Os cachorros são os melhores amigos de quatro patas que qualquer pessoa pode ter, mas é importante lembrar que eles precisam de alguns cuidados no dia a dia. Os banhos, por exemplo, são algo que deve fazer parte da rotina de todo animal. No caso de um cachorro medroso, porém, o cuidado deve ser redobrado para que ele não veja a situação como algo negativo e se torne um trauma no futuro. Separamos algumas dicas de como dar banho em cachorro medroso, para que o hábito seja agradável tanto para o tutor quanto para o animal.
1) Temperaturas muito quentes são um erro na hora de dar banho em cachorro
Esse é um erro bastante comum e que afeta totalmente a experiência do banho de cachorro. Como a pele desses animais é bastante sensível, temperaturas muito extremas podem incomodar bastante os pets, provocando até mesmo queimaduras pelo corpo. Por isso, é fundamental se certificar de que a água não está muito quente para dar banho em cachorro medroso - ela deve estar no máximo morna ou então fria.
2) Molhar um cachorro medroso repentinamente deve ser evitado
Algumas pessoas pensam que é uma boa ideia tentar enganar os cães na hora de dar banho, molhando o animal de surpresa quando ele claramente não está preparado para isso. Não é nem preciso dizer porque esse pensamento é totalmente equivocado, né? Ao adotar esse tipo de atitude, o tutor acaba deixando o cachorro ainda com mais medo da água e dos banhos, que são extremamente necessários na rotina. Para evitar que isso aconteça, o ideal é apresentar a água aos poucos para o seu amigo, mostrando que ela não vai fazer nenhum mal para ele. Deixe ele analisar a situação primeiro e, aos poucos, vá molhando o corpo do animal com muita delicadeza, sempre observando como ele reage diante disso.
3) Banho de cachorro: não use a água como forma de punição
Se você tem um cachorro medroso e que naturalmente não gosta de se molhar, não adianta usar água como punição em nenhuma circunstância. Na verdade, isso só piora a situação e deixa o bichinho com mais motivos para se recusar a tomar banho, que não é o objetivo. O ideal é que você incentive a aproximação do animal com a água de forma natural e que não seja prejudicial para ninguém. Mesmo que em alguns momentos isso pareça muito difícil, converse com o seu pet de forma calma e tranquila, mas nunca o punindo.
4) O clima na hora do banho em cachorro deve ser leve e descontraído
Nem sempre dar banho em cachorro é uma tarefa fácil, mas é importante não deixar isso transparecer demais perto do seu amigo de quatro patas. Os cães são animais muito sensitivos, e se ele percebe uma agitação fora do normal, é capaz dele acabar ficando mais agitado também. Portanto, o ideal é transformar o banho de cachorro em algo relaxante e lúdico, com brincadeiras, carinho e muito amor envolvido. Vale até botar uma música ambiente bem calminha e levar o brinquedo preferido do doguinho para deixá-lo mais à vontade. É uma boa hora para fazer uma associação positiva do banho com petiscos e carinho.
5) O cachorro medroso precisa de muita paciência
Não espere que o medo do cãozinho simplesmente vá desaparecer da noite para o dia. Por isso, antes de inserir qualquer novo hábito na rotina de um cachorro medroso, é importante ter em mente que tudo deve acontecer gradativamente e com muita paciência. Qualquer tipo de estresse deve ser evitado nessas horas, de forma que o banho em cachorro seja uma atividade prazerosa para o seu doguinho. Aos poucos, o seu peludinho vai se acostumando com essa ideia.
Redação: Juliana Melo