close
Comportamento

Veja em infográfico dicas infalíveis de como fazer um gato gostar de você

Adotar um gato pode ser um grande desafio, principalmente para os pais de pet de primeira viagem. Donos de uma personalidade única e genuína, alguns tutores se perguntam: como saber se meu gato me ama? A verdade é que o amor de gato se constrói aos poucos e com a convivência do dia a dia, já que precisam se sentir confortáveis e confiantes com o tutor. Nos primeiros dias, principalmente se estamos falando de um gato adulto, estabelecer essa relação pode ser um desafio, mas com as táticas corretas é possível conquistar um bichano. Quer aprender como fazer um gato gostar de você? O Patas da Casa preparou um infográfico com as melhores dicas sobre o assunto!

Saiba como fazer um gato gostar de você
Saiba como fazer um gato gostar de você

Mais Lidas

Pinscher 0, 1, 2 ou miniatura: entenda os tamanhos desse cachorro de raça pequena
Adote um animal

Pinscher 0, 1, 2 ou miniatura: entenda os tamanhos desse cachorro de raça pequena

Poucos sabem, mas existe uma classificação para determinar cada tipo de Pinscher: tamanhos 0, 1, 2 e 3 são as variações comuns da raça. A numeração que normalmente acompanha o nome da raça do cãozinho pode até parecer estranha, mas é algo que ajuda a diferenciar os tipos de cachorro Pinscher de acordo com as peso e altura. Essa classificação, embora não seja reconhecida oficialmente, é adotada por muitos criadores e pais de pet por aí. 

Como identificar o sexo do gato filhote? Saiba diferenciar machos e fêmeas!
Adote um animal

Como identificar o sexo do gato filhote? Saiba diferenciar machos e fêmeas!

A maioria das pessoas acha quase impossível descobrir o sexo do gato filhote. De fato, diferenciar o órgão genital do gato macho e gato fêmea nos primeiros meses de vida não é fácil. Mas descobrir esse "detalhe" é importante antes de levar um filhotinho pra casa. Não parece, mas é muito normal achar que adotou um gato fêmea e descobrir, depois, que se trata de um gato macho. !

Filhote de cachorro chorando à noite? Veja a explicação e dicas para acalmá-lo nos primeiros dias em casa
Adote um animal

Filhote de cachorro chorando à noite? Veja a explicação e dicas para acalmá-lo nos primeiros dias em casa

A chegada de um filhote de cachorro ao novo lar é marcada por muita alegria e descobertas - da parte do animal e dos próprios donos. O cãozinho terá contato com cheiros que ele nunca sentiu, pessoas diferentes, um ambiente totalmente desconhecido. O novo papai ou mamãe de pet, por outro lado, está aprendendo sobre a rotina, como o sono e alimentação, e comportamentos do bichinho. Nos primeiros dias de adaptação na nova casa é comum ouvir o cachorro filhote chorando à noite. A reação imediata do tutor é ficar preocupado se ele está com fome ou sentindo dor, mas saiba esse comportamento é muito normal.

Nomes para gatas: confira uma lista com 200 sugestões para chamar a sua gatinha
Adote um animal

Nomes para gatas: confira uma lista com 200 sugestões para chamar a sua gatinha

Escolher um dentre as infinitas possibilidades de nomes para gatas e gatos não é uma tarefa fácil. Quando se trata de escolher um nome para gatinha, opções mais fofas e meigas estão entre as favoritas dos tutores. Mas a verdade é que existem centenas de inspirações de nomes para gata, desde personagens e celebridades famosas até sua comida preferida. 

1) Seja gentil e amoroso com seu gato

Alguns gatinhos costumam ser muito ativos, principalmente quando são filhotes, e é necessário que o tutor aprenda como lidar com diferentes comportamentos felinos. Educar um gatinho não é difícil, mas é preciso paciência para conquistar o amor de gato. E tudo isso depende da forma como você lidará com os erros e acertos do animal: nunca tente ensinar algo com gritos e punições, isso fará com que ele sinta medo de você e se defenda com rosnados e arranhões.

2) Brincar com o gato vai estreitar a relação de vocês

Muita gente acha que gatos não gostam de brincar e é aí que eles se enganam. Os brinquedos para gatos ajudam a desestressar, gastam energia e ainda estimulam os instintos naturais do felino - ou seja, são essenciais para o dia a dia e bem-estar do pet. Invista em brincadeiras que envolvam o gato e o tutor, como as varinhas. Outra possibilidade é estimular a cognição do bichano com bolinhas recheadas de petisco ou circuitos. Pode até parecer que não, mas os gatos são observadores e entendem quando o humano está fazendo algo para lhe agradar. Para se aproximar mais ainda, use a técnica de reforço positivo e sempre recompense o animal quando concluir alguma atividade durante as brincadeiras.

3) Não perturbe seu gato enquanto ele estiver dormindo

O sono dos gatos é sagrado, não à toa que eles passam boa parte da vida dormindo. Essa é uma necessidade natural dos felinos que pode deixar os tutores ansiosos para brincar e interagir com o pet. Aprenda de uma vez por todas: nunca tente acordar seu gato durante as sonecas dele. Incomodar o gato durante o sono pode deixá-lo estressado. Se contentar com os momentos de chamego e brincadeiras somente na hora que ele estiver acordado é um dos segredos de como fazer um gato gostar de você.

4) Não interrompa o gato quando ele estiver usando a caixa de areia

Usar a caixa de areia em paz é outro momento que os gatos prezam bastante. Quando os felinos estão fazendo suas necessidades, eles se sentem vulneráveis e frágeis. Por isso, qualquer ruído ou movimento pode assustá-los. Respeite esse espaço e jamais o interrompa. Quando o pet é incomodado com frequência nesse momento, pode acontecer dele parar de usar a caixa de areia e procurar outro lugar tranquilo para fazer suas necessidades.

5) Jamais toque em partes sensíveis do gato

A cauda do gato desempenha uma função importante no equilíbrio dos animais, mas também é uma área super sensível e não deve ser tocada. Além de causar muito incômodo para o bichano, essa situação pode até fazer com que o animal sinta dor e se machuque. Existem ainda outras áreas sensíveis do corpo dos gatos, como a barriga e o bigode. Evite tocar nesses locais. 

6) Ofereça um sachê para gatos

Os gatos são animais que fazem pouco consumo de água. Por isso, comidas molhadas como o sachê para gatos são uma boa pedida para eles. Além de ser ótimo para saúde, os gatos amam um sachê. Oferecer a refeição será uma ótima forma de aflorar ainda mais o amor de gato.

Redação: Hyago Bandeira

Pequinês: conheça 11 características dessa raça miniatura

Próxima matéria

Pequinês: conheça 11 características dessa raça miniatura

Cachorro e gato juntos: 8 truques para melhorar a convivência e 30 fotos para você se apaixonar!
Adestramento

Cachorro e gato juntos: 8 truques para melhorar a convivência e 30 fotos para você se apaixonar!

Durante muito tempo, cachorro e gato foram declarados inimigos. Algumas pessoas acreditavam que onde havia um cão não poderia ter um gato e vice-versa. Se antes eles não tinham o hábito de conviver, hoje moram juntos e alguns até são inseparáveis. Mas atenção! Nem sempre os animais se entendem de primeira e o processo de adaptação requer tempo e paciência do tutor para que aprendam a respeitar a presença um do outro. Para você que tem um cãozinho e um gatinho e precisa de ajuda para adaptá-los, separamos oito truques para melhorar a convivência. O adestrador Max Pablo, do Rio de Janeiro, deu algumas dicas e também conversamos com a cat-sitter Nathane Ribeiro, que tem três gatos e já precisou adaptá-los com um cão. Veja o que eles disseram!

Gato Angorá: veja o infográfico e conheça todas as características da raça gigante
Raças

Gato Angorá: veja o infográfico e conheça todas as características da raça gigante

O gato Angorá tem uma aparência sofisticada que atrai facilmente os olhares (e admiração) dos gateiros de plantão. Na maioria das vezes, esses bichanos têm olhos claros e uma pelagem branquinha, longa e muito sedosa. Mas engana-se quem pensa que o gato da raça Angorá é só um rostinho bonito. Quem tem a chance de conviver com esse bichano sabe do que estamos falando: a personalidade do gato Angorá - filhote e adulto - é totalmente apaixonante.

Khao Manee: tudo o que você precisa saber sobre essa raça de gato tailandesa (e muito rara!)
Raças

Khao Manee: tudo o que você precisa saber sobre essa raça de gato tailandesa (e muito rara!)

O Khao Manee tem um grande potencial para ser um dos grandes queridinhos entre os apaixonados por gatos. Com olhos de cores marcantes e pelo branquinho, o felino desta raça possui uma aparência rara que chama atenção e é uma ótima companhia para qualquer família. De origem tailandesa, esse gatinho é super amigável e ama estar ao lado dos seus humanos - e até mesmo de outros animais. Para conhecer mais a fundo o gato Khao Manee, o Patas da Casa separou as principais informações sobre esse bichano incrível. Dá uma olhada!

Gato Siamês: conheça todas as características desse adorável bichano (com infográfico)
Raças

Gato Siamês: conheça todas as características desse adorável bichano (com infográfico)

A raça de gato Siamês é uma das mais conhecidas e queridinhas do mundo. Além dos olhos azuis e da pelagem escura na face, orelhas e patas, esse lindo gatinho também tem uma personalidade totalmente adorável. O gato Siamês costuma ser muito tranquilo e carinhoso com a sua própria família, mas pode ser um pouco mais reservado perto de estranhos. Ele também é muito ativo e nunca dispensa uma boa brincadeira.

Ver Todas >

Pinscher 1: descubra algumas características desse cãozinho de raça pequena
Adote um animal

Pinscher 1: descubra algumas características desse cãozinho de raça pequena

Você já ouviu falar no Pinscher 1? Filhote ou adulto, o cachorrinho possui um tamanho muito pequeno que se mantém por toda a vida. O cachorro Pinscher 1 é um dos tipos da raça Pinscher, uma das mais amadas do Brasil. Esse cãozinho, por menor que seja, tem uma facilidade enorme em conquistar o coração de quem busca uma companhia canina. Dentre os diferentes tamanhos da raça, Pinscher 1 é considerado o segundo menor entre eles, logo atrás do Pinscher 0. 

Shih tzu: tudo sobre a raça: saúde, temperamento, porte, pelagem, preço, curiosidades...
Adote um animal

Shih tzu: tudo sobre a raça: saúde, temperamento, porte, pelagem, preço, curiosidades...

Para quem está procurando um cão bem dócil, companheiro, carinhoso e de pequeno porte, o Shih Tzu talvez seja a raça mais indicada. Esse cachorrinho é muito mais que uma carinha fofa, ok? Por não ser um cão de caça e nem ter um perfil atlético, ele acaba sendo mais apegado ao dono e tem um temperamento bem fácil de lidar. O cachorro da raça Shih Tzu também se adapta super bem a apartamentos e ambientes compactos e, por isso, é a escolha perfeita para quem mora em cidade grande.

Schnauzer gigante: tudo sobre essa variação da raça
Adote um animal

Schnauzer gigante: tudo sobre essa variação da raça

É bem provável que você já esteja familiarizado com a imagem de um Schnauzer. Esse é um cão com aparência robusta, cabeça alongada e um bigode de cachorro que chama atenção por onde passa. Mas sabia que existem três variações da raça, e o Schnauzer gigante é um deles? O que poucas pessoas sabem é que o Schnauzer grande não chama atenção somente por causa do seu tamanho, mas também por conta da sua personalidade forte e cheia de energia. 

Pastor Belga: conheça as características, personalidade, tipos e cuidados com essa raça de cachorro
Adote um animal

Pastor Belga: conheça as características, personalidade, tipos e cuidados com essa raça de cachorro

Quem procura um companheiro de quatro patas, vai amar ter um Pastor Belga para chamar de seu! Apesar de ter diferentes variações da raça, como o Pastor Belga Laekenois e o Groenendael, uma coisa é certa: o jeitinho desse cãozinho é completamente encantador. Não importa qual você escolha para levar para casa, essa raça de cachorro - mesmo com as suas variações - possui traços de personalidade bem parecidos e os cuidados com a sua saúde também costumam ser basicamente os mesmos.

Ver Todas >