Engana-se quem pensa que ter um cachorro idoso é sinônimo de diminuir as atividades físicas e brincadeiras. Assim como os humanos, os nossos amigos de quatro patas também envelhecem e passam por uma série de mudanças físicas. Entretanto, isso não significa que o seu peludo não precise de exercícios e momentos de carinho com você. Esse é uma etapa muito importante na vida dos animaizinhos e, é claro, demanda cuidados especiais por parte do dono. Pensando nisso, listamos 5 atividades para fazer com o seu cão idoso. Chega mais!

1) Passear com cachorro: caminhadas curtas e diárias podem melhorar a saúde do seu amigo

Quais raças de cachorro mais combinam com você?

Preencha todos os campos para participar.

É só preencher e começar!

Escolha uma opção abaixo

Não tenho pets
Tenho cão
Tenho gato
Tenho cão e gato
Autorizo receber comunicações e publicidade da NESTLÉ®.

Ainda que o cão idoso apresente menos disposição para atividades físicas, elas continuam sendo muitos importantes. Isso porque alguns exercícios ajudam a manter os músculos e o coração do seu amigo em perfeito estado. Para cuidar da saúde do seu pet sem sobrecarregá-lo, o ideal é apostar em passeios mais curtos em dias com temperatura mais amena. Caminhadas, corridas e brincadeiras no parque também são bem-vindas. Além do contribuírem para o fator físico e muscular, esses momentos de diversão ajudam a transmitir confiança e segurança para o dog, que pode se tornar mais apático ou carente nessa etapa da vida.

2) Brincadeiras para cachorro: mantenha as atividades que seu pet sempre gostou

O cão idoso pode até não ter a mesma energia para as brincadeiras de cachorro de quando era mais novo, mas isso não significa que elas não possam ser feitas. Com um pouco de calma e paciência é possível, sim, fazer jogos e atividades que o seu amigo sempre gostou. Se o seu cachorrinho adora brincar com bolas, por que não utilizá-las? Nesse caso, você pode apostar em bolinhas para cachorro com dispenser de ração para estimular o seu pet a retomar com a brincadeira. Mas lembre-se: ao notar qualquer sinal de cansaço no animal, é importante interromper a atividade e deixar o seu cãozinho descansar, ok?


Na hora de passear com cachorro, é importante respeitar os limites do seu amigo
Na hora de passear com cachorro, é importante respeitar os limites do seu amigo

3) Investir em brinquedos interativos é uma boa forma de manter os cuidados com cão idoso

Mesmo quando se trata de cachorro idoso, as brincadeiras e passatempos precisam fazer parte da rotina do animal. Nesse caso, os brinquedos interativos para cães podem ser uma boa maneira de estimular o lado cognitivo do seu amigo. Seja uma portinha para levantar, uma tampa para empurrar para o lado ou um brinquedo maior que deve ser revirado ou desmontado para a comida cair: o importante é fazer com o que o seu pet se sinta desafiado a descobrir como vai conseguir o que quer naquele momento. Dessa forma, ele exercita a paciência, a memória e aprende o raciocínio lógico, evitando os quadros de demência que são bastante comuns nesta fase da vida. 

4) Cachorro velho: massagem pode aliviar o estresse do seu companheiro

Assim como os humanos, os cães também podem ficar mais relaxados depois de uma massagem. Por isso, que tal tentar a técnica com o seu amigo depois das rodadas de exercícios? Para isso, é preciso ter paciência e planejamento. Afinal, não basta apenas fazer movimentos aleatórios no corpo do animal, é preciso garantir que ele esteja confortável e aberto a isso. O primeiro passo é colocá-lo em uma superfície confortável. Em seguida, comece a massagem pela área que o seu cachorro mais gosta de receber carinho e, aos poucos, estender os movimentos para outras partes do corpo. Acredite, o seu pet vai amar! 

5) Sem ideias de como brincar com seu cachorro idoso? Leve-o para nadar!

Não é novidade que os cães amam atividades que envolvam água, certo? Por isso, você pode (e deve!) usar essa vantagem na hora de brincar com cachorro idoso. Se você tiver uma piscina em casa, por exemplo, vale apostar em alguns minutos nadando com o seu amigo. Além de divertir o animal, é um excelente forma de exercitar os músculos do seu pet. Dessa forma, você leva a diversão para a rotina do seu peludo e faz com que os momentos dentro de casa sejam mais aproveitados. 

 

Redação: Úrsula Gomes