Como cuidar de um cachorro com dor de ouvido frequente?
Um cachorro com dor de ouvido frequente exige atenção, paciência e, principalmente, acompanhamento veterinário, pois esse problema pode estar associado a infecções crônicas, alergias, parasitas ou predisposição anatômica (como em cães com orelhas longas e caídas). Portanto, a primeira coisa a se fazer é buscar um diagnóstico correto, para que se descubra a real causa da otite canina e, assim, iniciar o tratamento adequado.
Além disso, existem algumas estratégias que ajudam a manter o ouvido do cachorro saudável e afastam a ocorrência de problemas, como visitas frequentes ao veterinário, controle adequado da limpeza dos ouvidos (de acordo com a recomendação do especialista) e observar se algum alimento ou fator ambiental pode estar causando alergias e coceiras no animal.
A maioria dos casos de otites frequentes em cães se dá por falta de um diagnóstico conclusivo ou até mesmo errado, onde as causas não são solucionadas e, com isso, o animal sempre desenvolve o mesmo problema. Além de fatores genéticos e predisposição da raça, outros motivos que também estão relacionados a esse quadro são a falta de limpeza adequada no ouvido e o uso de tratamento indevido ou incompleto, que faz com que a resposta seja ineficiente.