Raças

12 características do gato Burmilla

Gato Burmilla: conheça mais sobre essa raça apaixonante
Gato Burmilla: conheça mais sobre essa raça apaixonante

O gato Burmilla é uma ótima companhia para quem procura uma raça tranquila e de fácil convivência. Além de não exigir muitos cuidados com a sua rotina, esse bichano é muito afetuoso e fiel à sua família, fazendo de tudo para agradar e levar muita alegria para a casa. Contudo, poucas pessoas conhecem a raça e, consequentemente, perdem a oportunidade de ter um grande amigo de quatro patas em casa. O Patas da Casa separou as principais características do Burmilla. Prepare-se para conhecer mais a fundo esta raça de gato e se apaixonar!

1) O gato Burmilla é resultado do cruzamento entre um Persa e um Birmanês

A raça de gato Burmilla surgiu em 1981 no Reino Unido e é relativamente recente se comparada a outros gatos. Resultado de um cruzamento acidental entre um gato Persa Chinchila e uma gata Birmanesa, a criação do Burmilla não foi planejada. Deu tão certo que vários criadores se apaixonaram e decidiram aumentar as ninhadas da raça, que é considerada experimental e ainda não foi reconhecida oficialmente.

2) O porte do Burmilla é médio

Essa é uma raça de gato de tamanho médio com um corpo bastante compacto e robusto que costuma pesar entre 4 e 7 kg. Portanto, é uma companhia muito adequada para apartamentos e até ambientes mais reduzidos, já que o Burmilla não requer muito espaço para viver bem e feliz.

3) Os pelos do gato Burmilla são curtos, macios e sedosos

A pelagem do Burmilla é chamativa porque é sedosa, macia e bem brilhante. Ela não precisa de tantos cuidados porque é curta, mas é bom escovar os pelos semanalmente. Além disso, as cores mais comuns são com a base branca e manchas variadas entre bege, azul, chocolate, lilás e avermelhado.

4) Burmilla: personalidade da raça é tranquila e de fácil convivência

Calmos e tranquilos, os gatos da raça Burmilla são super indicados para quem gosta de uma companhia pacata. Eles até gostam de brincar, mas não são muito agitados e nem necessitam de atenção o tempo todo. São amorosos e bastante apegados com a família. Eles adoram compartilhar bons momentos ao lado de seus humanos.

5) A raça de gato Burmilla tem tendência à obesidade felina

Uma alimentação balanceada e nutritiva que atenda às necessidades da raça é fundamental para evitar a obesidade felina. Além disso, os estímulos físicos e mentais do gato Burmilla também fazem com que ele se exercite frequentemente e tenha seus instintos naturais de caçador devidamente estimulados.

6) Enriquecimento ambiental é essencial para exercitar o Burmilla

Essa é uma raça que definitivamente gosta de brincar e correr atrás de brinquedos, como bolinhas ou varetas, mas essa não é a única forma de estimular o animal a se movimentar. A instalação de nichos e prateleiras também é super indicada para o Burmilla, porque esse é um gato que definitivamente gosta de apreciar do alto a movimentação da casa.

Quais raças de cachorro mais combinam com você?

É só preencher e começar! sem cadastros ou formulários.

Depois do expediente de trabalho na sexta, o que você gosta de fazer?

Como seria o seu domingo perfeito?

Como você fica em um dia de chuva?

Como seria a viagem ideal nas férias?

Como você costuma encontrar os amigos?

Qual o seu tipo de exercício favorito?

Como é a sua rotina matinal?

Como é a sua agenda no fim de semana?

Schnauzer e Shih Tzu são raças mais independentes Golden Retriever e Yorkshire gostam de companhia Border Collie e Jack Russell Terrier são aventureiros
    O Burmilla parece sério, mas no fundo ele é um amorzinho
    O Burmilla parece sério, mas no fundo ele é um amorzinho

    Mais Lidas

    Pinscher 0, 1, 2 ou miniatura: entenda os tamanhos desse cachorro de raça pequena
    Adote um animal

    Pinscher 0, 1, 2 ou miniatura: entenda os tamanhos desse cachorro de raça pequena

    Se você está pensando em ter um pinscher na sua vida pode estranhar a numeração que normalmente acompanha o nome da raça. O cachorro pinscher é conhecido por ser bem pequeno, mas ainda assim há variações de tamanho: as classificações 0, 1, 2 ou miniatura são super importantes para saber a dimensão aproximada do cãozinho. Além disso, pode ajudar muito na hora de decidir pelo seu novo melhor amigo.

    Como identificar o sexo do gato filhote? Saiba diferenciar machos e fêmeas!
    Adote um animal

    Como identificar o sexo do gato filhote? Saiba diferenciar machos e fêmeas!

    Às vezes, a vontade de adotar um gatinho é tão grande que acabamos nos precipitando e não dando a devida atenção a alguns detalhes muito importantes, como o sexo do filhote. É muito normal achar que adotou uma fêmea e só depois descobrir que o gato, na verdade, é macho. Nós sabemos que não é nada fácil diferenciar o órgão genital do gato logo nos primeiros meses de vida do animal. Se você faz parte deste time, não se preocupe, isso é muito comum!

    Yorkshire: saiba tudo sobre essa raça de cachorro pequeno (+ galeria com 20 fotos)
    Adote um animal

    Yorkshire: saiba tudo sobre essa raça de cachorro pequeno (+ galeria com 20 fotos)

    O Yorkshire é um cãozinho muito popular nos lares brasileiros. Pequeno, fofo, esperto e bem brincalhão: companheirismo é uma característica marcante nesses mini-cães, ideais para apartamentos, famílias com crianças ou mesmo pessoas que moram sozinhas e querem um amigo fiel. O Yorkshire Terrier é reconhecido de longe pelas duas cores na pelagem, o tamanho e por sua característica única: as orelhas para cima. Quer saber tudo sobre o cachorro yorkshire? Então continue acompanhando a leitura!

    Conheça as 10 raças de cachorro mais populares no Brasil!
    Adote um animal

    Conheça as 10 raças de cachorro mais populares no Brasil!

    Não há dúvidas de que os cachorros são os pets mais populares no Brasil. A fama de melhor amigo do homem não é à toa: 44,5% - ou seja, quase metade - dos lares têm pelo menos um cachorro no país, segundo a Faculdade de Medicina Veterinária da USP. Mas será que existe uma raça que é mais popular que as outras?

    7) Burmilla: raça de gato é sociável e se dá bem com todo tipo de gente

    A ideia de que os gatos são animais antissociais não condiz muito com a realidade do gato Burmilla. Embora ele possa ser um pouco desconfiado perto de estranhos no início, logo ele se solta e começa a fazer amizade. Não é à toa que essa é uma raça que convive tranquilamente com crianças, adultos, idosos e até animais de outras espécies, se houver a socialização correta.

    8) O Burmilla não sofre com doenças congênitas

    Doenças genéticas podem ser um verdadeiro problema para determinadas raças de gato, mas esse não é o caso do Burmilla. Esse gatinho, na verdade, tem uma saúde bastante forte e resistente. Mas, claro, não se deve esquecer das consultas anuais com um veterinário para realização do check-up e do reforço das vacinas, que não devem ficar atrasadas.

    9) O gato Burmilla adora receber carinho

    Algumas raças de gato são mais carinhosas do que outras, e o Burmilla certamente se encaixa nisso. Ele não é totalmente dependente dos seus humanos, mas não dispensa uma boa troca de afeto. Mas lembre-se: nem todas as partes do corpo do gato são indicadas para fazer carinho. A cabeça, queixo e as costas são os melhores lugares para isso. 

    10) Alguns cuidados básicos são fundamentais na rotina do gato Burmilla

    Assim como qualquer bichano, o Burmilla também requer uma atenção especial com seus dentes, ouvidos e garras. É importante aparar as unhas do gato a cada 15 dias ou pelo menos uma vez por mês. Também é importante escovar os dentes do animal para evitar o acúmulo de placa bacteriana e tártaro, além de limpar os ouvidos do gato para prevenir  infecções.

    11) Gato da raça Burmilla pode viver entre 10 a 14 anos

    Se um gatinho Burmilla for bem tratado e receber todos os cuidados necessários para viver bem, a raça tem uma expectativa de vida média de 10 a 14 anos. Para isso acontecer, é necessário que haja um comprometimento com a saúde e qualidade de vida oferecida para o Burmilla, levando-o regularmente ao veterinário, oferecendo uma alimentação de qualidade e, claro, sempre dando muito carinho para ele.

    12) Burmilla: comprar um gato da raça não exige muito planejamento financeiro

    O preço do gato Burmilla não é tão caro e um filhotinho da raça pode ser encontrado por cerca de R$ 2 mil reais - às vezes ocorre uma variação no preço por causa da linhagem do animal. Ainda assim, é importante escolher um gatil de confiança e com boas referências para não cair em ciladas. E se houver a oportunidade, escolha sempre a adoção de animais no lugar da compra.

    Redação: Juliana Melo

    Bichon Frisé: tudo sobre a raça de cachorro pequeno (+ galeria com 50 fotos)

    Próxima matéria

    Bichon Frisé: tudo sobre a raça de cachorro pequeno (+ galeria com 50 fotos)

    Gato Birmanês: conheça todas as características desse adorável felino
    Raças

    Gato Birmanês: conheça todas as características desse adorável felino

    O Birmanês, que também é conhecido como gato Sagrado da Birmânia, é um animal super dócil e elegante que tem muita história para contar. O gato da Birmânia é descendente de animais que eram venerados como deuses entre o século XV e XVI nos templos budistas do sudeste asiático. Muito sensível, a raça de gato é conhecida pelo companheirismo, já que se apega facilmente à família humana. O gato Birmanês gosta de explorar e é curioso, mas diferente dos outros gatos, ele gosta da estabilidade do chão e não gosta muito de altura.

    Munchkin: curiosidades, origem, características, cuidados e personalidade... tudo sobre o
    Raças

    Munchkin: curiosidades, origem, características, cuidados e personalidade... tudo sobre o "gato salsicha"

    Gato anão e gato salsicha são algumas denominações usadas para se referir ao Munchkin, um adorável felino com as pernas curtinhas e coluna alongada. A raça de gato não é uma das mais populares do Brasil, mas com certeza chama a atenção pela sua forma física “diferenciada”. Muito doce e cheio de energia, o Munchkin é uma mistura de fofura, inteligência e companheirismo.

    Ragamuffin: características, temperamento, cuidados... conheça essa raça de gato que tem a pelagem longa
    Raças

    Ragamuffin: características, temperamento, cuidados... conheça essa raça de gato que tem a pelagem longa

    O Ragamuffin é uma raça de gato muito amável e carinhosa. Não muito conhecido no Brasil, o gato ragamuffin se originou a partir do cruzamento com felinos da raça Ragdoll. É considerado um gato gigante e pode chegar até os 9kg. O "Ragamuffin cat" pode ter a pelagem e olhos de diferentes cores. Uma característica marcante é o jeito brincalhão e o fato de amar colo. O Ragamuffin é ideal para famílias com crianças e outros animais.

    Gato Manês: descubra curiosidades, características, personalidade e cuidados com o
    Raças

    Gato Manês: descubra curiosidades, características, personalidade e cuidados com o "Manx cat"

    Diferente de quem prefere cachorros, os amante de felinos normalmente não se importam tanto com a raça antes de comprar ou adotar um gatinho. Mas mesmo que isso não seja um fator primordial na hora de escolher seu amigo de quatro patas, é bom saber que existem diferentes tipos de raça de gato. Dentre elas, o “Manx cat” - também conhecido como Gato Manês - é uma das mais populares e que carrega uma característica muito particular: os animais dessa raça não têm rabo. Parece esquisito, mas o que falta de rabo, sobra em amor! Saiba mais sobre a raça de gato que vai conquistar o seu coração a seguir.

    Ver Todas >

    Saluki: 10 coisas que você precisa saber sobre a raça de cachorro grande
    Adote um animal

    Saluki: 10 coisas que você precisa saber sobre a raça de cachorro grande

    O cachorro Saluki não é uma das raças mais conhecidas aqui no Brasil, mas é um cãozinho que definitivamente merece destaque. Com um corpo esbelto e atlético, o Saluki é uma ótima companhia para diversos momentos, desde que ele tenha um espaço apropriado para gastar toda a sua energia. Além disso, cuidados com a rotina e a saúde do cachorro também exigem certa atenção por parte do tutor. 

    Como ajudar uma ong de animais? Veja algumas dicas!
    Adote um animal

    Como ajudar uma ong de animais? Veja algumas dicas!

    As ongs são instituições que fazem um trabalho de conscientização e apoio a causas específicas. As ongs focadas na causa animal ajudam os bichinhos abandonados, vítimas de maus-tratos e que precisam de um lar. Esse trabalho tem um elevado custo e, por isso, essas organizações precisam da ajuda financeira para tudo, da alimentação dos pets até a manutenção do abrigo. Mas você sabia que você pode ajudar ongs de animais de outras formas além do dinheiro? 

    Gato frajola: tutores compartilham histórias com esses gatinhos que são puro amor
    Adote um animal

    Gato frajola: tutores compartilham histórias com esses gatinhos que são puro amor

    O gato frajola não é uma raça de gato. Na verdade, esse curioso nome se refere ao padrão de pelagem de gato preto e branco ou cinza e branco. Poucas pessoas sabem que a cor da pelagem pode ter relação com as características comportamentais do bichano - e isso já foi comprovado por diversos estudos -, então na hora de adotar um felino, isso também pode ser levado em conta. E não dá para negar que o gato branco e preto é apaixonante. 

    Gato Birmanês: conheça todas as características desse adorável felino
    Adote um animal

    Gato Birmanês: conheça todas as características desse adorável felino

    O Birmanês, que também é conhecido como gato Sagrado da Birmânia, é um animal super dócil e elegante que tem muita história para contar. O gato da Birmânia é descendente de animais que eram venerados como deuses entre o século XV e XVI nos templos budistas do sudeste asiático. Muito sensível, a raça de gato é conhecida pelo companheirismo, já que se apega facilmente à família humana. O gato Birmanês gosta de explorar e é curioso, mas diferente dos outros gatos, ele gosta da estabilidade do chão e não gosta muito de altura.

    Ver Todas >