A mudança de casa é uma das coisas mais estressantes na vida de um gato. Muito apegados à rotina, os bichanos se veem de uma hora para outra longe dos cômodos e das coisas que conhecem. A explicação para essa dificuldade de adaptação é simples: os gatos ainda possuem muitos instintos e características da fase selvagem, por isso são bem territorialistas. Para eles, o território que têm seu cheiro é o lugar em que sente seguro e sem ameaças para desenvolver suas habilidades. Com a mudança para uma casa nova e perda desse território, o bichano pode se sentir totalmente perdido e demorar para se acostumar. Para te ajudar nesse processo, separamos 5 dicas de como acostumar gato na casa nova!

Quais raças de cachorro mais combinam com você?

Preencha todos os campos para participar.

É só preencher e começar!

Escolha uma opção abaixo

Não tenho pets
Tenho cão
Tenho gato
Tenho cão e gato
Autorizo receber comunicações e publicidade da NESTLÉ®.

1. Solte o gato em um cômodo com pouca movimentação

Por mais ansioso que o tutor esteja para o gato conhecer a casa nova, é importante deixar ele se adaptar no tempo dele. Separe um cômodo da casa, de preferência mais escuro e com pouca movimentação de pessoas, para soltar o gatinho - pode até mesmo ser o quarto ou outro lugar com móveis que ele conheça. Fazendo isso, o gato vai se familiarizando pouco a pouco com o novo lar, espalhando seu cheirinho pelo ambiente e avançando para outros locais da casa. Não esqueça de deixar a caixa de areia, comedouro e bebedouro no cômodo, que são elementos essenciais para o gatinho. 

2. A gatificação da casa estimula o felino a explorar mais

Você já ouviu falar em gatificação? O método pode ser o segredo de como acostumar gato na casa nova. Gatificar a casa nada mais é do que fazer um enriquecimento ambiental com arranhadores, brinquedos, nichos e prateleiras para gatos. Esses objetos promovem mais bem-estar para os gatinhos, fazendo com que ele manifeste seus instintos e ainda se movimente. Uma dica importante é colocar os objetos em uma distância considerável de um para o outro. Assim você estimula o gato a andar mais pelo ambiente e se familiarizar melhor com a casa nova. Você também pode combinar as prateleiras com a decoração da casa.

 

como acostumar gato: gato com feromônio para gatos

3. Feromônio para gato ajuda no processo de adaptação

 

Os feromônios para gatos estão cada vez mais comuns. A versão encontrada nos pet shops são moléculas de hormônio sintéticas que se assemelham aos feromônios produzidos pelo próprio organismo do felino, que são liberadas em diversas situações do cotidiano, como estresse, medo, felicidade e até o contato com a mamãe gata. É por isso que o feromônio para gato sintético pode ajudar na adaptação da casa nova, já que vai remeter a uma situação de tranquilidade e calmaria. Normalmente o produto é utilizado em sprays ou na versão que é conectada na tomada. O ideal é que o feromônio comece a ser utilizado antes da mudança e quando o gatinho estiver no novo lar. Ele se sentirá mais calmo e acolhido nesse processo que normalmente é desgastante. 

4. Tenha paciência com seu gato durante a mudança

A chave para que seu gato se acostume com o novo lar depende muito também do tutor. Os gatos são animais únicos e peculiares. A mudança de casa pode causar falta de apetite, apatia, agressividade e dificuldade para fazer as necessidades, por isso é muito importante respeitar o tempo do seu gato. Evite forçar situações, pois a mudança de território por si só é traumática, então é essencial preservar ao máximo o animal.


Redação: Hyago Bandeira