Raças

5 coisas que o Border Collie é capaz de fazer por causa da sua inteligência

O Border Collie é uma das raças de cachorro mais inteligentes que existe. Veja o que esses cães podem fazer
O Border Collie é uma das raças de cachorro mais inteligentes que existe. Veja o que esses cães podem fazer

Pensa em um cãozinho esperto: esse é o Border Collie. Não é à toa que essa raça de cachorro é considerada a mais inteligente do mundo, de acordo com o ranking de inteligência canina elaborado pelo famoso psicólogo Stanley Coren. Mas o que diferencia o cachorro Border Collie das demais raças que existem? Como a inteligência desse doguinho se sobressai e o que ela permite que esses cães façam? Para entender melhor como as habilidades cognitivas do Border Collie se manifestam, preparamos uma matéria com 5 coisas que esse cachorro pode fazer por serem tão inteligentes. Dá só uma olhada!

1) O Border Collie pode aprender vários truques e comandos rapidamente

Todo mundo que tem um cachorro já deve ter pensado pelo menos uma vez em como seria legal ensinar o pet alguns truques, como sentar e dar a patinha. Mas, diferente de algumas raças que podem ter problemas para aprender certos comandos, o cachorro Border Collie é um ótimo candidato para qualquer tipo de ensinamento. Por serem muito inteligentes, essa raça consegue assimilar rapidamente o que o tutor deseja sem precisar de muitas repetições. Para que o treinamento seja ainda mais eficaz, recomenda-se utilizar a técnica do reforço positivo, que consiste em recompensar o animal sempre que ele “acertar” o comando.

2) A raça de cachorro Border Collie tem grande facilidade de adaptação

Um dos principais pontos a serem levados em consideração para determinar se um cachorro é inteligente ou não é quanto ao nível de adaptação da raça em diferentes situações. Nesse caso, o Border Collie é expert: esse cãozinho consegue se adaptar facilmente a vários ambientes. O que conta muito durante esse processo de adaptação é que o tutor saiba como gastar a energia do seu amigo de quatro patas, pois a raça Border Collie é bastante energética e precisa de estímulos físicos e mentais constantemente.

Quais raças de cachorro mais combinam com você?

É só preencher e começar! sem cadastros ou formulários.

Depois do expediente de trabalho na sexta, o que você gosta de fazer?

Como seria o seu domingo perfeito?

Como você fica em um dia de chuva?

Como seria a viagem ideal nas férias?

Como você costuma encontrar os amigos?

Qual o seu tipo de exercício favorito?

Como é a sua rotina matinal?

Como é a sua agenda no fim de semana?

Schnauzer e Shih Tzu são raças mais independentes Golden Retriever e Yorkshire gostam de companhia Border Collie e Jack Russell Terrier são aventureiros
    Border Collie: cachorro é bastante indicado para a prática de agility
    Border Collie: cachorro é bastante indicado para a prática de agility

    Mais Lidas

    Como o gato reconhece seu dono? Descubra esse e outros comportamentos da relação de um felino com o tutor
    Comportamento animal

    Como o gato reconhece seu dono? Descubra esse e outros comportamentos da relação de um felino com o tutor

    A companhia dos felinos é uma delícia, mas tem lá seus desafios, principalmente na hora de tentar entender a linguagem dos gatos. Por serem mais reservados, muitos tutores ficam na dúvida se esses animais realmente apreciam a presença dos humanos, se perguntando como os gatos nos veem. Será que eles são capazes de nos entender? Como o gato reconhece seu dono? Como saber se eles gostam da gente? Para tentar desvendar de uma vez por todas alguns dos comportamentos do gato em relação ao seu tutor, preparamos uma matéria bem especial. Vem com a gente e saiba mais sobre o assunto!

    Comportamento felino: por que os gatos pedem comida mesmo com o pote cheio de ração?
    Comportamento animal

    Comportamento felino: por que os gatos pedem comida mesmo com o pote cheio de ração?

    Não é segredo para ninguém que os gatos são muito exigentes com alimentação e higiene. E um hábito muito comum observado por todo gateiro é o gato pedindo comida mesmo quando o pote de ração está cheio: eles manifestam a insatisfação com a comida “velha” com muitos miados para chamar a atenção do tutor. Esse é mais um curioso comportamento felino com muitas explicações coerentes por trás.

    As 7 raças de cachorro que mais precisam gastar energia
    Comportamento animal

    As 7 raças de cachorro que mais precisam gastar energia

    Manter a frequência de passeios no dia a dia do seu amigo de quatro patas é algo necessário para todas as raças de cachorro. Além dos benefícios que a socialização desses momentos traz, para muitos animais, essa caminhada é atividade física suficiente para o gasto de energia diário. Raças mais preguiçosas, que só devem se movimentar para manter a saúde, não precisam de muito tempo dedicado a essa área, mas nem todas são assim: para equilibrar, existem algumas raças de cachorro têm energia de sobra. Pensando no bem da saúde do seu animal e buscando evitar que ele desconte essa disposição acumulada em outras partes da casa, nós separamos algumas raças que precisam de agitação para ficar bem no dia a dia. Dá uma olhada!

    Mordida de gato: 6 coisas que motivam esse comportamento nos felinos (e como evitar!)
    Comportamento animal

    Mordida de gato: 6 coisas que motivam esse comportamento nos felinos (e como evitar!)

    Os felinos não são muito associados com o ato de morder. Diferente dos cachorros, o comportamento é bem menos frequente nos felinos. É justamente por isso que muita gente acaba ignorando as mordidas por subestimar a força do animal e achar que não vai machucar. A mordida de gato não só pode ocorrer por muitos motivos, como também podem causar acidentes. Geralmente, os gatos dão alguns sinais que antecipam a mordida e é importante que você aprenda a reconhecê-los, assim como também entender as razões que levam o felino a ter essa atitude. Preparamos uma matéria completa sobre o assunto, então chega mais e vem entender porque os gatos mordem!

    3) Border Collie: cachorro pode trabalhar com o pastoreio de animais

    Como muitos devem saber, a raça de cachorro Border Collie era muito utilizada antigamente para trabalhos no campo, principalmente para cuidar de rebanhos. Mas, dentre os vários cães de pastoreio que existem, essa é uma das raças mais procuradas para desenvolver esse tipo de trabalho. Isso acontece por um simples motivo: o Border Collie apresenta um ótimo desempenho para conduzir ovelhas e outros animais, sem que nenhum se perca no meio do caminho. Esse cachorro tem toda a agilidade e destreza necessária, o que é explicado por causa da sua inteligência.

    4) O Border Collie é extremamente obediente se for adestrado quando filhote

    Embora o cachorro Border Collie seja muito inteligente e possa ser adestrado em qualquer fase da vida, o ideal é fazer isso logo nos primeiros meses de vida do pet. Justamente por causa da sua inteligência, alguns cães podem querer começar a agir por conta própria, ignorando os comandos que lhe são dados. Por isso, a melhor forma de garantir que o seu cãozinho vai ser totalmente obediente é com o adestramento do Border Collie filhote, pois essa é a melhor idade para ensinar e educar o animal do que é certo ou errado. Ainda assim, vale destacar que, no geral, os tutores não têm nenhum tipo de problema de comportamento com a raça, pois o Border Collie costuma ser bem tranquilo de se conviver.

    5) O cachorro Border Collie é ótimo em esportes como o agility para cães

    Um esporte muito comum no universo canino é o agility para cães (ou circuito para cachorro), que treina a habilidade cognitiva desses animais em percursos com obstáculos e outros equipamentos. Não é difícil imaginar por que a raça Border Collie se dá super bem com esse tipo de esporte, né? Devido a sua inteligência e ao instinto de cão de pastoreio, esses cachorros conseguem aprender com muita facilidade os comandos do agility. Vale destacar que, além de gastar a energia dos doguinhos, essa prática esportiva também ajuda a estreitar os laços e a comunicação do tutor com o Border Collie.

    Redação: Juliana Melo

    Casco para cachorro faz mal? Quando é indicado? Quais os cuidados?

    Próxima matéria

    Casco para cachorro faz mal? Quando é indicado? Quais os cuidados?

    5 coisas que você pode fazer pelos cachorros abandonados da sua cidade
    Cuidados

    5 coisas que você pode fazer pelos cachorros abandonados da sua cidade

    Poucas cenas partem tanto o nosso coração quanto ver um cãozinho abandonado pelas ruas da cidade, né? Mas o que poucas pessoas sabem é que é totalmente possível fazer pequenas coisas que podem mudar completamente a vida daquele bichinho. Nem sempre adotar um cachorro é uma opção palpável pelos mais diferentes motivos, mas isso não significa que não dá para ajudar os animais abandonados a ter uma qualidade de vida um pouquinho melhor. E como é possível fazer isso, afinal de contas? Vem que a gente te mostra como pequenas atitudes podem melhorar - e muito! - a vida de um cachorrinho abandonado.

    Pastor-de-shetland ou Border Collie? Veja as diferenças entre as duas raças de cachorro
    Raças

    Pastor-de-shetland ou Border Collie? Veja as diferenças entre as duas raças de cachorro

    É muito comum que haja uma confusão quando falamos do Pastor-de-shetland e do Border Collie. Afinal, são duas raças de cachorro que compartilham basicamente os mesmos ancestrais e, fisicamente, o cão Pastor-de-shetland tem algumas semelhanças notáveis quando comparado com um Collie - e, consequentemente, com o Border Collie também. Por isso, nada mais justo do que destacar quais são as principais diferenças entre essas raças, não é mesmo? 

    Gato vomitando: veja as possíveis causas do vômito e saiba o que fazer!
    Vômito

    Gato vomitando: veja as possíveis causas do vômito e saiba o que fazer!

    O gato vomitando não é motivo para desespero! Quem tem um felino para chamar de seu sabe que não é nada raro encontrar um vômito de gato espalhado pela casa, né? Felizmente, na maioria das vezes, a surpresinha desagradável pode estar associada a causas bem corriqueiras, tipo a bola de pelos ou uma simples regurgitação. Mesmo assim, é muito importante ficar atento ao comportamento do gato e se certificar de que o problema não é resultado de algo mais grave.

    Como limpar a caixa de areia do gato? 5 dicas que vão facilitar a sua vida - mesmo em apartamento!
    Caixa de areia

    Como limpar a caixa de areia do gato? 5 dicas que vão facilitar a sua vida - mesmo em apartamento!

    Não adianta: ter um animal de estimação em casa aumenta consideravelmente a quantidade de tarefas diárias que você precisa fazer para manter tudo em ordem. O trabalho compensa no final, mas para garantir um ambiente confortável tanto para você, quanto para o bichinho, a limpeza não pode ser deixada de lado — principalmente se ele for um gato. Como os felinos são bem organizados e higiênicos, a caixa de areia do gato precisa ser limpa regularmente, já que, se ele não se sentir confortável no lugar certo, vai acabar fazendo xixi e cocô em outros lugares da casa. Confira, aqui embaixo, cinco dicas que vão tornar essa rotina mais simples (mesmo se você morar em apartamento)!

    Ver Todas >

    Por que o olho de gato brilha no escuro? Veja essa e outras curiosidades sobre o olhar felino
    Comportamento animal

    Por que o olho de gato brilha no escuro? Veja essa e outras curiosidades sobre o olhar felino

    Quem nunca se perguntou se o gato enxerga no escuro ou até mesmo se assustou com o olho felino brilhando à noite? O olhar de gato é cheio de particularidades, assim como outras partes do seu corpo. Pais de primeira viagem podem estranhar essas alterações no olhar que são comuns em todos os felinos. Para esclarecer de uma vez por todas essas dúvidas, o Patas da Casa reuniu uma série de curiosidades que vão te ajudar a entender melhor por que a pupila do gato muda de acordo com o ambiente e como os gatos enxergam no escuro. 

    Passear com cachorro: como deixar o pet menos ansioso ao ver a coleira e guia?
    Comportamento animal

    Passear com cachorro: como deixar o pet menos ansioso ao ver a coleira e guia?

    Passear com cachorro é uma das melhores formas de gastar energia dos animais domésticos. Os cães adoram sair de casa, fazer novos amigos e passar um tempo de qualidade com o tutor. O problema é que normalmente a hora do passeio desperta a agitação sem fim nos cãezinhos. Alguns, inclusive, não podem ver a coleira e a guia que já começam a pular e correr pela casa. 

    Brinquedos para cachorro filhote: veja as opções indicadas para o primeiro ano de vida
    Comportamento animal

    Brinquedos para cachorro filhote: veja as opções indicadas para o primeiro ano de vida

    O lado brincalhão dos cães permanece em todas as fases da vida. É por isso que os brinquedos para cachorro são super importantes para oferecer mais qualidade de vida ao pet. Mas é importante escolher o ideal para cada cãozinho: assim como existem brinquedos indicados para cada personalidade canina, a idade também influencia na decisão. Os brinquedos para cachorro filhote devem ser adequados para ajudar na dentição e no desenvolvimento do animal. 

    Por que gatos não gostam de carinho na barriga? Veja algumas teorias e explicações!
    Comportamento animal

    Por que gatos não gostam de carinho na barriga? Veja algumas teorias e explicações!

    Ao contrário do que muitos podem pensar, os gatos são animais que podem, sim, ser amáveis e carinhosos com os seus donos - eles só têm um jeitinho bastante próprio de demonstrar isso. O que acontece é que, diferente dos cães, os felinos são mais reservados e menos expansivos nessas demonstrações de afeto, mas quando é hora de receber carinho, eles gostam (e às vezes até procuram por isso). O problema é que não são todos os lugares do corpo do animal que são indicados para as carícias.

    Ver Todas >