O gato Burmilla é uma ótima companhia para quem procura uma raça tranquila e de fácil convivência. Além de não exigir muitos cuidados com a sua rotina, esse bichano é muito afetuoso e fiel à sua família, fazendo de tudo para agradar e levar muita alegria para a casa. Contudo, poucas pessoas conhecem a raça e, consequentemente, perdem a oportunidade de ter um grande amigo de quatro patas em casa. O Patas da Casa separou as principais características do Burmilla. Prepare-se para conhecer mais a fundo esta raça de gato e se apaixonar!

1) O gato Burmilla é resultado do cruzamento entre um Persa e um Birmanês

Quais raças de cachorro mais combinam com você?

Preencha todos os campos para participar.

É só preencher e começar!

Escolha uma opção abaixo

Não tenho pets
Tenho cão
Tenho gato
Tenho cão e gato
Autorizo receber comunicações e publicidade da NESTLÉ®.

A raça de gato Burmilla surgiu em 1981 no Reino Unido e é relativamente recente se comparada a outros gatos. Resultado de um cruzamento acidental entre um gato Persa Chinchila e uma gata Birmanesa, a criação do Burmilla não foi planejada. Deu tão certo que vários criadores se apaixonaram e decidiram aumentar as ninhadas da raça, que é considerada experimental e ainda não foi reconhecida oficialmente.

2) O porte do Burmilla é médio

Essa é uma raça de gato de tamanho médio com um corpo bastante compacto e robusto que costuma pesar entre 4 e 7 kg. Portanto, é uma companhia muito adequada para apartamentos e até ambientes mais reduzidos, já que o Burmilla não requer muito espaço para viver bem e feliz.

3) Os pelos do gato Burmilla são curtos, macios e sedosos

A pelagem do Burmilla é chamativa porque é sedosa, macia e bem brilhante. Ela não precisa de tantos cuidados porque é curta, mas é bom escovar os pelos semanalmente. Além disso, as cores mais comuns são com a base branca e manchas variadas entre bege, azul, chocolate, lilás e avermelhado.

4) Burmilla: personalidade da raça é tranquila e de fácil convivência

Calmos e tranquilos, os gatos da raça Burmilla são super indicados para quem gosta de uma companhia pacata. Eles até gostam de brincar, mas não são muito agitados e nem necessitam de atenção o tempo todo. São amorosos e bastante apegados com a família. Eles adoram compartilhar bons momentos ao lado de seus humanos.

5) A raça de gato Burmilla tem tendência à obesidade felina

Uma alimentação balanceada e nutritiva que atenda às necessidades da raça é fundamental para evitar a obesidade felina. Além disso, os estímulos físicos e mentais do gato Burmilla também fazem com que ele se exercite frequentemente e tenha seus instintos naturais de caçador devidamente estimulados.

6) Enriquecimento ambiental é essencial para exercitar o Burmilla

Essa é uma raça que definitivamente gosta de brincar e correr atrás de brinquedos, como bolinhas ou varetas, mas essa não é a única forma de estimular o animal a se movimentar. A instalação de nichos e prateleiras também é super indicada para o Burmilla, porque esse é um gato que definitivamente gosta de apreciar do alto a movimentação da casa.


O Burmilla parece sério, mas no fundo ele é um amorzinho
O Burmilla parece sério, mas no fundo ele é um amorzinho

7) Burmilla: raça de gato é sociável e se dá bem com todo tipo de gente

A ideia de que os gatos são animais antissociais não condiz muito com a realidade do gato Burmilla. Embora ele possa ser um pouco desconfiado perto de estranhos no início, logo ele se solta e começa a fazer amizade. Não é à toa que essa é uma raça que convive tranquilamente com crianças, adultos, idosos e até animais de outras espécies, se houver a socialização correta.

8) O Burmilla não sofre com doenças congênitas

Doenças genéticas podem ser um verdadeiro problema para determinadas raças de gato, mas esse não é o caso do Burmilla. Esse gatinho, na verdade, tem uma saúde bastante forte e resistente. Mas, claro, não se deve esquecer das consultas anuais com um veterinário para realização do check-up e do reforço das vacinas, que não devem ficar atrasadas.

9) O gato Burmilla adora receber carinho

Algumas raças de gato são mais carinhosas do que outras, e o Burmilla certamente se encaixa nisso. Ele não é totalmente dependente dos seus humanos, mas não dispensa uma boa troca de afeto. Mas lembre-se: nem todas as partes do corpo do gato são indicadas para fazer carinho. A cabeça, queixo e as costas são os melhores lugares para isso. 

10) Alguns cuidados básicos são fundamentais na rotina do gato Burmilla

Assim como qualquer bichano, o Burmilla também requer uma atenção especial com seus dentes, ouvidos e garras. É importante aparar as unhas do gato a cada 15 dias ou pelo menos uma vez por mês. Também é importante escovar os dentes do animal para evitar o acúmulo de placa bacteriana e tártaro, além de limpar os ouvidos do gato para prevenir  infecções.

11) Gato da raça Burmilla pode viver entre 10 a 14 anos

Se um gatinho Burmilla for bem tratado e receber todos os cuidados necessários para viver bem, a raça tem uma expectativa de vida média de 10 a 14 anos. Para isso acontecer, é necessário que haja um comprometimento com a saúde e qualidade de vida oferecida para o Burmilla, levando-o regularmente ao veterinário, oferecendo uma alimentação de qualidade e, claro, sempre dando muito carinho para ele.

12) Burmilla: comprar um gato da raça não exige muito planejamento financeiro

O preço do gato Burmilla não é tão caro e um filhotinho da raça pode ser encontrado por cerca de R$ 2 mil reais - às vezes ocorre uma variação no preço por causa da linhagem do animal. Ainda assim, é importante escolher um gatil de confiança e com boas referências para não cair em ciladas. E se houver a oportunidade, escolha sempre a adoção de animais no lugar da compra.

Redação: Juliana Melo