Sênior

5 atividades para fazer com seu cachorro idoso

Cachorro idoso: algumas atividades e brincadeiras podem garantir o bem-estar do seu amigo. Veja algumas delas abaixo!
Cachorro idoso: algumas atividades e brincadeiras podem garantir o bem-estar do seu amigo. Veja algumas delas abaixo!

Engana-se quem pensa que ter um cachorro idoso é sinônimo de diminuir as atividades físicas e brincadeiras. Assim como os humanos, os nossos amigos de quatro patas também envelhecem e passam por uma série de mudanças físicas. Entretanto, isso não significa que o seu peludo não precise de exercícios e momentos de carinho com você. Esse é uma etapa muito importante na vida dos animaizinhos e, é claro, demanda cuidados especiais por parte do dono. Pensando nisso, listamos 5 atividades para fazer com o seu cão idoso. Chega mais!

1) Passear com cachorro: caminhadas curtas e diárias podem melhorar a saúde do seu amigo

Ainda que o cão idoso apresente menos disposição para atividades físicas, elas continuam sendo muitos importantes. Isso porque alguns exercícios ajudam a manter os músculos e o coração do seu amigo em perfeito estado. Para cuidar da saúde do seu pet sem sobrecarregá-lo, o ideal é apostar em passeios mais curtos em dias com temperatura mais amena. Caminhadas, corridas e brincadeiras no parque também são bem-vindas. Além do contribuírem para o fator físico e muscular, esses momentos de diversão ajudam a transmitir confiança e segurança para o dog, que pode se tornar mais apático ou carente nessa etapa da vida.

2) Brincadeiras para cachorro: mantenha as atividades que seu pet sempre gostou

O cão idoso pode até não ter a mesma energia para as brincadeiras de cachorro de quando era mais novo, mas isso não significa que elas não possam ser feitas. Com um pouco de calma e paciência é possível, sim, fazer jogos e atividades que o seu amigo sempre gostou. Se o seu cachorrinho adora brincar com bolas, por que não utilizá-las? Nesse caso, você pode apostar em bolinhas para cachorro com dispenser de ração para estimular o seu pet a retomar com a brincadeira. Mas lembre-se: ao notar qualquer sinal de cansaço no animal, é importante interromper a atividade e deixar o seu cãozinho descansar, ok?

Descubra se você é um cachorro ou um gato!

É só preencher e começar! sem cadastros ou formulários.

No fim de semana, você é o amigo que...?

As férias estão chegando! Vai viajar?

Chegou a hora de escolher a comida! Quem é você?

Que música você escolhe para arrasar no karaokê?

E sobre seus cuidados de beleza?

Vai ficar em casa com o mozão? Você prefere:

Ihhh, você recebeu uma crítica no trabalho… Como reage?

Você é um cachorro! Você é um gato! Você é um gatorro!
    Na hora de passear com cachorro, é importante respeitar os limites do seu amigo
    Na hora de passear com cachorro, é importante respeitar os limites do seu amigo

    Mais Lidas

    Como o gato reconhece seu dono? Descubra esse e outros comportamentos da relação de um felino com o tutor
    Comportamento animal

    Como o gato reconhece seu dono? Descubra esse e outros comportamentos da relação de um felino com o tutor

    A companhia dos felinos é uma delícia, mas tem lá seus desafios, principalmente na hora de tentar entender a linguagem dos gatos. Por serem mais reservados, muitos tutores ficam na dúvida se esses animais realmente apreciam a presença dos humanos, se perguntando como os gatos nos veem. Será que eles são capazes de nos entender? Como o gato reconhece seu dono? Como saber se eles gostam da gente? Para tentar desvendar de uma vez por todas alguns dos comportamentos do gato em relação ao seu tutor, preparamos uma matéria bem especial. Vem com a gente e saiba mais sobre o assunto!

    As 7 raças de cachorro que mais precisam gastar energia
    Comportamento animal

    As 7 raças de cachorro que mais precisam gastar energia

    Manter a frequência de passeios no dia a dia do seu amigo de quatro patas é algo necessário para todas as raças de cachorro. Além dos benefícios que a socialização desses momentos traz, para muitos animais, essa caminhada é atividade física suficiente para o gasto de energia diário. Raças mais preguiçosas, que só devem se movimentar para manter a saúde, não precisam de muito tempo dedicado a essa área, mas nem todas são assim: para equilibrar, existem algumas raças de cachorro têm energia de sobra. Pensando no bem da saúde do seu animal e buscando evitar que ele desconte essa disposição acumulada em outras partes da casa, nós separamos algumas raças que precisam de agitação para ficar bem no dia a dia. Dá uma olhada!

    Comportamento felino: por que os gatos pedem comida mesmo com o pote cheio de ração?
    Comportamento animal

    Comportamento felino: por que os gatos pedem comida mesmo com o pote cheio de ração?

    Não é segredo para ninguém que os gatos são muito exigentes com alimentação e higiene. E um hábito muito comum observado por todo gateiro é o gato pedindo comida mesmo quando o pote de ração está cheio: eles manifestam a insatisfação com a comida “velha” com muitos miados para chamar a atenção do tutor. Esse é mais um curioso comportamento felino com muitas explicações coerentes por trás.

    Amor de gato: 10 formas do seu bichano dizer que você é muito importante para ele
    Comportamento animal

    Amor de gato: 10 formas do seu bichano dizer que você é muito importante para ele

    Se você tem um felino em casa, com certeza já deve ter se questionado como saber se seu gato te ama. Pelo fato dos felinos serem muito reservados, e às vezes independentes, fica mais difícil decifrar o amor de gato - diferente dos cães, que expressam isso de um jeito eufórico e quase exagerado. Os bichanos demonstram afeto pelos humanos de um jeito delicado e único, com atitudes que podem até passar despercebidas.

    3) Investir em brinquedos interativos é uma boa forma de manter os cuidados com cão idoso

    Mesmo quando se trata de cachorro idoso, as brincadeiras e passatempos precisam fazer parte da rotina do animal. Nesse caso, os brinquedos interativos para cães podem ser uma boa maneira de estimular o lado cognitivo do seu amigo. Seja uma portinha para levantar, uma tampa para empurrar para o lado ou um brinquedo maior que deve ser revirado ou desmontado para a comida cair: o importante é fazer com o que o seu pet se sinta desafiado a descobrir como vai conseguir o que quer naquele momento. Dessa forma, ele exercita a paciência, a memória e aprende o raciocínio lógico, evitando os quadros de demência que são bastante comuns nesta fase da vida. 

    4) Cachorro velho: massagem pode aliviar o estresse do seu companheiro

    Assim como os humanos, os cães também podem ficar mais relaxados depois de uma massagem. Por isso, que tal tentar a técnica com o seu amigo depois das rodadas de exercícios? Para isso, é preciso ter paciência e planejamento. Afinal, não basta apenas fazer movimentos aleatórios no corpo do animal, é preciso garantir que ele esteja confortável e aberto a isso. O primeiro passo é colocá-lo em uma superfície confortável. Em seguida, comece a massagem pela área que o seu cachorro mais gosta de receber carinho e, aos poucos, estender os movimentos para outras partes do corpo. Acredite, o seu pet vai amar! 

    5) Sem ideias de como brincar com seu cachorro idoso? Leve-o para nadar!

    Não é novidade que os cães amam atividades que envolvam água, certo? Por isso, você pode (e deve!) usar essa vantagem na hora de brincar com cachorro idoso. Se você tiver uma piscina em casa, por exemplo, vale apostar em alguns minutos nadando com o seu amigo. Além de divertir o animal, é um excelente forma de exercitar os músculos do seu pet. Dessa forma, você leva a diversão para a rotina do seu peludo e faz com que os momentos dentro de casa sejam mais aproveitados. 

     

    Redação: Úrsula Gomes

    Quais são as 7 raças de cachorro mais obedientes?

    Próxima matéria

    Quais são as 7 raças de cachorro mais obedientes?

    6 razões por trás do xixi de cachorro no lugar errado (filhotes, adultos e idosos)
    xixi

    6 razões por trás do xixi de cachorro no lugar errado (filhotes, adultos e idosos)

    Chegar em casa depois de um longo dia na rua e ver que os cômodos estão todos sujos porque o bichinho fez xixi fora do banheirinho tira paciência de qualquer um, né? Por isso, quem tem um cãozinho sabe bem da importância que é como ensinar o cachorro a fazer xixi no lugar certo, independente da idade. Mas, às vezes, mesmo com treinamento o cachorro pode voltar a fazer as necessidades fora do local indicado, e isso pode estar relacionado à diferentes causas. É importante entendê-las para que seja possível mudar esse tipo de comportamento, ou até mesmo para prestar o suporte que o cãozinho precisa, caso o motivo seja algum problema de saúde. Pensando nisso, separamos 6 possíveis razões para o cachorro fazendo xixi no lugar errado. Dá só uma olhada!

    Quanto custa manter um cachorro? Um guia completo com a média de gastos mensais com um cão
    Adoção

    Quanto custa manter um cachorro? Um guia completo com a média de gastos mensais com um cão

    Ter um cachorro em casa é uma experiência incrível para mães e pais de pet, mas os momentos de alegria vêm acompanhados de muitas responsabilidades… e gastos (muitos gastos). Ração, vacina, brinquedos, remédios e veterinário são os principais custos que você precisa ter frequentemente com o animal. É justamente por isso que, antes de comprar ou adotar um pet, é preciso pensar nos gastos que isso vai demandar - e que devem entrar no orçamento da família. Para te ajudar a bater o martelo e decidir se consegue ou não arcar com um amigo de quatro patas, montamos um guia completo com uma média dos gastos que você provavelmente terá. Chega mais!

    O tamanho do grão importa? Saiba se é preciso escolher uma ração diferente para cachorros filhotes e idosos
    Ração

    O tamanho do grão importa? Saiba se é preciso escolher uma ração diferente para cachorros filhotes e idosos

    Durante as duas fases mais delicadas da vida de um cachorro, os primeiros meses e a terceira idade, é normal que ele precise de cuidados específicos diferentes dos necessários na fase adulta. A saúde mais frágil é uma das principais razões para tantas adaptações na rotina e a alimentação está completamente ligada a ela. Como é a ração que oferece a energia tanto para os filhotes, quanto para os cachorros idosos,

    Boston Terrier: saiba tudo sobre essa raça de cachorro pequena
    Pequenos

    Boston Terrier: saiba tudo sobre essa raça de cachorro pequena

    Para quem sempre sonhou em ter um cachorro de raça pequeno, o Boston Terrier é a companhia certa! Embora ele ainda seja muito confundido com o Bulldog Inglês, o cãozinho desta raça tem qualidades únicas e excepcionais. Amigáveis, brincalhões e com muita energia, os cachorros da raça Boston Terrier são muito fáceis de lidar no dia a dia e amam agradar seus tutores. Além disso, eles são super adaptáveis e conseguem conviver bem em praticamente qualquer lugar. 

    Ver Todas >

    Como combinar as prateleiras para gatos com a decoração da sua casa?
    Comportamento animal

    Como combinar as prateleiras para gatos com a decoração da sua casa?

    Quem tem gato em casa sabe que eles amam ficar nas alturas! Esses animais sobem em tudo que podem, sejam janelas, móveis ou até eletrodomésticos. Os gatinhos, por serem curiosos, exploram cada cantinho do lar e acabam se tornando os verdadeiros donos da casa. As prateleiras para gatos são ótimas para recreação e bem-estar dos bichanos. Mas como combinar esse espaço feito para os felinos com a decoração? 

    Cachorro feliz: veja em infográfico as coisas que mais despertam os hormônios da felicidade no seu pet
    Comportamento animal

    Cachorro feliz: veja em infográfico as coisas que mais despertam os hormônios da felicidade no seu pet

    Todo cachorro tem um jeitinho brincalhão que é capaz de despertar a felicidade em qualquer humano. Mas o que é mais importante na hora de deixar o cachorro feliz? A verdade é que os cães não exigem muita coisa: uma ração gostosa, alguns brinquedinhos, passeios e carinho dos donos já são suficientes para ativar os hormônios da felicidade nesses seres maravilhosos.

    Como encontrar um cachorro perdido? Veja as dicas de quem passou pela experiência
    Comportamento animal

    Como encontrar um cachorro perdido? Veja as dicas de quem passou pela experiência

    Um cachorro desaparecido tem chances de ser encontrado, principalmente se estiver com uma coleira de identificação e os tutores agirem imediatamente na busca. Os cães são animais ágeis e a fuga é uma situação que pode ocorrer por diferentes motivos - em viagens, passeios ou até com aquela porta entreaberta ao receber uma visita. Foi o que aconteceu com o cãozinho Caju, que fugiu depois da família se envolver em um acidente de carro na região de Curitiba.

    Pode passear com cachorro nos dias de muito calor? Qual a melhor forma de fazer isso?
    Comportamento animal

    Pode passear com cachorro nos dias de muito calor? Qual a melhor forma de fazer isso?

    Passear com cachorro é um momento que estreita laços e ainda faz bem para a saúde, tanto do animal quanto do tutor. Cães precisam de exercícios na rotina para gastar energia e evitar quadros de estresse e ansiedade. Apesar de ser um momento muito prazeroso e necessário, é preciso ter cuidado com a saúde e a segurança do seu animal, principalmente nos dias de muito calor. 

    Ver Todas >