Os animais não estão livres de problemas psicológicos e emocionais. Os cães são um bom exemplo disso. O cachorro ansioso pode ter causas variadas: falta de atividade física, saudade dos donos e até a vivência em um ambiente hostil são alguns “gatilhos” comuns. É preciso observar o cão para entender esse comportamento e encontrar a melhor forma de lidar com isso. Paciência e algumas mudanças na rotina são necessárias para evitar que episódios de ansiedade evoluam para algo mais grave. Quer entender melhor sobre a ansiedade canina? Listamos 5 situações que são gatilho para deixar o seu cachorro ansioso!

1) Ansiedade de separação canina: muitas horas sozinho e falta de estímulos

Quais raças de cachorro mais combinam com você?

Preencha todos os campos para participar.

É só preencher e começar!

Escolha uma opção abaixo

Não tenho pets
Tenho cão
Tenho gato
Tenho cão e gato
Autorizo receber comunicações e publicidade da NESTLÉ®.

Se você trabalha o dia inteiro ou costuma passar longas horas fora de casa, as chances do seu cãozinho sofrer (mesmo) de saudade são grandes. O erro de muitos tutores está justamente em romantizar esse apego do cachorro. A ansiedade de separação canina se manifesta com uma reação desesperada depois que o dono sai de casa: choro, uivos, irritação, latidos e destruição são algumas formas que o animal encontra para chamar a atenção para o problema.

A melhor forma de tratar a ansiedade de separação é fazer o cachorro entender que sua saída não representa um perigo - e que você vai voltar. O ideal é distraí-lo com petiscos, brinquedos e bastante enriquecimento ambiental para que ele associe esse momento com estímulos legais e divertidos. Evite longas despedidas (lembra que o cão entende nossa postura corporal e sabe quando estamos tristes?) e quando voltar para casa não faça muita festa também. Outra dica é deixar uma camiseta velha, de preferência com o seu cheiro, próximo ao lugar onde o cão dorme. Sentir seu cheiro faz com que ele se sinta menos angustiado. Se mesmo assim não resolver, a ajuda de um veterinário e um adestrador comportamentalista pode ser necessária.

2) Cachorro com medo de fogos: barulho pode deixar o cachorro ansioso e causar riscos à saúde

Grandes comemorações que geralmente envolvem fogos de artifício, como réveillon, campeonatos de futebol e carnaval, são o pavor de todo dono de pet. O barulho ensurdecedor é um gatilho comum para a ansiedade em animais domésticos: muitos cães ficam extremamente nervosos, com tremores por todo o corpo e, às vezes, desorientados - por isso, as fugas também são muito comuns nessas datas. Além disso, não são raros os casos de animais que têm os tímpanos estourados, além de crises convulsivas e ataques cardíacos. O mesmo pode ocorrer com animais que têm medo de chuva.

O ideal é manter o seu cachorro seguro e dentro de casa. Provavelmente, ele se esconderá em um local que se sinta acolhido. Você pode ficar por perto (mas sem forçar uma aproximação) e oferecer petiscos para que ele associe a situação com algo positivo. A técnica de amarração do pano (chamado de Tellington Touch) é uma boa alternativa, mas é importante ter planejamento e supervisão. Música clássica para cachorro também ajuda a abafar o barulho e lidar com a ansiedade causada pelos fogos.


Na maioria das vezes, o cachorro ansioso desconta esse sentimento nos móveis e objetos da casa
Na maioria das vezes, o cachorro ansioso desconta esse sentimento nos móveis e objetos da casa

3) Não grite com o seu cão! Isso pode deixá-lo bem ansioso

Já é muito difícil para o seu cãozinho não falar a mesma língua que você. Muitas vezes, na tentativa de ser firme e educá-lo, você acaba gritando com o animal na tentativa de impor disciplina. Na maioria das vezes, você apenas está impondo medo e deixando o cachorro ansioso. É importante que você coloque ordem na casa, mas agir assim pode só piorar o comportamento do animal. Isso também vale para um ambiente de muita gritaria, mesmo que não seja exclusivamente com o cachorro. Gritos são gatilho para a ansiedade de muita gente, imagina de um bichinho? Se ele não está se comportando como deveria, experimente outros métodos de educá-lo, como o adestramento positivo.

4) A hora do banho pode ser muito estressante para o animal

Se para nós o banho é sinônimo de um momento confortável e relaxante, para os cães não é bem assim. Apesar de ser necessário para manter a higiene do animal, a maioria dos cachorros tem medo do banho (da água e do secador) e pode ficar bem ansioso. Você precisa fazer com que esse momento seja o mais relaxante possível para o animal. Uma dica é associar o momento com reforços positivos, como petiscos, bastante carinho e brinquedos.

O que também pode incomodar bastante na hora do banho é o excesso de perfume dos produtos. Como o olfato do cachorro é muito potente, os cheiros são potencializados. Por isso, é ideal que você use shampoos e condicionadores com aromas mais neutros.

5) Falta de exercícios físicos é uma das principais causas de ansiedade em cães

Ter um cachorro significa uma mudança brusca na rotina de qualquer humano. Você precisa adequar seus horários para brincar, passar um tempo com ele e passear diariamente (às vezes, mais de uma vez por dia). A falta de exercícios, associada com o tédio, pode causar comportamentos indesejáveis - e com certeza ele vai descontar a energia acumulada nos seus móveis. Além da ansiedade, pode comprometer a saúde do animal, levando a quadros de obesidade canina e diabetes.

Redação: Karoline Miranda