Cuidados

Tenda para gatos: aprenda como fazer uma para o seu bichano com esse passo a passo

Tenda para gatos: madeira, sisal e tecido são os principais materiais que você vai precisar
Tenda para gatos: madeira, sisal e tecido são os principais materiais que você vai precisar
A tenda para gatos é um refúgio confortável e seguro
A tenda para gatos é um refúgio confortável e seguro
Tenda para gatos: madeira, sisal e tecido são os principais materiais que você vai precisar
A tenda para gatos é um refúgio confortável e seguro

Os gatos adoram um espaço fechado para se sentirem protegidos e seguros. Apesar das adoradas caixas de papelão cumprirem bem essa função, é sempre importante oferecer aos nossos bichinhos um local específico para que eles possam dormir e descansar confortavelmente. Entre os modelos de cama para gato e outros refúgios, a tenda para gatos é um ótima opção para enriquecer o ambiente do seu animal de estimação: é bonita, econômica, fácil de limpar e cabe em qualquer cantinho. Confira, abaixo, algumas das suas características e um passo a passo para você aprender a fazer uma!

Conheça as principais características da tenda para gatos

Também conhecida como cabana para gatos, a tenda proporciona um esconderijo aconchegante para os gatinhos cochilarem e repousarem. Diferente do modelo toca de gato, esse tipo de estrutura permite que você troque a cobertura de tecido de acordo com a estação do ano. Assim, o seu bichano pode ter um lugar quente no inverno e fresco no verão.

Além de ser um refúgio tranquilo, uma zona de independência, a tenda funciona como um espécie de local de observação, uma vez que sua entrada ampla permite que os gatinhos possam acompanhar a movimentação da casa enquanto estão descansando.

Para os tutores, a tenda para gatos é um item decorativo, descontraído e elegante. Dependendo do tipo de tecido escolhido, ela pode combinar com uma variedade de ambientes, como salas, quartos e até áreas externas.

Tenda para gatos: descubra como fazer uma para o seu felino!

Após as nossas dicas de como fazer toca para gatos. é hora de ensinar você a confeccionar uma tenda perfeita para o seu animal de estimação. Com os materiais necessários em mãos, você não vai precisar nem de uma hora para poder concluir o projeto. E o melhor: não há nenhum tipo de costura envolvida durante o processo. O resultado é um abrigo diferente, aconchegante e cheio de estilo para o seu bichinho. Confira, a seguir, o passo a passo da tenda para gatos:

Materiais:

  • 5 varetas de madeira (aproximadamente 70 cm x 1,5 cm);
  • Um rolo de sisal;
  • Tecido de sua preferência;
  • Tesoura;
  • Furadeira;
  • Pistola de cola quente e cola quente;
  • Cama para gato, cobertor ou almofada.

Passo a passo:

Passo 1) Primeiro, você deve montar a base da tenda com as varetas de madeira. Para isso, comece fazendo furos na parte superior de cada vareta com a ajuda de uma furadeira. Deixe aproximadamente 3 cm entre o orifício e o topo;

Passo 2) Em seguida, enfileire as cinco varetas e conecte-as com o fio de sisal. Dê um nó em uma das extremidades e deixe a outra ponta livre para entrelaçar;
Com as varetas em pé, aponte cada uma delas para uma direção, formando a tenda;

Passo 3) Depois, é hora de entrelaçar o restante do fio de sisal entre as varetas até que você sinta que a estrutura ficou bem firme. Dê um nó no final;

Passo 4) O próximo passo é posicionar o tecido escolhido em torno das varetas, bem embaixo da amarra. Descubra o melhor ponto para colocá-lo e verifique se não há excesso de pano onde a entrada da tenda ficará;

Passo 5) Quando você estiver satisfeito com o ajuste do tecido sobre a estrutura, use cola quente para juntar tudo. Também é possível usar alfinetes de segurança, caso você não tenha uma pistola de cola quente em casa;
Dependendo da quantidade de excesso de tecido, você pode cortá-lo ou enrolar para dentro;

Passo 6) No interior, coloque uma cama para gato, um cobertor ou almofada para poder criar um refúgio acolhedor para o seu felino;

Passo 7) Por fim, decore do jeito que a sua imaginação permitir. Pompons, bandeirolas, brinquedinhos pendentes, laços, fitas e plaquinhas com o nome do seu gatinho são ótimas sugestões!

Redação: Guilherme Segal

Faça o quiz e descubra se você tem alergia a gato!

É só preencher e começar! sem cadastros ou formulários.

Como você fica ao chegar na casa de um amigo que tem um gato?

O que acontece quando se aproxima de gatinhos na rua ou em feiras de adoção?

As crises alérgicas costumam acontecer:

O que acontece quando você fica perto de alguém que está com a roupa cheia de pelos de gato?

Como seu corpo reage ao entrar em contato com um filhotinho de gato na rua?

Quais são os seus sintomas mais comuns durante uma crise alérgica?

O que você faz para melhorar um quadro de alergia?

É bem provável que você tenha alergia a gatos e precise consultar um especialista As crises alérgicas fazem parte da sua rotina, mas será que é por causa dos gatos? Passe livre para ter um gatinho: você não tem alergia aos bichanos!
    Vantagens e desvantagens do jornal para cachorro

    Próxima matéria

    Vantagens e desvantagens do jornal para cachorro

    Cuidar de gato no verão: 6 dicas para o seu bichano não passar calor
    Cuidados

    Cuidar de gato no verão: 6 dicas para o seu bichano não passar calor

    Com o verão se aproximando, os gatinhos precisam de alguns cuidados para passarem pela estação mais quente do ano sem sofrimento. Apesar dos passeios não fazerem parte da vida de um felino, eles também sentem bastante calor dentro de casa - até porque costumam ficar mais tempo no sol. Ao contrário dos cães, os gatinhos não ficam ofegantes quando estão com calor, mas cuidar de gato no verão é muito importante para preservar a saúde e promover bem-estar para o seu bichano. Pensando nisso, separamos alguns cuidados que você precisa ter com gatos no verão. Continue lendo para entender mais!

    Gato cego: 7 cuidados essenciais para garantir a segurança e bem-estar do bichano em casa
    Cuidados

    Gato cego: 7 cuidados essenciais para garantir a segurança e bem-estar do bichano em casa

    Adotar um gatinho requer algumas adaptações em casa para criar um ambiente seguro e confortável para o animal, onde ele possa expressar seus comportamentos naturais e descansar sempre que quiser. Agora quando o bichano precisa de cuidados especiais, como é o caso do gato cego, a situação se torna mais delicada ainda. Será que é preciso tomar precauções extras para mantê-lo em segurança? Como ajudar o gatinho a viver melhor? Como proporcionar a ele um ambiente mais adaptado? Para te ajudar a deixar sua casa pronta para receber o seu novo amigo da melhor forma e em um ambiente seguro, confira 7 dicas e cuidados indispensáveis para lidar com um gato cego.

    Aprenda em 8 passos como ensinar cachorro a fazer as necessidades no lugar certo (infográfico)
    xixi

    Aprenda em 8 passos como ensinar cachorro a fazer as necessidades no lugar certo (infográfico)

    Ter um cãozinho vai muito além dos momentos de diversão e fofura: é preciso também saber como ensinar cachorro a fazer as necessidades no lugar certo. Caso contrário, uma situação que pode se tornar muito comum (e desagradável) é encontrar xixi de cachorro pela casa toda. Felizmente, existem algumas técnicas que são bastante úteis na hora de ensinar o animal a fazer xixi e cocô no local adequado.

    Gato envenenado: aprenda a identificar os sintomas e o que fazer de imediato!
    Saúde

    Gato envenenado: aprenda a identificar os sintomas e o que fazer de imediato!

    Infelizmente, a ideia de que os gatos estão 100% seguros dentro de casa é uma ilusão. Os felinos são animais curiosos e suas peripécias podem acabar transformando qualquer ambiente controlado em um mar de perigos. Por isso, é muito importante se manter atento aos sinais comportamentais e físicos do animal para identificar possíveis problemas, como intoxicações e envenenamentos. Em momentos como esses, pensar rápido e saber agir de imediato pode fazer toda a diferença! Por isso, descubra o que fazer caso o seu gato seja envenenado ou intoxicado!

    Ver Todas >

    Como viajar com cachorro de ônibus? Veja as regras e cuidados importantes!
    Cuidados dos animais

    Como viajar com cachorro de ônibus? Veja as regras e cuidados importantes!

    Nada parte mais o coração de um tutor do que ter que viajar e não poder levar o seu filho de quatro patas junto. Afinal, os cães fazem parte da nossa família e uma das melhores coisas é poder compartilhar esses momentos com eles. Mas sabia que com o planejamento certo é super possível viajar com cachorro? Existem várias opções viáveis e uma delas é a viagem de ônibus. 

    Cachorro com medo de trovão: veja algumas dicas para acalmar o pet
    Cuidados dos animais

    Cachorro com medo de trovão: veja algumas dicas para acalmar o pet

    Não é incomum encontrar um cachorro com medo de chuva e de trovão. O barulho da tempestade gera em alguns cães um sentimento tão grande de insegurança que eles perdem o controle de suas próprias emoções. Toda aflição provocada pelo perigo que o som da chuva e trovão representa pode influenciar no comportamento do cãozinho, como tentativa de fuga, destruição e até agressividade. É importante observar como o cãozinho reage nessas situações e buscar formas de reverter o medo que ele sente. 

    Lhasa Apso tosado: veja os cortes mais indicados para a raça de cachorro
    Cuidados dos animais

    Lhasa Apso tosado: veja os cortes mais indicados para a raça de cachorro

    Manter os pelos do cachorro bonitos e saudáveis é dever de todo tutor, principalmente para quem é dono de raças mais peludinhas, como o Lhasa Apso. Por isso, alguns cuidados básicos do dia a dia - como a escovação, banho e tosa - são indispensáveis, tanto por uma questão de higiene, como também para deixar o cãozinho com uma boa aparência. No caso do Lhasa Apso, a tosa pode sofrer diferentes modificações e o cachorro pode usufruir de tipos de cortes e penteados para todos os gostos. Quer conhecer um pouco mais sobre os tipos de tosa para Lhasa Apso? É só dar uma olhada na matéria que preparamos a seguir!

    Banho em gato: entenda de uma vez por todas porque não é recomendado
    Cuidados dos animais

    Banho em gato: entenda de uma vez por todas porque não é recomendado

    Já parou para se perguntar se pode dar banho em gato? Esse é um assunto bastante polêmico e que desperta muita dúvida na maioria dos tutores (principalmente nos pais de primeira viagem). Como muitos sabem, os felinos são animais que cuidam da sua própria higiene e fazem a autolimpeza diariamente com a própria língua, então em muitos casos os médicos veterinários não indicam o banho em gato.

    Ver Todas >