O Bernese Mountain Dog é um cachorro grande no tamanho e na capacidade de fazer qualquer um se apaixonar por ele. Também conhecido no Brasil como “Boiadeiro de Berna” ou “Boiadeiro Bernês”, a raça leva esse nome como uma homenagem às suas raízes: o animal é originário de Berna, cidade da Suíça. Basicamente, ele era muito usado como cão de pastoreio e para auxiliar nos trabalhos mais pesados em fazendas localizadas nos alpes suíços. Centenas de anos depois, o Bernese se tornou um cão de companhia muito amigável e fiel à sua família, podendo viver tranquilamente em apartamentos - mesmo com seus quase 70 centímetros de altura e pesando cerca de 50 quilos. O cachorro Bernese possui várias características que você precisa saber antes de buscar um gigante da raça para amar. Veja algumas que separamos:
1) Bernese Mountain: um cão obediente e disciplinado
O Bernese Mountain é muito confiante, determinado e curioso - e isso se deve à sua origem: os cães de pastoreio são muito disciplinados e, como era de se esperar, essa é uma característica marcante na raça. Para começar, ele é o típico cão que gosta de agradar seus donos. Por isso, você não terá dificuldades na hora de educar um cachorro Bernese: muito obediente e focado, ele se adapta rápido às mudanças e logo entende o que pode ou não fazer em casa - mas isso isso não dispensa a correta socialização nos primeiros meses de vida do Bernese filhote, ok?! A inteligência do cachorro Bernese também se manifesta na hora de memorizar vários truques, que com certeza vão ajudar a melhorar a comunicação entre vocês.
2) O Bernese é ideal para famílias grandes
A raça de cachorro Bernese é conhecida por ser muito sociável. Ou seja, gosta de ficar perto da família o tempo todo e vai receber as visitas muito bem. O Bernese é um grande amigo das crianças e costuma ser muito carinhoso e calmo com elas. Ele também não tem problema em conviver com outros animais, inclusive de outras espécies. O Bernese Mountain é pura tranquilidade!

Mais Lidas

Nome de cachorro macho: 100 ideias para chamar o seu novo filhote
Escolher como chamar o seu novo amigo é uma das tarefas mais desafiadoras para os tutores. No caso de nome para cachorro macho, existe uma infinidade de opções que podem entregar as características físicas e até mesmo a personalidade do animal. Com uma boa dose de criatividade e paciência, é possível criar nomes incríveis e bem peculiares - mas é claro que não podemos esquecer dos clássicos e queridinhos entre os pais e as mães de pet.

Pinscher 0, 1, 2 ou miniatura: entenda os tamanhos desse cachorro de raça pequena
Poucos sabem, mas existe uma classificação para determinar cada tipo de Pinscher: tamanhos 0, 1, 2 e 3 são as variações comuns da raça. A numeração que normalmente acompanha o nome da raça do cãozinho pode até parecer estranha, mas é algo que ajuda a diferenciar os tipos de cachorro Pinscher de acordo com as peso e altura. Essa classificação, embora não seja reconhecida oficialmente, é adotada por muitos criadores e pais de pet por aí.

Nomes de cachorro fêmea: listamos 200 opções para você nomear a sua cadela
Dar as boas vindas a um pet em casa é ótimo, mas escolher nomes para cachorrinhas pode ser uma tarefa bem desafiadora. São tantas opções que achar um único apelido pode ser complicado. Quando se trata de nome para cachorra fêmea pequena, é comum que os nomes mais fofos e meigos sejam os preferidos entre os tutores. Você pode ir dos mais comuns exemplos de nome de cachorro - Meg ou Belinha - , apostar em um mais excêntrico - Faísca ou Medusa - ou tentar um mais engraçado.

Como identificar o sexo do gato filhote? Saiba diferenciar machos e fêmeas!
A maioria das pessoas acha quase impossível descobrir o sexo do gato filhote. De fato, diferenciar o órgão genital do gato macho e gato fêmea nos primeiros meses de vida não é fácil. Mas descobrir esse "detalhe" é importante antes de levar um filhotinho pra casa. Não parece, mas é muito normal achar que adotou um gato fêmea e descobrir, depois, que se trata de um gato macho. !
3) O Bernese precisa gastar energia diariamente
Apesar de ser muito calmo, o Bernese Mountain demanda um bom gasto de energia todos os dias (não é pra menos, olha o tamanho dele). A raça se dá muito bem em casas com quintais, onde vai poder brincar à vontade, mas os passeios também são importantes para fortalecer a musculatura e ossos, algo que vai garantir uma velhice mais saudável.
4) Bernese Mountain tem a pelagem impecável, mas que precisa de cuidados
Não dá pra negar: o pelo do Bernese Mountain é o que mais chama a atenção ao ver um cão da raça. Todo Bernese tem a pelagem tricolor, formada pelas cores branca, preta e dourada. Uma característica em todos os animais da raça é a mancha branca que começa no topo da cabeça e segue até o peito. A origem suíça explica a pelagem muito densa, que se desenvolveu justamente para sobreviver em temperaturas mais baixas. Em climas tropicais, o pelo do cachorro Bernese precisa de cuidados muito especiais. Isso porque a densidade pode favorecer o surgimento de fungos e outros problemas de pele. O tutor também observará muita queda de pelo, o que torna indispensável a escovação diária.
5) Cachorro Bernese tem tendência de desenvolver câncer
Por ser um cachorro de porte grande, a expectativa de vida do Bernese Mountain Dog varia de 8 a 10 anos. No entanto, a raça tem tendência de desenvolver alguns problemas de saúde, como displasias na anca e cotovelos, além de problemas oculares. Infelizmente, o Bernese pode desenvolver câncer ao longo da vida: uma pesquisa publicada no Journal of Veterinary Internal Medicine afirma que o sarcoma histiocítico, um raro tipo de câncer que afeta as articulações, atinge até 25% da população da raça. Os cientistas identificaram que o Bernese tem 225 vezes mais chance de desenvolver a doença do que outras raças de cães. Antes de buscar um Bernese filhote, portanto, é importante se preparar para os cuidados que o animal vai demandar ao longo da vida.
Redação: Luana Lopes
