Como ensinar o gato a usar a caixa de areia é uma tarefa mais fácil do que se imagina. Isso porque usar a caixinha é instintivo para a espécie felina. Seus ancestrais escondiam fezes e urina para disfarçar os odores que pudessem atrair predadores, mas mesmo domesticados, esse instinto sobreviveu. Na maioria das vezes um gato filhote costuma aprender a usar o acessório sozinho. Ainda assim, pode haver dificuldade no processo de adaptação da caixa de areia para gato.
Em outros casos, o filhote não se sente à vontade com o objeto por diferentes razões. Fazer necessidades fora da caixa também pode ter como origem problemas de saúde, ansiedade ou estresse. Nesses casos, o tutor deve ensinar o gato a usar a caixa de areia. Quer saber como? Confira o passo a passo!
Passo 1: Escolha a caixa de areia para gatos ideal para seu animal
O primeiro passo de como ensinar gato a usar caixa de areia para gatos é escolher o modelo adequado. Muitas vezes, o motivo do gato fazer as necessidades fora da caixinha é porque ela não é a ideal para seu pet. É preciso fazer uma boa pesquisa para saber qual opção atende melhor o animal. A caixa de areia para gatos fechada, por exemplo, é indicada para pets mais agitados, pois evita que a areia se espalhe pela casa. Já a caixa de areia para gatos aberta é a mais comum e prática, disponível em diversos modelos, como as com borda alta ou com peneira. Seja a caixa de areia para gatos aberta ou fechada, a atenção ao tamanho é fundamental, para que não seja nem grande nem pequena demais.
Passo 2: Teste os tipos de areia para gato até encontrar aquela que mais agrada o seu pet
Após escolher a caixa de areia para gatos, é hora da areia de gato. Existe areia para gato em granulado de argila, sílica, granulado de madeira e biodegradável. A melhor areia para gato depende de cada caso. Leve em conta a praticidade, facilidade de limpeza e, principalmente, a adaptação do seu pet. Às vezes, um tipo de areia não agrada o gato, que resistirá para usar o local para as necessidades. Quem quer aprender como ensinar gato filhote a usar caixa de areia deve ter em mente que pode ser necessário realizar várias trocas de areia até achar a melhor.
Passo 3: Escolha um ambiente calmo e longe da ração para colocar a caixa de areia de gato
O terceiro passo de como ensinar o gato a usar a caixa de areia é escolher o local. Jamais posicione o banheiro do gato perto dos potes de água e ração. Os bichanos também preferem que a caixa de areia de gato fique afastada do cantinho onde dorme. Se quer saber como ensinar gato velho a usar caixa de areia, lembre-se de evitar locais altos, pois ele pode se machucar ao tentar alcançar (assim como o gato filhote). Além disso, privacidade é fundamental. Coloque a caixa de areia para gatos em um local pouco movimentado. Outra dica de como ensinar gato a usar a caixa de areia é ter pelo menos duas e colocá-las em cômodos diferentes para dar mais opções ao pet.
Passo 4: Ensinar o gato a usar a caixa de areia é um processo gradual
Para ensinar gato a usar caixa de areia, comece levando o pet até ela. O momento ideal é após comer ou acordar, pois é nessas horas que o bichano costuma sentir mais vontade de fazer as necessidades. Apresente-o à caixa de areia e deixe que ele coloque as patinhas dentro, sentindo a textura da areia. Incentive o bichano a dar voltas dentro da caixa de areia para que ele se sinta à vontade e perceba que é um bom lugar para fazer suas necessidades. Na maioria das vezes ele percebe isso naturalmente.
Passo 5: Elogie e recompense toda vez que acertar a caixa de areia para gatos
Tanto no processo de como ensinar gato velho a usar caixa de areia como no de ensinar o filhote, a melhor maneira de conseguir bons resultados é apostar na recompensa. Quando vir que ele está conseguindo fazer as necessidades na caixinha, ofereça petiscos, faça brincadeiras e elogie bastante. Isso vai estimular o uso da caixa de areia para gato, pois associará o objeto a algo positivo.
Passo 6: Como ensinar gato a usar caixa de areia requer paciência, então repita quantas vezes for necessário
Muitas vezes o gato não aprende a usar a caixinha de primeira e insiste em fazer as necessidades no local errado. Por isso, saber como ensinar o gato a usar a caixa de areia requer paciência. Toda vez que vir o animal dando voltinhas no chão, tapetes e objetos dando a entender que vai fazer suas necessidades ali, leve-o ao local adequado. Coloque o bichano na caixa de areia para gatos e o estimule a utilizar o acessório. Com paciência, em breve seu bichano estará usando a caixa de areia de gato sozinho.
Redação: Maria Luísa Pimenta