Grandes

5 características do Bernese Mountain Dog

Bernese Mountain Dog: descubra mais sobre essa raça apaixonante
Bernese Mountain Dog: descubra mais sobre essa raça apaixonante

O Bernese Mountain Dog é um cachorro grande no tamanho e na capacidade de fazer qualquer um se apaixonar por ele. Também conhecido no Brasil como “Boiadeiro de Berna” ou “Boiadeiro Bernês”, a raça leva esse nome como uma homenagem às suas raízes: o animal é originário de Berna, cidade da Suíça. Basicamente, ele era muito usado como cão de pastoreio e para auxiliar nos trabalhos mais pesados em fazendas localizadas nos alpes suíços. Centenas de anos depois, o Bernese se tornou um cão de companhia muito amigável e fiel à sua família, podendo viver tranquilamente em apartamentos - mesmo com seus quase 70 centímetros de altura e pesando cerca de 50 quilos. O cachorro Bernese possui várias características que você precisa saber antes de buscar um gigante da raça para amar. Veja algumas que separamos:

1) Bernese Mountain: um cão obediente e disciplinado

O Bernese Mountain é muito confiante, determinado e curioso - e isso se deve à sua origem: os cães de pastoreio são muito disciplinados e, como era de se esperar, essa é uma característica marcante na raça. Para começar, ele é o típico cão que gosta de agradar seus donos. Por isso, você não terá dificuldades na hora de educar um cachorro Bernese: muito obediente e focado, ele se adapta rápido às mudanças e logo entende o que pode ou não fazer em casa - mas isso isso não dispensa a correta socialização nos primeiros meses de vida do Bernese filhote, ok?! A inteligência do cachorro Bernese também se manifesta na hora de memorizar vários truques, que com certeza vão ajudar a melhorar a comunicação entre vocês.

2) O Bernese é ideal para famílias grandes

A raça de cachorro Bernese é conhecida por ser muito sociável. Ou seja, gosta de ficar perto da família o tempo todo e vai receber as visitas muito bem. O Bernese é um grande amigo das crianças e costuma ser muito carinhoso e calmo com elas. Ele também não tem problema em conviver com outros animais, inclusive de outras espécies. O Bernese Mountain é pura tranquilidade!

Quais raças de cachorro mais combinam com você?

É só preencher e começar! sem cadastros ou formulários.

Depois do expediente de trabalho na sexta, o que você gosta de fazer?

Como seria o seu domingo perfeito?

Como você fica em um dia de chuva?

Como seria a viagem ideal nas férias?

Como você costuma encontrar os amigos?

Qual o seu tipo de exercício favorito?

Como é a sua rotina matinal?

Como é a sua agenda no fim de semana?

Schnauzer e Shih Tzu são raças mais independentes Golden Retriever e Yorkshire gostam de companhia Border Collie e Jack Russell Terrier são aventureiros
    O Bernese ama brincar e correr. O dono precisa de disposição para acompanhar esse pique todo.
    O Bernese ama brincar e correr. O dono precisa de disposição para acompanhar esse pique todo.

    Mais Lidas

    Pinscher 0, 1, 2 ou miniatura: entenda os tamanhos desse cachorro de raça pequena
    Adote um animal

    Pinscher 0, 1, 2 ou miniatura: entenda os tamanhos desse cachorro de raça pequena

    Se você está pensando em ter um pinscher na sua vida pode estranhar a numeração que normalmente acompanha o nome da raça. O cachorro pinscher é conhecido por ser bem pequeno, mas ainda assim há variações de tamanho: as classificações 0, 1, 2 ou miniatura são super importantes para saber a dimensão aproximada do cãozinho. Além disso, pode ajudar muito na hora de decidir pelo seu novo melhor amigo.

    Como identificar o sexo do gato filhote? Saiba diferenciar machos e fêmeas!
    Adote um animal

    Como identificar o sexo do gato filhote? Saiba diferenciar machos e fêmeas!

    Às vezes, a vontade de adotar um gatinho é tão grande que acabamos nos precipitando e não dando a devida atenção a alguns detalhes muito importantes, como o sexo do filhote. É muito normal achar que adotou uma fêmea e só depois descobrir que o gato, na verdade, é macho. Nós sabemos que não é nada fácil diferenciar o órgão genital do gato logo nos primeiros meses de vida do animal. Se você faz parte deste time, não se preocupe, isso é muito comum!

    Conheça as 10 raças de cachorro mais populares no Brasil!
    Adote um animal

    Conheça as 10 raças de cachorro mais populares no Brasil!

    Não há dúvidas de que os cachorros são os pets mais populares no Brasil. A fama de melhor amigo do homem não é à toa: 44,5% - ou seja, quase metade - dos lares têm pelo menos um cachorro no país, segundo a Faculdade de Medicina Veterinária da USP. Mas será que existe uma raça que é mais popular que as outras?

    Yorkshire: saiba tudo sobre essa raça de cachorro pequeno (+ galeria com 20 fotos)
    Adote um animal

    Yorkshire: saiba tudo sobre essa raça de cachorro pequeno (+ galeria com 20 fotos)

    O Yorkshire é um cãozinho muito popular nos lares brasileiros. Pequeno, fofo, esperto e bem brincalhão: companheirismo é uma característica marcante nesses mini-cães, ideais para apartamentos, famílias com crianças ou mesmo pessoas que moram sozinhas e querem um amigo fiel. O Yorkshire Terrier é reconhecido de longe pelas duas cores na pelagem, o tamanho e por sua característica única: as orelhas para cima. Quer saber tudo sobre o cachorro yorkshire? Então continue acompanhando a leitura!

    3) O Bernese precisa gastar energia diariamente

    Apesar de ser muito calmo, o Bernese Mountain demanda um bom gasto de energia todos os dias (não é pra menos, olha o tamanho dele). A raça se dá muito bem em casas com quintais, onde vai poder brincar à vontade, mas os passeios também são importantes para fortalecer a musculatura e ossos, algo que vai garantir uma velhice mais saudável.

    4) Bernese Mountain tem a pelagem impecável, mas que precisa de cuidados

    Não dá pra negar: o pelo do Bernese Mountain é o que mais chama a atenção ao ver um cão da raça. Todo Bernese tem a pelagem tricolor, formada pelas cores branca, preta e dourada. Uma característica em todos os animais da raça é a mancha branca que começa no topo da cabeça e segue até o peito. A origem suíça explica a pelagem muito densa, que se desenvolveu justamente para sobreviver em temperaturas mais baixas. Em climas tropicais, o pelo do cachorro Bernese precisa de cuidados muito especiais. Isso porque a densidade pode favorecer o surgimento de fungos e outros problemas de pele. O tutor também observará muita queda de pelo, o que torna indispensável a escovação diária.

    5) Cachorro Bernese tem tendência de desenvolver câncer

    Por ser um cachorro de porte grande, a expectativa de vida do Bernese Mountain Dog varia de 8 a 10 anos. No entanto, a raça tem tendência de desenvolver alguns problemas de saúde, como displasias na anca e cotovelos, além de problemas oculares. Infelizmente, o Bernese pode desenvolver câncer ao longo da vida: uma pesquisa publicada no Journal of Veterinary Internal Medicine afirma que o sarcoma histiocítico, um raro tipo de câncer que afeta as articulações, atinge até 25% da população da raça. Os cientistas identificaram que o Bernese tem 225 vezes mais chance de desenvolver a doença do que outras raças de cães. Antes de buscar um Bernese filhote, portanto, é importante se preparar para os cuidados que o animal vai demandar ao longo da vida.

    Redação: Luana Lopes

    Nebelung: tudo o que você precisa saber sobre a raça de gato

    Próxima matéria

    Nebelung: tudo o que você precisa saber sobre a raça de gato

    Boiadeiro de Berna ou Bernese Mountain: tudo o que você precisa saber sobre a raça porte grande
    Grandes

    Boiadeiro de Berna ou Bernese Mountain: tudo o que você precisa saber sobre a raça porte grande

    Se você está pensando em comprar ou adotar um cachorro de raça, precisa conhecer o Bernese Mountain. Esse cãozinho, que também é chamado de Boiadeiro de Berna e Boiadeiro Bernês, tem uma personalidade cativante e que consegue encantar a todos. Ele adora estar perto da sua família, é bastante leal e não é muito agitado como outras raças. Por isso, é um ótimo animal para te acompanhar em diversos momentos do dia a dia. 

    Tudo sobre o cachorro Pug: origem, saúde, personalidade, características físicas e muito mais
    Pequenos

    Tudo sobre o cachorro Pug: origem, saúde, personalidade, características físicas e muito mais

    É praticamente impossível não se apaixonar por um cachorro da raça Pug! Com os famosos olhos esbugalhados, focinho achatado e corpo compacto e rechonchudo, o cãozinho é um dos queridinhos dos brasileiros. São tantas características que fazem do Pug um animal único, que fica até difícil saber por onde começar. Pensando nisso, o Patas da Casa preparou uma matéria bem especial para todos os amantes da raça Pug. A seguir, descubra mais sobre a origem, personalidade, cuidados com a saúde e qual é o preço desse doguinho tão carismático!

    Dogue Alemão: origem, porte, saúde, temperamento... saiba tudo sobre a raça de cachorro gigante
    Grandes

    Dogue Alemão: origem, porte, saúde, temperamento... saiba tudo sobre a raça de cachorro gigante

    Uma das raças de cachorros gigantes mais famosas é a do Dogue (ou Dog) Alemão, que também é conhecida como cão Dinamarquês. O motivo para isso é simples: trata-se da mesma raça do famoso personagem de desenho animado Scooby Doo. Mas a verdade é que o cão Dogue Alemão vai muito além do seu tamanho e aparência robusta: ele é um amigo de quatro patas extremamente leal, dócil e carinhoso. 

    Tudo sobre o Dálmata: conheça as características, personalidade e cuidados com essa raça de cachorro grande
    Grandes

    Tudo sobre o Dálmata: conheça as características, personalidade e cuidados com essa raça de cachorro grande

    Um cachorro Dálmata é facilmente reconhecido graças a sua aparência particular e também ao filme “101 Dálmatas”, desenho que se tornou muito popular na década de 60 e que faz um grande sucesso até hoje. Mas o que esse cãozinho tem de tão especial, além das suas famosas manchas? Para quem sempre quis ter um Dálmata para chamar de seu, chegou o momento de desvendar tudo sobre essa raça de cachorro grande: características físicas, temperamento, personalidade, que cuidados são necessários, preço e como é a saúde desse animal. Vem que a gente te conta!

    Ver Todas >

    Quais são as raças de gatos mais independentes?
    Adote um animal

    Quais são as raças de gatos mais independentes?

    As pessoas normalmente têm a ideia de que os gatos são animais mais independentes e menos apegados do que os cachorros. De fato, esse pensamento não está totalmente errado, mas existem sim algumas raças de gato que são mais carinhosas e dependentes de seus donos do que outras, exigindo maior atenção e dedicação no dia a dia. No entanto, o contrário também é totalmente possível: tem raças de gato que são bastante independentes e conseguem se virar muito bem sozinhas. 

    30 raças de cachorro preto e suas características físicas (+ galeria de fotos)
    Adote um animal

    30 raças de cachorro preto e suas características físicas (+ galeria de fotos)

    Os cachorros pretos costumam ser injustiçados na hora de ganharem uma família. Isso acontece porque muita gente associa essa cor de pelagem à falta de sorte e outras superstições. No entanto, é necessário desmistificar essa ideia e abrir os nossos corações para os cães pretos que, assim como qualquer outro, estão sempre dispostos a oferecer amor e carinho. A pelagem preta, inclusive, faz parte do padrão de centenas de raças de cachorros. 

    Nomes para Pitbull: veja uma seleção com 150 nomes para a raça de cachorro
    Adote um animal

    Nomes para Pitbull: veja uma seleção com 150 nomes para a raça de cachorro

    O American Pit Bull Terrier, conhecido apenas como Pitbull no Brasil, é um cachorro companheiro, alegre e muito apegado ao dono. Apesar da fama de agressivo, o Pitbull se dá muito bem com todas as pessoas desde que tenha passado pela socialização adequada. Criar um Pitbull dócil é uma realidade, desde que os cuidados comecem ainda nos primeiros meses de vida no animal. Se você está pensando em ter a fofurinha que é um filhote de Pitbull em casa, provavelmente ficará em dúvida em como nomeá-lo. 

    12 curiosidade sobre o Poodle, um dos cachorros mais populares do Brasil
    Adote um animal

    12 curiosidade sobre o Poodle, um dos cachorros mais populares do Brasil

    Dono de uma personalidade dócil e brincalhona, o Poodle é um dos cachorros mais populares do Brasil. Com diversos tamanhos, tipos de pelagem e cores, essa raça de cachorro também carrega muitas curiosidades que o tornam único. Já deu para perceber que, por estar presente em muitos lares brasileiros, o Poodle é sociável e não dispensa a companhia de seus humanos, né?!

    Ver Todas >