O gato tricolor chama a atenção com a sua beleza única. A pelagem desses pets é bem colorida, misturando tons branco, preto e laranja, e deixando qualquer animal mais charmoso. Mas você sabia que existem muitos mistérios e curiosidades por trás dos gatos tricolores? A seguir, confira 5 fatos que revelam por que os gatos tricolores são tão especiais.
1) A maioria dos gatos tricolores são fêmeas
É praticamente impossível falar de gato tricolor sem mencionar um fato curioso: quase todo gato de 3 cores é fêmea - e isso acontece por causa da genética. Para um gato nascer com a pelagem tricolor, ele precisa apresentar laranja, preto e branco. O problema é que o laranja e o preto estão ligados ao cromossomo X, enquanto a cor branca normalmente surge de maneira independente por meio do gene de manchas brancas. Dessa forma, como as fêmeas têm dois cromossomos X, elas têm mais chances de herdar essa combinação de cores.
2) O gato tricolor macho é bem raro, mas pode existir
Apesar de ser extremamente raro, até é possível ver um gato tricolor macho. Isso costuma ocorrer quando o animal sofre com Síndrome de Klinefelter, uma condição genética em que o animal nasce com um cromossomo X a mais. Ou seja, eles carregam os cromossomos XXY, e não apenas o XY, como deveria ser. Nessa situação específica - e bem rara -, é possível combinar as cores que formam o gato tricolor.
3) As gatas tricolores são símbolos de sorte
Em muitos países, especialmente no Japão, a gata tricolor é considerada um verdadeiro amuleto da sorte. A famosa estatueta chamada Maneki-neko (aquele gatinho com a patinha levantada) frequentemente representa uma gata tricolor, sendo usada para atrair fortuna e prosperidade.

4) Nenhum gato tricolor é igual ao outro
Assim como as impressões digitais humanas, a pelagem dos gatos tricolores é única. Não existe um padrão fixo para a distribuição das cores, e, por isso, cada gato tricolor tem sua própria combinação exclusiva. Isso torna esses bichanos ainda mais especiais! Além disso, é importante destacar que o gato tricolor não pertence a uma raça específica - na verdade, essa coloração pode aparecer em diversas raças e até em gatos sem raça definida (SRD).
6) A personalidade das gatas tricolores é independente, mas amável
A cor do gato pode impactar diretamente na personalidade do animal. No caso da gata tricolor, uma característica que normalmente é observada é que essas bichanas têm um lado bem independente. Além disso, ela costuma ser curiosa, cheia de energia e até um pouco teimosa. No entanto, ao mesmo tempo, todo gato tricolor também tem um lado amável e carinhoso com os donos.