Uma boa alimentação faz toda a diferença na saúde do gato. O problema é que nem sempre o bichano consegue todos os nutrientes que ele precisa por meio da ração, e em alguns casos é necessário procurar por outras alternativas de suplementação alimentar. A vitamina para gatos é uma dessas opções, mas antes de investir nesse tipo de suplemento é fundamental conversar com um profissional para saber quais são os nutrientes que estão faltando no organismo do seu amigo de quatro patas. Para saber em que casos as vitaminas para gatos são recomendadas, o Patas da Casa conversou com a médica veterinária Bruna Saponi, que é especializada em nutrição pet. Veja só o que ela nos disse!
Quando a vitamina para gatos filhotes é necessária?
Os filhotes de gato precisam de uma alimentação rica em nutrientes para garantir um desenvolvimento saudável. Segundo a veterinária Bruna, quando fornecemos uma ração de qualidade - como a ração Super Premium -, não há a necessidade de fazer qualquer suplementação alimentar. “Essa ração em si já é um alimento completo e balanceado que vai disponibilizar todas as vitaminas e minerais necessários à vida e crescimento do filhote”.
Esse tipo de ração também contém suplementações adicionadas que contribuem ainda mais para a formação do gatinho, como o Ômega 3. “Trata-se de um ácido graxo de cadeia longa (uma gordura boa), com características anti inflamatórias que melhoram o funcionamento orgânico. Podemos suplementar com este ácido, porém nas rações Super Premium ele já é adicionado com todas as outras vitaminas essenciais à vida”.
Vitamina para gato com sonolência excessiva ou falta de apetite é uma opção?
Às vezes percebemos pequenas mudanças no comportamento do gato e logo surge aquela dúvida: será que o uso de vitaminas pode ajudar? A médica veterinária explica o que fazer nessas horas: “Sempre que falamos sobre algum sinal que o animal apresenta, como sonolência e falta de apetite, é fundamental investigar o problema. Como existem várias doenças que podem causar isso, a suplementação sem saber ao certo o diagnóstico não resolverá o problema, só mascarar”. Em alguns casos, essa falta de interesse pela comida também pode ser causada pelo apetite seletivo dos animais. “Existem alguns fármacos que contribuem para a melhora desse quadro, porém não é natural e nem aconselhado seu uso contínuo”.
A vitamina para gato engordar só deve ser recomendada após uma análise clínica
Quando o gato está magro demais e não consegue atingir o peso ideal, isso causa uma preocupação enorme nos tutores. No entanto, somente uma análise clínica feita por um profissional é capaz de ajudar o seu amigo de quatro patas: “É imprescindível descobrir a fonte do problema. Algumas doenças podem causar anemia, como a doença do carrapato, e o animal pode perder peso, tornando necessário a suplementação de vitaminas e minerais, como o uso de ferro”.

Mais Lidas

Frutas para gatos: um guia completo dos alimentos liberados e benefícios de cada opção
Cuidar da alimentação do gato é dever de todo tutor, e para isso é importante saber o que o animal pode ou não comer. Além das tradicionais rações para gatos, algumas pessoas também gostam de oferecer outras opções de comida para o seu bichano e procuram alternativas mais naturais, como frutas e legumes. Porém, por mais saudáveis que esses alimentos sejam para os humanos, é importante ter em mente que o organismo dos felinos não funciona da mesma maneira que o nosso e algumas frutas para gatos, por exemplo, podem fazer mal ao seu amigo de quatro patas. Para sanar todas as dúvidas sobre o assunto, confira as frutas que gatos podem comer a seguir!

Verduras e legumes para cachorro: opções saudáveis para incluir na dieta do seu cãozinho!
Quando o assunto é a alimentação de um pet, muitas dúvidas podem surgir: o que o cachorro não pode comer? cachorro pode comer couve? Pode dar brócolis para cachorro? Ou ainda se cachorro pode comer abobrinha? Muitos tutores questionam se podem oferecer verduras e legumes para cachorro. A resposta é sim! Além de serem muito saudáveis, esses tipos de alimentos ajudam a abrir e instigar o apetite dos caninos, podendo ser oferecidos como petiscos e até recompensas.

O que gato pode comer? Veja alguns alimentos liberados para os felinos
Mesmo que os gatinhos não tenham aquela gula característica dos cachorros, eles podem amar alguns alimentos. A dúvida, porém, sempre permanece nessa hora: além da ração, sachê e petiscos específicos, o que gato pode comer? A não ser que seu gatinho tenha um problema de saúde, você pode oferecer algumas frutas, legumes e proteínas de vez em quando. Mas atenção! Não são todos os alimentos que os gatos podem comer. O chocolate, por exemplo, está na lista dos itens proibidos pelo risco de intoxicar o seu pet.

Meu cachorro não quer comer ração, o que eu faço? Entenda os motivos
Os cachorros têm fama de serem comilões e, na maioria dos casos, eles não abrem mão das refeições - seja a ração ou um snack. Todo dono de cachorro, provavelmente, já passou pela situação de estar comendo enquanto o amigo de quatro patas fica pedindo um pedaço do lanche. Mas, e quando o apetite do seu cachorro parece desaparecer, você sabe o que fazer?
Queda de pelo em gatos pode ser resolvida com suplementos ou mudança de ração
Os gatos geralmente soltam muito pelo, mas quando essa quantidade começa a ficar muito expressiva, é bom ligar o alerta. A queda de pelos em gato pode acontecer por diferentes motivos, mas segundo Bruna, existem alguns suplementos que auxiliam nesse problema, como o ômega 3. “Além de características anti inflamatórias, essa gordura tem a capacidade de se ligar nos folículos pilosos, melhorando o crescimento e estrutura da pele e pelos do animal”, informa.
As mudanças na alimentação do animal também costumam dar bons resultados, mas é necessário ter certa paciência com o processo de transição. “Tudo que envolve mudança alimentar, demora no mínimo de um mês a três meses para observarmos a diferença”.
Vitamina C para gatos: quando o suplemento é indicado?
Dentre todas as opções de vitaminas para gatos, a vitamina C é uma das mais procuradas. O motivo para isso é simples: além de fortalecer a imunidade do bichano, ela ainda funciona como suporte de algumas doenças. No entanto, ao contrário do que algumas pessoas podem pensar, nem sempre é preciso suplementar a dieta do gato com a vitamina C, pois ela já faz parte da alimentação natural desses animais. "Claro que em casos específicos podemos utilizar a vitamina C para gatos, como para melhora na imunidade e em alguns casos no auxílio de doenças hepáticas. Mas é importante lembrar que cada animal tem uma necessidade diferente."
Suplementos polivitamínicos são indicados para gatos idosos
Conforme a idade vai chegando para os felinos, é natural que o organismo do gato fique mais frágil e vulnerável. Por isso, em alguns casos pode ser necessário o uso de suplementos polivitamínicos para cuidar da saúde dos bichanos. "O suplemento polivitamínico é benéfico se realmente houver a necessidade para isso. Os gatos idosos possuem muitas alterações orgânicas, então se utilizarmos diversas vitaminas sem auxílio de um profissional, em vez de ajudar, podemos contribuir para sobrecarga e alteração de alguns órgãos”, orienta Bruna. A avaliação e prescrição médica são fundamentais para não acontecer esse tipo de problema.
Redação: Juliana Melo
