saúde do gato é uma das principais preocupações dos pais de pet, principalmente porque os bichanos não costumam manifestar dor ou qualquer incômodo que indique um problema. É comum que os gatos não bebam água adequadamente, deixando eles muito vulneráveis a diversas doenças, principalmente aquelas que atingem o trato urinário (rins e bexiga). Não é à toa que vários tutores procuram formas de como fazer o gato beber água mais vezes por dia, né? Esse tipo de atitude é fundamental para prevenir alguns problemas de saúde que podem afetar o seu amigo de quatro patas se ele não se hidratar corretamente. Separamos 4 doenças que podem ser evitadas quando o gato bebe água do jeitinho certo e algumas dicas para incentivar este hábito nos felinos. Veja abaixo!

O cálculo renal é uma doença bastante comum nos felinos

Quais raças de cachorro mais combinam com você?

Preencha todos os campos para participar.

É só preencher e começar!

Escolha uma opção abaixo

Não tenho pets
Tenho cão
Tenho gato
Tenho cão e gato
Autorizo receber comunicações e publicidade da NESTLÉ®.

Se o seu gato não bebe água com frequência, as chances dele desenvolver cálculo renal - também chamado de urolitíase - são altas. A doença, que é popularmente conhecida como pedra nos rins, se caracteriza pelo acúmulo excessivo de sais minerais no trato urinário, formando cristais que impedem que a urina seja eliminada corretamente. O problema causa bastante dor para o animal, que precisa fazer um esforço muito maior para conseguir fazer xixi. Existem várias causas para este quadro, mas a principal delas está associada com a hidratação inadequada ao longo da vida. Portanto, é muito importante incentivar o gato a ingerir bastante líquido para evitar esse tipo de problema.

Pedra na bexiga é semelhante ao cálculo renal em gatos

A formação de cristais (urólitos) não acontece somente nos rins do animal. As pedras podem atingir também a bexiga do gato, desencadeando um quadro bem semelhante ao cálculo renal, mas que leva o nome de pedra na bexiga e que compõe as Doenças do Trato Urinário Inferior dos Felinos (DTUIF). O problema causa o bloqueio da uretra e pode comprometer a capacidade do gato urinar, gerando bastante desconforto. Sangramentos também podem ocorrer na hora do xixi, sendo este um sintoma bastante grave. Um gato bebendo água e se hidratando corretamente dificilmente vai desenvolver esse tipo de problema, e é por isso que o tutor deve estimular esse hábito sempre.


Não sabe   como fazer o gato beber água? As fontes são um acessório que pode ajudar bastante
Não sabe como fazer o gato beber água? As fontes são um acessório que pode ajudar bastante

Doença renal crônica em gatos é um quadro sério

As doenças renais infelizmente são bastante comuns no universo felino. Mas como diferenciar uma simples doença renal em gatos da doença renal crônica? Simples: o que caracteriza o quadro crônico é a persistência da doença por mais de três meses. Se esse for o caso do seu bichano, é necessário redobrar a atenção com ele, porque a doença renal crônica não tem cura e pode evoluir rapidamente para algo mais sério. Geralmente quando os felinos sofrem com problemas renais, uma mudança bastante perceptível é o gato bebendo mais líquido do que o normal. O aumento de volume da urina também é comum, assim como emagrecimento repentino e perda de apetite.

Insuficiência renal em gatos é uma doença silenciosa e que precisa de muita atenção

Como o próprio nome já indica, a insuficiência renal em gatos é uma doença que acontece quando os rins param de funcionar corretamente. Trata-se de um quadro silencioso e que precisa ser diagnosticado e tratado o quanto antes por um médico veterinário, pois só assim é possível retardar a progressão da doença. Caso contrário, o gato não vai receber os cuidados necessários e pode sofrer com os efeitos da doença. Assim como as demais enfermidades citadas, a insuficiência renal em gatos também pode ser prevenida com a ingestão adequada de líquidos. 

O gato não bebe água? Saiba o que fazer para incentivar o hábito

Fazer o gato beber água é uma missão difícil, mas não impossível Embora os felinos tenham pouco interesse por água, é possível incentivá-los de algumas formas. Investir em fontes de água para gatos costuma ajudar bastante, já que os bichanos têm mais interesse água corrente. O animal também pode dispensar a água se ela não estiver sempre fresca e limpa, por isso é importante lavar os potinhos com frequência e sempre reabastecê-los com água limpa. Mas caso isso esteja fora de cogitação, também é possível espalhar potes de água pela casa para que o seu amigo sempre consiga acessar o líquido facilmente quando sentir sede, já que dificilmente um gato vai sair da sua soneca sagrada para beber água.

Por último, uma dica muito dada pelos veterinários é oferecer a ração úmida com mais frequência na rotina do pet: o famoso sachê tem alta concentração de líquidos e atraem bem mais a atenção do gato. 

Redação: Juliana Melo