Cuidados

4 ideias fáceis e baratas para fazer uma cama para cachorro

Cama para cachorro: sabia que um pneu pode virar um excelente espaço para acomodar seu doguinho?
Cama para cachorro: sabia que um pneu pode virar um excelente espaço para acomodar seu doguinho?

A cama para cachorro é super importante na rotina do seu amigo de quatro patas. Os cães precisam de tanto conforto quanto nós, principalmente na hora do sono. Embora eles consigam dormir tranquilamente em  qualquer lugar, o ideal mesmo é que o tutor providencie uma cama para que ele descanse adequadamente à noite. Existem diferentes modelos, como iglu, almofadão, feito com madeira ou pneu. E o melhor de tudo é que você pode fazer uma em casa gastando bem pouco. Para te ajudar, separamos as ideias mais econômicas e práticas de como fazer cama para cachorro. Veja só!

1) Aprenda como fazer uma cama para cachorro com pneu

Para quem busca opções sustentáveis e baratinhas, a cama para cachorro com pneu é uma ótima ideia. Ela é resistente, então mesmo que o seu doguinho tenha comportamentos destrutivos, esse modelo de cama certamente dá conta do recado. Mas atenção: isso só vale para cães de pequeno e médio porte, hein? Cachorros grandes têm uma força naturalmente maior e se ele tiver o hábito de morder tudo que encontra pela frente, pode acabar desgastando o material. Para aprender como fazer essa cama para cachorro, tudo que você vai precisar é de:

  • 1 pneu antigo e usado
  • 1 almofada ou travesseiro do tamanho da parte interna do pneu
  • 2 varetas de madeira para dar suporte ao pneu
  • pistola e cola quente
  • tesoura
  • feltro
  • tinta spray
  • pincel pequeno ou médio
  • jornal, papelão ou plástico para forrar o chão

O primeiro passo é lavar muito bem o pneu com água e sabão para remover toda a sujeira e depois deixar secar. Em seguida, você deve colocá-lo entre as varetas de madeira para começar a pintar com o spray e com auxílio de um pincel mergulhado em tinta. Após isso, cole o feltro na parte inferior do pneu com cola quente para não riscar o chão. Por fim, basta dar o toque final com a almofada para deixar seu amigão bem confortável na nova cama para cachorro!

2) Cama: cachorro também pode dormir em um caixote de madeira

O caixote de madeira costuma ser bastante usado como uma alternativa de cama para gatos, mas você sabia que ele também pode se transformar em uma bela e confortável cama para cachorro? Sim, é isso mesmo! Mas certifique-se de procurar um caixote de tamanho apropriado para acomodar seu pet, hein? Aprenda como fazer cama para cachorro com esse tipo de material:

  • 1 caixote de madeira médio
  • 4 tampinhas plásticas para os pés
  • martelo
  • lixa para madeira e ferro
  • tinta
  • verniz
  • travesseiro

Em primeiro lugar, é importante limpar e lixar o caixote de madeira por dentro e por fora com muito cuidado para retirar possíveis farpas. Hora de cuidar dos pés da cama: parafuse as 4 tampinhas plásticas em cada uma das extremidades com o auxílio de um parafuso ou cola específica para madeira. Por fim, é só pintar e envernizar a sua nova cama para cachorro e depois colocar um travesseirinho dentro para ela ficar ainda mais confortável!

 

Descubra se você é um cachorro ou um gato!

É só preencher e começar! sem cadastros ou formulários.

No fim de semana, você é o amigo que...?

As férias estão chegando! Vai viajar?

Chegou a hora de escolher a comida! Quem é você?

Que música você escolhe para arrasar no karaokê?

E sobre seus cuidados de beleza?

Vai ficar em casa com o mozão? Você prefere:

Ihhh, você recebeu uma crítica no trabalho… Como reage?

Você é um cachorro! Você é um gato! Você é um gatorro!
    A cama para cachorro feita com um caixote de madeira é super prática e fácil de fazer
    A cama para cachorro feita com um caixote de madeira é super prática e fácil de fazer

    Mais Lidas

    Veja 7 dicas de como acabar com carrapatos no quintal
    Cuidados dos animais

    Veja 7 dicas de como acabar com carrapatos no quintal

    O carrapato em cachorro, assim como as pulgas, é uma das principais causas de aborrecimento nos donos de pets. Mesmo usando coleiras ou remédio para carrapato, o animal não está livre de pegar esses parasitas tão incômodos e que podem causar problemas graves. Às vezes, um simples passeio ao ar livre já pode gerar dores de cabeça se o local estiver infestado. Para controle, é importante não só proteger o animal, mas também fazer uma limpeza do ambiente: estudos mostram que os carrapatos podem sobreviver até 200 dias em um lugar sem se alimentar. Pensando nisso, vamos te ensinar como acabar com carrapatos no quintal com ingredientes que você pode ter em casa.

    Os 10 erros mais comuns na hora de cuidar de gato
    Cuidados dos animais

    Os 10 erros mais comuns na hora de cuidar de gato

    Até mesmo os tutores mais experientes podem cometer alguns erros quando o assunto é cuidar de gato. Uma dúvida muito comum, por exemplo, é se a castração de gato é realmente necessária. Além disso, muitos humanos cometem o erro de tratar os felinos como se eles fossem cães, embora eles tenham comportamentos claramente distintos. No geral, os gatos são mais reservados, independentes e valorizam muito sua privacidade, diferente dos cachorros. P

    Caixa de areia de gato em apartamento: saiba qual o melhor lugar para colocar o sanitário felino
    Cuidados dos animais

    Caixa de areia de gato em apartamento: saiba qual o melhor lugar para colocar o sanitário felino

    A caixa de areia é só um objeto, mas para novos donos de gatos ela pode envolver uma série de dúvidas que ninguém sonhou em ter antes de ter um felino. Desde qual tipo de areia escolher até o tamanho e o formato do objeto, tudo isso influencia na forma como o gato vai usar a caixa. Como não poderia ser diferente, o lugar onde você coloca o sanitário do seu gatinho é primordial para que ele faça o xixi e cocô no lugar certo — principalmente se você mora em apartamentos e tem um espaço limitado. Hoje, o Patas da Casa vai te ajudar a resolver essa questão: dá uma olhada aqui embaixo!

    5 motivos pelos quais seu cachorro coça as orelhas
    Cuidados dos animais

    5 motivos pelos quais seu cachorro coça as orelhas

    Mesmo que muitas vezes sejam esquecidas na hora dos cuidados, as orelhas do seu cachorrinho são bem sensíveis e precisam de bastante atenção. De vez em quando, é comum que algum incômodo pontual faça o seu cachorro ficar coçando a orelha, mas quando isso se torna algo frequente e você percebe um incômodo maior no animal, vale a pena ficar atento.

    3) Um moletom velho pode virar uma linda cama para cachorros de pequeno porte

    Pode parecer uma ideia bastante inusitada, mas sim: um moletom velho e aparentemente sem muita utilidade pode render uma ótima caminha para cachorro. Fácil e barato, os únicos materiais que o tutor vai precisar são:

    • 1 moletom 
    • tesoura 
    • fita bainha instantânea
    • ferro de passar
    • almofada ou travesseiro velho
    • barbante

    O primeiro passo é muito simples: basta marcar a parte do tecido que envolve o colo e as mangas, e nesse região colocar a fita da bainha instantânea. Para fixá-la, você deve passar o ferro por cima - o resultado vai ser igual uma costura. A parte debaixo do moletom vai servir como a base dessa cama para cachorro. Sendo assim, você deve enchê-la com um travesseiro velhinho ou uma almofada antiga. Em seguida, é só fazer um furinho com a tesoura na parte inferior do tecido e dar uma volta com um barbante por dentro desse furo para fechar a cama. Nas mangas, você deve enchê-las com espumas ou pedaços de tecido velho, e no fim, prender uma manga na outra com a bainha instantânea.

    4) Cama: cachorro grande precisa de um lugar adequado para dormir

    Para quem tem um cachorro grande, é preciso pensar bem na hora de escolher o modelo mais adequado e confortável para ele. Afinal, o cachorro precisa caber na caminha, né? Por isso, uma alternativa possível é a cama suspensa com cano de PVC. Como ela é de uso ortopédico, isso ajuda a minimizar a dor e desconforto que o animal sente ao sair da cama. Não é à toa que essa versão é super recomendada para cachorros idosos e/ou com problemas de articulação. Para fazer esse tipo de cama para cachorro grande, tudo que você vai precisar é de:

    • 8 canos de PVC cortados nas medidas certas
    • 4 tubos de conexão de PVC com 3 saídas
    • 16 parafusos
    • 1 lona forrada, tela ou camisa velha que servirá como base da cama
    • furadeira

    Em primeiro lugar, é necessário formar um retângulo com os canos de PVC, que serão ligados um ao outro com os tubos de conexão e vão servir como a base da cama para cachorro. Em seguida, encaixe também os canos que serão os pés da cama nos tubos. É importante parafusar muito bem todos os encaixes (você pode usar uma furadeira para isso). Depois disso, é só pegar o  tecido que vai forrar a cama - pode ser uma camisa velha ou outro material da sua escolha - e prender com parafusos ou costurar o material no suporte. Prontinho, está pronta a cama para cachorro grande ou idoso!

    Redação: Juliana Melo

     

    Capa de sofá para cachorro é uma boa solução para proteger o estofado?

    Próxima matéria

    Capa de sofá para cachorro é uma boa solução para proteger o estofado?

    Como fazer roupa de cachorro para os dias frios? Veja 3 dicas fáceis para colocar em prática
    Cuidados

    Como fazer roupa de cachorro para os dias frios? Veja 3 dicas fáceis para colocar em prática

    O cachorro sente frio e calor com as mudanças de temperatura. Neste caso, a roupa para cachorro é uma grande aliada para amenizar a situação nos meses mais frios. Mas, antes de ir em busca da peça no pet shop mais próximo, saiba que é possível fazer uma em casa. Com blusas, meias, calças legging e até mesmo moletons que você não usa mais, é possível montar uma roupa de cachorro bonita, barata e personalizada para o seu amigo.

    Nome de cachorro macho: 100 ideias para chamar o seu novo filhote
    Adoção

    Nome de cachorro macho: 100 ideias para chamar o seu novo filhote

    Escolher como chamar o seu novo amigo é uma das tarefas mais desafiadoras para os tutores. No caso de nome para cachorro macho, existe uma infinidade de opções que podem entregar as características físicas e até mesmo a personalidade do animal. Com uma boa dose de criatividade e paciência, é possível criar nomes incríveis e bem peculiares - mas é claro que não podemos esquecer dos clássicos e queridinhos entre os pais e as mães de pet. 

    Cama para cachorro: iglu, almofadão, de madeira ou pneu: conheça as opções e escolha a melhor para seu pet
    Cuidados

    Cama para cachorro: iglu, almofadão, de madeira ou pneu: conheça as opções e escolha a melhor para seu pet

    Hoje existe uma variedade enorme no mercado e isso acaba deixando as pessoas bastante confusas e indecisas na hora de decidir qual a melhor opção. “Qual o tamanho ideal de cama para cachorro grande?”, “Meu cachorro é friorento, qual o tipo de cama mais quentinha” ou “Qual o modelo de caminha mais prático para lavar?” são algumas das dúvidas comuns aos pais de pet. Para essas e outras respostas, dá uma olhada aqui embaixo nas nossas dicas!

    Nomes de cachorro: conheça os mais populares + ideias para o seu pet!
    Adoção

    Nomes de cachorro: conheça os mais populares + ideias para o seu pet!

    Os nomes de cachorro costumam refletir a personalidade e gostos dos donos. Tem quem queira homenagear seu artista preferido, um personagem que marcou sua infância ou até mesmo um nome que traduza o temperamento do animal. Para inspirar os donos mais ousados, montamos uma lista com nomes de cachorros inspirados em gostos seja por música, filmes, mitologia, personagens históricos e esporte.

    Ver Todas >

    A caixa de areia do gato deve ser limpa com qual frequência?
    Cuidados dos animais

    A caixa de areia do gato deve ser limpa com qual frequência?

    A caixa de areia para gatos é um item super importante na rotina dos felinos domésticos. Por puro instinto, os gatinhos aprendem desde cedo que aquele é o lugar certo para fazer as necessidades - e também aprendem a enterrar o xixi e as fezes. Mas você, humano, sabe como cuidar da caixinha de areia do jeito correto? Já avisamos que não vale colocar a areia no recipiente e esquecer que ela existe: o banheiro dos gatos precisa de manutenção quase diária.

    Bigode de gato: como saber se as
    Cuidados dos animais

    Bigode de gato: como saber se as "vibrissas" estão saudáveis?

    Mais que elegância, o bigode de gato tem importantes funções no comportamento felino. Manter uma boa aparência em nossos gatinhos é sempre bom, mas além da estética, é essencial prestar atenção na saúde do animal. A queda das vibrissas do gato, popularmente chamadas de bigodes, e outras alterações sempre vão gerar dúvidas nos tutores. É preciso se preocupar com a queda desses pelos? E afinal, para que serve o bigode de gato? 

    Shampoo hipoalergênico para cachorro deve ser usado em quais casos?
    Cuidados dos animais

    Shampoo hipoalergênico para cachorro deve ser usado em quais casos?

    O bem-estar e a saúde do cachorro devem ser prioridades. Por isso, é muito importante manter a higiene com alguns cuidados básicos, como limpar as orelhas e escovar os dentes. O banho em cachorro também deve fazer parte da rotina - mesmo que alguns pets não gostem, é essencial para o bem-estar do animal. Mas e quando a pele do animal apresenta sinais de alergia?

    Lei de maus-tratos a animais: entenda o que muda com a nova legislação e como proteger cães e gatos
    Cuidados dos animais

    Lei de maus-tratos a animais: entenda o que muda com a nova legislação e como proteger cães e gatos

    Para garantir que nenhum animal de estimação seja maltratado, foi criada, em 1998, a lei de contra maus-tratos aos animais, transformando qualquer agressão a cães e gatos um crime previsto no artigo 32 da Lei Federal nº 9.605. No entanto, nos últimos anos algumas alterações foram feitas dentro dessa legislação, e é importante entender o que mudou e, principalmente, como denunciar maus-tratos a cachorro e gato.   

    Ver Todas >