Você sabe como fazer carinho em gatos do jeito certo? Os gatos são animais únicos e  têm suas preferências, não só na forma de receber carinho, como também na alimentação e nas brincadeiras. Conhecer as características individuais de seu gato é essencial para saber qual tipo de acessório comprar, como fazer carinho e qual tipo de comida ele prefere. Ficou curioso para saber se sabe interpretar as preferências do seu pet? O Patas da Casa preparou um infográfico para te ajudar nessa missão. Dá só uma olhada!

Faça o teste e descubra qual a personalidade dominante do seu gato!

Preencha todos os campos para participar.

É só preencher e começar!

Escolha uma opção abaixo

Não tenho pets
Tenho cão
Tenho gato
Tenho cão e gato
Autorizo receber comunicações e publicidade da NESTLÉ®.

Infográfico de gato

Identifique a ração para gatos que seu pet gosta mais

A escolha da ração para gato pode variar de acordo com o gosto de cada animal. Alguns se encantam com um pote cheio de ração seca, mas outros preferem saborear um sachê para gatos. Já outros bichanos se sentem mais atraídos pelos petiscos (que só devem ser oferecidos como recompensa, e nunca para substituir as refeições regulares). Descobrir qual seu peludo gosta mais é fácil: basta observar como ele reage ao oferecer a comida. 

Caixa de areia para gatos também pode ser escolhida de acordo com a preferência do gato

Assim como a alimentação do gato, o pet também pode ter uma preferência de acessório na hora de fazer as necessidades. Geralmente, a caixa de areia para gatos aberta e com peneira agrada aqueles que não gostam de enterrar os dejetos. A caixa de areia fechada é ideal para aqueles felinos que gostam de privacidade para fazer as necessidades. Já a caixa de areia com laterais altas são ótimas para gatos idosos e adultos, enquanto a com laterais baixas é mais indicada para filhotes. 

Como fazer carinho em gatos: observe onde seu felino gosta mais de afagos

Uma das principais dicas de como fazer carinho em gatos é estar sempre com as mão leve e fazer movimentos suaves. Mas além disso, é importante saber onde seu pet gosta mais de carinho. A parte do corpo que a maioria dos gatinhos mais gostam de receber carinho é no peitoral, mas existem felinos que se esparramam no chão e pedem carinho na barriga. 

Alguns bichanos preferem o carinho na base do rabo e até levantam o bumbum para chamar a atenção do tutor. O rosto é um local em que alguns pets não aceitam o carinho com tanta facilidade, mas existem peludos que adoram. O importante ao acariciar a região é nunca mexer no bigode do gato, pois as vibrissas são extremamente sensíveis. 

Assim como a caixa de areia para gatos, os brinquedos também devem ser escolhidos de acordo com a preferência do pet

Seu gato é mais vertical ou horizontal? Diferente de nós humanos, os felinos possuem uma visão tridimensional e cada centímetro do chão ao teto é observado por eles. Por isso, a classificação de gato vertical e horizontal é usada para identificar onde o felino se sente mais à vontade. 

O gato vertical gosta de lugares altos, escalando móveis e procurando lugares inusitados para brincar. Por isso, é ideal investir em acessórios como prateleiras, arranhador com andares, varinha, nichos e camas suspensas. 

Já o gato horizontal prefere os lugares mais baixos: tocas, caixas, arranhador em forma de tapete, ratinho de corda e túneis são os melhores brinquedos para esse tipo. Para identificar em qual classificação o seu pet se encaixa, a dica é observar o comportamento do gato no dia a dia.

Redação: Hyago Bandeira e Juliana Melo