Cuidar de gato, assim como com qualquer outro animal de estimação, é algo que exige tempo e demanda o máximo de atenção. Dar uma checada em diferentes partes do corpo dele de vez em quando para saber se está tudo bem faz parte dessa rotina: alguns problemas e condições de saúde aparecem com sintomas discretos, que só vão ser percebidos com um olhar mais minucioso. Por isso, aproveite os próximos momentos de carinho e se o seu felino for dos que permitem esse tipo de coisa, dê uma analisada nessas partes do corpo dele: 

Quais raças de cachorro mais combinam com você?

Preencha todos os campos para participar.

É só preencher e começar!

Escolha uma opção abaixo

Não tenho pets
Tenho cão
Tenho gato
Tenho cão e gato
Autorizo receber comunicações e publicidade da NESTLÉ®.

1) Boca, gengiva, dentes e língua de gato: machucados e vermelhidão na área podem significar diferentes doenças 

A região oral do seu amigo felino pode demonstrar uma série de problemas que vão dos mais simples de serem resolvidos aos mais complicados. O tártaro no dente de gato, por exemplo, acontece por causa do acúmulo de resíduos alimentares na boca e pode ser prevenido com uma boa higiene oral e alimentação correta. Se isso não acontecer,pode gerar questões mais complicadas, como a gengivite, a halitose e infecções diversas. As úlceras, feridas e vermelhidão, tanto na parte interna, como a língua de gato, quanto na externa da boca podem ser sintomas de doenças como estomatite, esporotricose, calicivirose e acne felina.  

2) O rabo de gato é essencial para o equilíbrio do animal e deve ser checado de vez em quando

Identificar que alguma coisa está errada com o rabo do seu gato não é difícil: quando se trata de machucados causados por fatores externos, como uma torção ou ferida, é comum que ele perca o equilíbrio, demonstre que está com dor e não movimente o rabo como de costume, por exemplo. Uma lesão aberta no rabo do animal também pode causar diferentes tipos de infecções e inflamações. Além disso, as dermatites que se espalham pelo corpo do animal também podem atingir a cauda.

 

gato lambendo a pata

3) A pata de gato pode ser o foco de uma série de problemas diferentes

 

As patinhas dos gatos e cachorros costumam ser “esquecidas” no que se trata dos cuidados, mas elas são super importantes para a manutenção da qualidade de vida do seu amigo. Quando há algum tipo de dor ou ferida na pata de gato, ele não consegue se movimentar direito e essa função é essencial para que seu felino tenha a autonomia que tanto ama. Por isso, fique atento e procure por cortes e feridas que podem ter sido feitas enquanto ele andava, reações alérgicas a alguma coisa que entrou em contato com a pele (dermatites), pulgas e carrapatos, infecções causadas por fungos e bactérias e, até mesmo, machucados provocados pelos próprios gatos ao se lamberem ou morderem (geralmente, sinais de ansiedade felina). 

4) Doenças externas e do canal auditivo podem atingir a orelha de gato

A otite é uma doença dolorida e incômoda causada por uma inflamação no canal auditivo do seu gato. Ela pode ser identificada com facilidade assim que começa porque seus sintomas envolvem pus, coceira, vermelhidão e, até mesmo, feridas na região. Além disso, as infecções causadas pela ação de ácaros também são muito comuns na região da orelha e do ouvido do animal. Quando há uma infestação de pulgas no ambiente e no animal, também é comum que elas tenham uma ação bem forte na região das orelhas: vale a pena ficar atento para garantir o conforto do seu amigo. 

5) O olho do gato pode ser afetado tanto por doenças genéticas quanto por fungos e bactérias

Assim como outras partes sensíveis do corpo do seu gato, os olhos dele também podem ser atingidos por infecções causadas por fungos e bactérias. A conjuntivite é uma das mais comuns entre essas. Além disso, seu amigo também pode ter problemas como a uveíte felina, catarata, glaucoma e atrofia da retina, que podem ou não ser genéticos. Fique atento se ele apresentar lacrimação em excesso, inchaço, esbranquiçamento da retina e qualquer outra diferença desse tipo nos olhos do seu amigo. Tudo isso pode indicar alguma coisa a mais.

Redação: Ariel Cristina Borges