquer atitude fora do padrão pode significar que algo não vai bem com a saúde do seu gatinho. A queixa inicial para problemas de saúde relacionado ao sistema urinário, como a insuficiência renal, quase sempre é o gato fazendo xixi lugar errado . Por isso, é fundamental observar bem os sinais do seu pet e procurar um médico veterinário para fazer o diagnóstico correto.

3) Cocô de gato fora da caixa de areia também pode significar desaprovação do felino em relação ao tipo do acessório

Ainda que você escolha a caixa de areia do seu bichano com todo carinho, é possível que o animal não se adapte bem àquele tipo. Se o felino não achar uma posição confortável para fazer suas necessidades ou, até mesmo, precisar forçar uma parte do corpo para se encaixar é provável que ele desaprove o item. Por ser um objeto tão importante para o dia a dia dos gatinhos, antes de escolher a melhor caixa de areia para gatos, você precisa ficar atento a alguns detalhes e as necessidades do seu pet. Evite comprar objetos de plástico ou perfumados e certifique-se de que a caixa corresponde ao tamanho do animal.


Caixa de areia para gatos: manter a limpeza do item em dia pode evitar cocô e xixi de gato no sofá e em outros móveis da casa
Caixa de areia para gatos: manter a limpeza do item em dia pode evitar cocô e xixi de gato no sofá e em outros móveis da casa

4) Gato fazendo xixi ou cocô no lugar errado pode ser um sinal de que a caixa de areia precisa ser higienizada

Não importa se você mora em casa ou apartamento: é preciso manter uma rotina de limpeza da caixa de areia para gatos. Isso porque os felinos possuem uma baixa tolerância à sujeira e odores fortes, o que pode resultar em xixi e cocô de gato em lugares indesejados. Por isso, a melhor saída é higienizar o acessório numa frequência que seja confortável tanto para você quanto para o seu gatinho. Para isso, tenha os utensílios certos para facilitar o processo: bacia grande, pá para caixa de areia e saquinho higiênicos precisam estar nessa lista.

5) Gato fazendo xixi ou cocô fora do lugar também pode indicar que o seu bichano está ansioso ou estressado

Assim como os humanos, os gatos também sofrem com mudanças drásticas e repentinas no dia a dia. O nascimento de bebês ou a chegada de um novo animal na casa, por exemplo, podem fazer com que o seu bichano se sinta excluído e, consequentemente, mais arisco e ansioso. O resultado? Mau comportamento, xixi ou cocô na cama e sofá, perda de apetite e agressividade. Para amenizar o estresse do pet, é preciso ter paciência e fazer o possível para que o animal se sinta amado e acolhido. Ofereça alguns cuidados básicos, como água fresca e brinquedos para gatos. Esse é o momento certo para estreitar os laços e curtir a companhia do seu amigo!

Redação: Úrsula Gomes