A cinomose canina é uma doença grave provocada por um vírus altamente transmissível. Se não for tratado corretamente, o cachorro com cinomose pode não resistir, já que os sintomas se desenvolvem rapidamente, afetando a locomoção e o sistema nervoso do animal. A cinomose canina também se alastra rápido, colocando em risco todos os cães que tiveram contato com o animal infectado. Para entender melhor os efeitos da doença, o Patas da Casa reuniu 5 perguntas e respostas sobre a cinomose em cães para sanar as suas dúvidas. Confira!

1. O que é cinomose canina?

Quais raças de cachorro mais combinam com você?

Preencha todos os campos para participar.

É só preencher e começar!

Escolha uma opção abaixo

Não tenho pets
Tenho cão
Tenho gato
Tenho cão e gato
Autorizo receber comunicações e publicidade da NESTLÉ®.

A cinomose em cães é uma doença infectocontagiosa causa por um vírus altamente agressivo e que pode deixar sérias sequelas no animal ou, até mesmo, levá-lo à morte. A cinomose em cachorro costuma atingir principalmente aqueles animais com sistema imunológico mais enfraquecido, como os cachorros filhotes e idosos quer não foram vacinados. Os cães que já estejam debilitados em função de alguma doença também correm mais risco. O vírus que provoca a enfermidade é oportunista e se replica no sistema nervoso central e nas células sanguíneas do animal.

2. Quais os sintomas da cinomose em cães?

Procurando saber sobre os sintomas da cinomose canina, muita gente se pergunta se o cachorro com cinomose sente dor. Os sinais físicos e comportamentais da doença podem ser múltiplos. Entretanto, a cinomose em cães costuma ter três estágios e, em cada um deles, um sintoma se sobressai. No primeiro estágio, o cachorro com cinomose tende a ter o sistema digestivo afetado e sofrer de diarreia. No segundo, a doença avança e se inclina para o sistema respiratório, sendo comum que secreções amarelas saiam pelos olhos e nariz do pet. Já no último estágio, a cinomose canina atinge o sistema nervoso central provocando convulsões e tremores.


A vacinação é a melhor forma de prevenir a cinomose canina
A vacinação é a melhor forma de prevenir a cinomose canina

3. Cachorro vacinado pega cinomose?

A vacina V10 tem ação contra a cinomose em cães e é feita em três ou quatro doses quando o cachorro é filhote. A duração dela é de 12 meses, portanto, precisa ser reaplicada em 1 dose todos os anos, enquanto o cachorro viver. O cachorro que esteja com alguma dose da vacina atrasada pode contrair a virose. Além disso, é importante que a aplicação seja sempre feita por um médico veterinário de confiança. Isso é importante pois, caso o animal esteja apresentando uma imunossupressão por outra patologia no momento da aplicação da vacina, ele pode não conseguir produzir anticorpos contra o vírus da cinomose. Neste caso, a vacina será ineficaz e animal estará desprotegido. O veterinário é o único que pode identificar essa situação, por isso, examinar o cachorro antes de tomar a vacina é essencial.

4. Quanto tempo dura a cinomose no cão?

O vírus fica incubado por cerca de 3 a 6 dias no organismo do cachorro depois dele ser infectado. Esse período de incubação, onde o animal ainda não costuma apresentar sintomas, pode durar até 15 dias. Após esse momento, o animal entra em estágio sintomático. A transmissão da virose acontece principalmente pelo contato direto de um cachorro contaminado com outro saudável, seja durante brincadeiras ou ao compartilhar itens pessoais, como o bebedouro. A doença se espalha por meio de secreções nasais e espirros do cachorro com cinomose. Ao observar qualquer indício de que seu cachorro possa estar com cinomose canina, leve-o ao médico veterinário imediatamente.

5. Cinomose canina tem cura?

A cinomose tem cura. O tratamento da virose costuma ser feito com antivirais, acupuntura, fisioterapia e suplementação com vitaminas, dependendo do estágio em que a doença se encontra. Quando a virose atinge o sistema nervoso central, é comum que o animal fique com sequelas e que necessite de acompanhamento médico pelo resto da vida. Por isso, fazer o diagnóstico da cinomose em cães com precisão e rapidez é muito importante.

Redação: Hyago Bandeira