close
Cuidados

Veja em infográfico 6 dicas de como fazer seu gato beber água suficiente

Atualizado · 24 de janeiro de 2022 · 17h54

Publicado · 24/01/2022 · 17h54

Você sabia que ter uma fonte para gato beber água pode ser um ótimo estímulo para bichanos que não costumam se hidratar? Ou que colocar o bebedouro perto do pote de ração pode ser um dos motivos para seu bichano não querer beber água? A frequência com que um gato bebe água normalmente é bem baixa. A explicação está na descendência de felinos do deserto, que se adaptaram ao clima seco e passaram a sentir menos sede com o passar dos anos.

Por isso, situações em que o gato bebe muita água são bem mais incomuns que a de um gato bebendo pouca. A falta de ingestão de água é perigosa porque pode trazer muitos problemas à saúde do animal, principalmente insuficiência renal, quadro muito comum nos felinos domésticos. O Patas da Casa preparou esse infográfico com dicas de como fazer o gato beber água suficiente para que se mantenha hidratado e saudável. Confira a seguir!

Investir em fonte para gato beber água e oferecer ração úmida são cuidados que mantém seu pet hidratado
Investir em fonte para gato beber água e oferecer ração úmida são cuidados que mantém seu pet hidratado

Mais Lidas

Veja 12 dicas de como acabar com carrapatos no quintal
Cuidados dos animais

Veja 12 dicas de como acabar com carrapatos no quintal

O carrapato em cachorro, assim como as pulgas, é uma das principais causas de aborrecimento nos donos de pets. Mesmo usando coleiras ou remédio para carrapato, o animal não está livre de pegar esses parasitas tão incômodos e que podem causar problemas graves. Às vezes, um simples passeio ao ar livre já pode gerar dores de cabeça se o local estiver infestado. Para controle, é importante não só proteger o animal, mas também fazer uma limpeza do ambiente.

Quanto tempo vive um gato?
Cuidados dos animais

Quanto tempo vive um gato?

Afinal, um gato vive quantos anos? Não é mistério que a companhia de um bichano muda a vida de qualquer pessoa para melhor, e, se dependesse de nós, nossos gatinhos viveriam para sempre. No entanto, isso não é possível e muitos tutores têm dúvidas quando o assunto é a expectativa de vida. Gato, querendo ou não, é como se fosse um filho, e é muito fácil se apegar a esses animais no dia a dia. 

Os 10 erros mais comuns na hora de cuidar de gato
Cuidados dos animais

Os 10 erros mais comuns na hora de cuidar de gato

Até mesmo os tutores mais experientes podem cometer alguns erros quando o assunto é cuidar de gato. Uma dúvida muito comum, por exemplo, é se a castração de gato é realmente necessária. Além disso, muitos humanos cometem o erro de tratar os felinos como se eles fossem cães, embora eles tenham comportamentos claramente distintos. No geral, os gatos são mais reservados, independentes e valorizam muito sua privacidade, diferente dos cachorros. P

O que fazer para o cachorro parar de marcar território: 7 dicas para lidar com o xixi fora do lugar!
Cuidados dos animais

O que fazer para o cachorro parar de marcar território: 7 dicas para lidar com o xixi fora do lugar!

Ter um cãozinho em casa é só alegria, mas é sempre bom que o dono esteja preparado para lidar com alguns comportamentos inconvenientes do animal. Um deles é o xixi fora do lugar para deixar o cheiro em todos os cantos da casa. O que fazer para o cachorro parar de marcar território? O costume é desagradável e pode até tirar o sossego de muitos tutores por aí. Para te ajudar, separamos algumas dicas para evitar que o cachorro marque território em casa e faça xixi onde não deve. Acompanhe!

1) A fonte para gato beber água estimula a ingestão 

Investir em uma fonte para gato beber água é uma das melhores formas de incentivar o bichano a se hidratar. Os felinos normalmente preferem água corrente do que água parada. Além de despertar a curiosidade do animal, uma das vantagens é que a água permanece mais tempo refrescante. Por isso, se você tem um caso de “o meu gato não bebe água”, vale a pena investir nesse acessório, que ainda traz outras vantagens como o fato de não precisar ser reabastecida o tempo todo e sempre garantir água disponível para o pet. Existem muitos tipos de fonte para gato beber água, como as de barro, plástico e porcelana. Basta escolher a que se adapta melhor ao seu pet. 

2) O tamanho e o material do bebedouro impactam na forma com que o gato bebe água

Muitas pessoas não sabem, mas a forma como o gato bebe água pode estar relacionada ao formato do bebedouro. O bigode do gato é uma região muito sensível e os pets odeiam encostá-lo na extremidade do potinho. Por isso, é fundamental comprar um pote que seja proporcional ao tamanho do animal. O pote onde o gato filhote bebe água, por exemplo, é muito pequeno para um adulto. Portanto, precisa ser trocado ao crescer. Além disso, existem muitos tipos de bebedouro para gatos com materiais diferentes. Os mais comuns são plástico, inox, barro e cerâmica. O ideal é entender exatamente qual é o gosto do seu bichano. Cada um se adapta melhor a um modelo. 

3) Coloque o pote de água longe do pote de ração

É muito comum que o tutor coloque o pote de ração e de água perto um do outro. Mas você sabia que esse pode ser um dos motivos para o pet não beber muita água? Os bichanos têm um paladar exigente e se incomodam quando a comida está muito perto da água, que pode ficar com gosto e cheiro de ração. 

4) Espalhe potinhos em todos os cômodos da casa para o gato beber mais água

A localização do pote de água, além de distante do pote de ração, não deve ficar restrita apenas a um cômodo. Os gatos podem ser preguiçosos e muitas vezes desistem de ir até o bebedouro caso esteja muito longe. Por isso, uma boa dica de como fazer o gato beber água é espalhar diversos potinhos em vários locais da casa. O ideal é ter um para cada cômodo, pois não importa onde o animal esteja, a distância não será um problema para se hidratar. Com o potinho ali na sua frente, o gato bebe muita água em uma frequência bem maior. 

5) Nos dias quentes, coloque cubos de gelo no bebedouro para fazer o gato beber água

Outra dica de como fazer o gato beber água é colocar cubinhos de gelo dentro do pote. Como explicamos, os bichanos não são atraídos pela água parada. Então, uma forma de estimular a ingestão é tornando a situação divertida. Os cubinhos de gelo despertam a curiosidade do animal, que vai ficar lambendo e brincando com ele. Isso pode ser feito desde pequeno. O gato filhote bebe água com muito mais frequência quando se diverte. Com o tempo, acaba percebendo o momento de beber água como algo agradável. Assim, é muito mais provável que ele tenha uma boa ingestão de água por toda a vida. A dica do gelo é melhor ainda para ajudar os gatos nos dias de calor, pois ajuda a refrescar. Além disso, o gelo ajuda  a deixar a água fresca por mais tempo, tornando-a muito mais agradável para o bichano. 

6) O meu gato não bebe água: o sachê para gatos é uma boa solução para o problema

Se você tem um caso de “o meu gato não bebe água”, o sachê para gatos pode ser um grande aliado. A ração úmida possui cerca de 80% de água em sua composição. Isso significa que o gato bebe água indiretamente, mantendo-se hidratado com a ingestão de ração úmida. Você pode ainda acrescentar mais um pouquinho de água no sachê ao oferecer ao pet. Com a ração úmida, a medida de o quanto de água um gato bebe por dia é menor, pois ele já se hidrata muito bem na alimentação. Por isso, não estranhe se perceber que ele vai menos vezes ao bebedouro ao adicionar a ração úmida na dieta. É completamente normal pois o sachê já oferece uma quantidade maior de água para o pet. 

Redação: Maria Luísa Pimenta 

Conheça 8 plantas que gatos podem comer!

Próxima matéria

Conheça 8 plantas que gatos podem comer!

Veterinária lista 7 dicas para fazer seu gato beber mais água
Cuidados

Veterinária lista 7 dicas para fazer seu gato beber mais água

Gatos são animais que não têm o hábito de beber muita água, o que pode ser muito prejudicial para a saúde dos rins - e é a principal preocupação entre os donos de felinos. “Será que eles não sentem sede?” é o que você deve estar se perguntando. Cláudia Calamari, médica veterinária formada pela Universidade Paulista (UNIP), explica o que acontece: “Gatos, normalmente, acabam ficando sentados e deitados praticamente o dia todo. O gato dorme bastante. 

Gato Angorá: veja o infográfico e conheça todas as características da raça gigante
Raças

Gato Angorá: veja o infográfico e conheça todas as características da raça gigante

O gato Angorá tem uma aparência sofisticada que atrai facilmente os olhares (e admiração) dos gateiros de plantão. Na maioria das vezes, esses bichanos têm olhos claros e uma pelagem branquinha, longa e muito sedosa. Mas engana-se quem pensa que o gato da raça Angorá é só um rostinho bonito. Quem tem a chance de conviver com esse bichano sabe do que estamos falando: a personalidade do gato Angorá - filhote e adulto - é totalmente apaixonante.

Gato Siamês: conheça todas as características desse adorável bichano (com infográfico)
Raças

Gato Siamês: conheça todas as características desse adorável bichano (com infográfico)

A raça de gato Siamês é uma das mais conhecidas e queridinhas do mundo. Além dos olhos azuis e da pelagem escura na face, orelhas e patas, esse lindo gatinho também tem uma personalidade totalmente adorável. O gato Siamês costuma ser muito tranquilo e carinhoso com a sua própria família, mas pode ser um pouco mais reservado perto de estranhos. Ele também é muito ativo e nunca dispensa uma boa brincadeira.

Nomes para gatos Siamês: veja uma seleção com 100 dicas de como nomear o gatinho da raça
Raças

Nomes para gatos Siamês: veja uma seleção com 100 dicas de como nomear o gatinho da raça

Escolher o nome de um novo integrante da família é uma tarefa muito difícil. O gato siamês é um pet muito carinhoso e ao pensar em nomeá-los podemos sempre procurar as opções mais fofinhas possíveis. Além da doçura, podemos levar em conta as características físicas do bichano, ou até mesmo se inspirar em personalidades da cultura pop. O nome de gato siamês ideal para o seu novo bichinho de estimação é aquele que une a sua personalidade com as características do bichano. O gato siamês é originário do sudoeste asiático e possui uma aparência inconfundível. Com seus olhos azuis e pelagem em tom creme e chocolate, ele já encanta o lar de muitas pessoas pelo mundo. Para te ajudar na missão de nomear seu novo felino, o Patas da Casa fez uma seleção de 100 nomes para gatos siameses. Confira!

Ver Todas >

Como construir um canil para cachorro adequado?
Cuidados dos animais

Como construir um canil para cachorro adequado?

Quando falamos de canil para cachorro, o primeiro lugar que nos vem à mente são os abrigos para animais. Porém, canil para cachorro também é o nome dado a um cantinho feito especialmente para seu pet se divertir em uma área externa. Essa é a melhor solução para quem não pode deixar o doguinho dentro de casa ou quer oferecer um cantinho para ele no quintal. Qualquer cão se beneficia desse modelo de casinha para cachorro - grande, pequeno, de raça ou vira-lata. 

Pata de cachorro: veja como amenizar o cheiro de
Cuidados dos animais

Pata de cachorro: veja como amenizar o cheiro de "chulé" do seu cãozinho

Existem diferentes causas para o chulé em cachorro mas, seja qual for o motivo, o cheiro de “salgadinho” na pata de cachorro pode incomodar bastante quem vive com o pet. Muitos tutores não sabem o que fazer quando o cachorro tem chulé, mas a verdade é que o problema pode ser amenizado de maneiras mais simples do que você imagina. O Patas da Casa te explica como limpar pata de cachorro corretamente e dá dicas de produtos (como o hidratante para patas de cachorro) que vão ajudar - e muito - a acabar com o odor. Confira!

Gato com medo de ir ao veterinário: como preparar o pet dias antes da consulta?
Cuidados dos animais

Gato com medo de ir ao veterinário: como preparar o pet dias antes da consulta?

O gato estressado ou com medo de ir ao veterinário é muito comum, principalmente quando o animal não está acostumado a sair de casa ou ficar “preso” na caixinha. Os felinos gostam de se sentir no controle do ambiente e são muito apegados com a rotina, então qualquer pequena mudança - como uma simples ida ao veterinário - pode deixar o gato com medo e irritado. 

Tudo sobre o cocô de cachorro
Cuidados dos animais

Tudo sobre o cocô de cachorro

Poucos tutores têm consciência disso, mas é muito importante observar o cocô de cachorro sempre que ele evacua. O aspecto das fezes revela várias coisas sobre a saúde dos nossos amigos de quatro patas, e por isso devemos ter um cuidado especial na hora de retirá-las e jogá-las fora. Existem vários tipos de fezes de cachorro, com coloração e textura distintas, e saber o que cada tipo significa é necessário para saber quando o animal está saudável ou precisa ir ao veterinário.

Ver Todas >