Os gatos são conhecidos por serem muito higiênicos, não à toa que normalmente eles aprendem a usar a caixa de areia sozinhos. Mas também existem casos em que o animal se recusa a utilizar o acessório: então, como fazer o gato usar a caixa de areia? Fazer as necessidades na caixinha é instintivo para os gatos, até mesmo os filhotes. Isso porque seus ancestrais tinham o costume de esconder a urina e as fezes como forma de diminuir cheiro e afastar os predadores. A caixa de areia recria esse cenário e dá essa possibilidade ao felino doméstico. Quando o gatinho não consegue usar a caixinha, é importante entender o que pode estar causando isso e como corrigir o problema.

Quais raças de cachorro mais combinam com você?

Preencha todos os campos para participar.

É só preencher e começar!

Escolha uma opção abaixo

Não tenho pets
Tenho cão
Tenho gato
Tenho cão e gato
Autorizo receber comunicações e publicidade da NESTLÉ®.

Caixa de areia de gato: doenças e problemas comportamentais são as principais causas do problema

Se você está pensando "meu gato não faz necessidades na caixa de areia", não se desespere, pois podem ter várias razões. Primeiro, tente entender o que está fazendo seu bichinho optar por fazer xixi em todos os lugares da casa menos na caixinha. A primeira coisa a se observar é se o gatinho apresenta sintomas que possam mostrar problemas de saúde. Alterações comportamentais e de adaptação também podem causar a situação.

Problemas de saúde: o gato pode estar com algum parasita, cistite, cálculos renais ou alguma doença que afete o sistema urinário - um dos primeiros sintomas que acometem infecções nesse sistema é fazer xixi e cocô em lugares impróprios. Observe se existem outros sintomas e leve o animal para um check-up no veterinário o quanto antes.

Problemas comportamentais: muitas vezes o gato faz xixi fora da caixinha por problemas de comportamento ou adaptação. Mudanças na rotina, de casa ou novos integrantes na família (sejam pessoas ou animais) podem causar estresse e ansiedade, fazendo com que urinem em locais impróprios. Nesses casos, vai tentar marcar seu território e por isso não usará o local adequado. Como fazer gato usar caixa de areia nessa situação? O bichano precisa se sentir bem para estar confortável em urinar na caixinha. Portanto, ele deve encontrar um ambiente ideal para conseguir realizar suas necessidades. Lembrando que o xixi para marcar território é rápido e curto, com apenas um jato e é diferente do xixi quando ele erra o banheiro. Nesses casos, a urina é longa e o gato tenta enterrar, mesmo que não tenha com o que fazer isso.

gato na caixa de areia para gatos

Como ensinar o gato filhote a usar a caixa de areia?

 

Quando o problema não é por doenças, o ideal é deixar o gato à vontade para usar a caixinha desde filhote. Os gatinhos são espertos e aprendem rápido. Se você está se perguntando “como fazer o gato usar a caixa de areia”, existem algumas dicas que pode seguir desde cedo para o gatinho parar de se recusar a usar a caixinha e de urinar em locais errados ainda filhote.

Escolher a caixinha certa: o primeiro passo é escolher a caixa com tamanho adequado. Se você tem uma caixa muito grande para um filhote, ele pode se sentir desconfortável, principalmente porque vai armazenar mais o cheiro da urina. O gato precisa girar 360 graus dentro dela. Conforme ele for crescendo, compre caixas maiores.

Local da caixa: os gatos gostam de tranquilidade, então se a caixa está localizada em um ambiente muito movimentado, provavelmente ele vai se recusar a usar e preferir urinar em locais mais calmos. Além disso, gatos filhotes ou idosos podem ter dificuldade se a caixa estiver em um lugar muito alto. 

Escolha da areia: cada bichinho se acostuma com um tipo, então teste os diferentes modelos de areia para gato. Dê preferência àquelas sem perfume, pois os bichanos não costumam gostar de cheiros muito fortes. 

Mostre a caixa ao gato filhote: usar a caixa é instintivo para a maioria dos gatos, mas caso seu filhote não saiba usá-la, leve o animal até ela (de preferência depois das refeições) e o coloque dentro. O tutor pode movimentar as patas do gatinho na areia para incentivá-lo. 

Limpeza sempre em dia: lembra que os gatos são loucos por limpeza? Se a caixinha estiver suja, ele com certeza não vai se recusar a usar. Retire a urina e as fezes e troque a areia com frequência. Assim seu pet terá sempre um ambiente limpo para fazer suas necessidades.

Quantidade de caixas: Outra dica fundamental é ter pelo menos uma caixa a mais para seus gatos. Se você tem um gatinho, compre duas caixas. Se tem dois, compre três. Coloque-as em lugares diferentes para que seu pet tenha opções em diversos locais. 

Quanto mais cedo o filhote for acostumado a receber essas boas condições, mais ele se sentirá à vontade para fazer suas necessidades no lugar certo.

Redação: Maria Luísa Pimenta