Mesmo que os cães não tenham a habilidade de falar e se expressar como os humanos, eles são capazes de se comunicarem muito bem. Com uma linguagem corporal extremamente rica, tudo o que o tutor precisa é aprender a interpretar todos os sinais - isso, inclusive, vai ajudar muito a melhorar a comunicação entre vocês. Mas como fazer isso? Pode parecer uma tarefa difícil, mas não é: com atenção e um pouco mais de conhecimento sobre a linguagem corporal dos cachorros, é totalmente possível entender o que se passa pela cabeça do seu doguinho ou o que ele quer em alguns momentos. Para te orientar nessa jornada, separamos algumas dicas muito valiosas para entender a linguagem de cachorro. Dá só uma olhada!

Quais raças de cachorro mais combinam com você?

Preencha todos os campos para participar.

É só preencher e começar!

Escolha uma opção abaixo

Não tenho pets
Tenho cão
Tenho gato
Tenho cão e gato
Autorizo receber comunicações e publicidade da NESTLÉ®.

1) Conhecer muito bem o animal é o primeiro passo para entender a linguagem de cachorro

Por mais clichê que pareça, essa é a melhor forma de aprender a ler o comportamento do seu doguinho. Cada cão é único e tem seu próprio jeitinho de se expressar, então a melhor forma de o compreender é observando situações do cotidiano e descobrindo do que ele gosta ou não. Por exemplo, às vezes o seu cachorro adora ganhar um petisco como mimo e não hesita em demonstrar isso: começa a pular de um lado para o outro e fica com a língua para fora só esperando a hora de abocanhar o alimento. Como dá para saber disso? É só observar a linguagem corporal do cachorro diante dessa situação: se ele fica animado ou mais indiferente, se ele come tudo de uma vez ou só cheira e depois deixa para lá. Existem muitas formas de conhecer o seu doguinho, e com a convivência fica fácil de perceber como o animal se sente diante de várias situações.

2) Linguagem corporal canina: o movimento das orelhas e do rabo podem dizer muita coisa

Já reparou que as orelhas do cachorro se movimentam de diferentes formas? Às vezes elas estão apontadas para cima, às vezes estão para baixo, e em alguns casos uma pode estar para cima, e outra para baixo… pois é, tudo isso faz parte da linguagem corporal dos cães. Tanto o movimento das orelhas quanto o movimento do rabo do cachorro têm uma função importante na comunicação canina. As orelhas para cima geralmente indicam que o cachorro está concentrado e atento, enquanto as orelhas para baixo podem ser sinônimo de tranquilidade, tristeza ou medo.

Já a cauda balançando pode representar diferentes sentimentos como animação, felicidade, ansiedade ou estresse. O rabo de cachorro parado também tem seus motivos: se ele estiver rígido para cima, o animal está prestes a atacar; se ele estiver na altura do corpo, ele está de olho em alguma coisa. Já quando ele está para baixo, é porque o doguinho está triste.

 

linguagem corporal canina: cachorro latindo

3) Na linguagem de cachorro, os latidos têm diferentes significados

 

Não vale se limitar somente à linguagem corporal: cachorro pode emitir diferentes sons e ruídos, como os famosos latidos, e essa também é uma forma de comunicação. “Mas os latidos não são sempre os mesmos?” é o que alguns tutores se perguntam. A resposta para isso é não. O cachorro pode latir porque está feliz, assim como pode latir de tristeza (o que se assemelha bastante a um uivo), da mesma forma que o cão late quando está entediado, carente ou com medo. Também é possível que os latidos aconteçam como uma forma de proteger ou marcar território. 

4) O olhar faz parte da linguagem corporal dos cães

Os humanos costumam usar bastante a expressão “um olhar vale mais do que mil palavras”. Pois bem, isso também se aplica no caso dos cães. Os doguinhos conseguem transmitir um milhão de sensações e sentimentos com um simples olhar. Quando eles fazem alguma besteira, por exemplo, a carinha de cachorro arrependido é quase que imediata - principalmente depois que ele vê a reação do tutor. Mas como que ele demonstra isso? Pelo olhar, claro! Da mesma forma que, quando estamos tristes, o cachorro se aproxima e olha pra gente como quem diz que vai ficar tudo bem. É tanto afeto, carinho e amor que eles transmitem com um simples olhar que vale muito mais do que qualquer palavra (ou latido).

5) Observe atentamente a postura do cãozinho como um todo, nunca isoladamente

Claro que é muito importante saber o que alguns movimentos representam na linguagem corporal canina, mas eles não devem ser analisados isoladamente na hora de entender o seu amigo de quatro patas. É o conjunto que realmente deve ser observado, porque essa é a melhor forma de saber o que o cãozinho quer dizer com alguns comportamentos. Por isso, observe a postura do animal como um todo: orelhas, rabo, olhos, corpo, patas; enfim, tudo. Só assim será possível decifrar a mensagem que o cachorro de fato quer passar com a sua linguagem corporal canina.

Redação: Juliana Melo