Um cachorro desesperado para comer não se trata apenas de um problema comportamental, mas que também pode afetar a saúde do animal. Será que esse comportamento está realmente ligado à fome? Comer muito rápido faz com que o cachorro não mastigue a ração direito, o que pode prejudicar o processo de digestão. Para que você saiba como lidar com essa questão comportamental e resolva esse problema de vez, o Patas da Casa conversou com o adestrador Max Pablo para dar dicas sobre o assunto. Dá só uma olhada!

Quais raças de cachorro mais combinam com você?

Preencha todos os campos para participar.

É só preencher e começar!

Escolha uma opção abaixo

Não tenho pets
Tenho cão
Tenho gato
Tenho cão e gato
Autorizo receber comunicações e publicidade da NESTLÉ®.

Cachorro comendo muito rápido: o que fazer?

O cachorro desesperado para comer é normal nas primeiras semanas de vida de um cãozinho, quando ele conhece o sabor e textura da ração, já que antes só se alimentava de leite materno. No entanto, o ideal é que esse comportamento seja corrigido o quanto antes para não se prolongar à vida adulta.  Algumas técnicas de adestramento podem ajudar a lidar com isso. O adestrador Max Pablo deixou algumas dicas importantes para que o cãozinho passe a comer mais devagar: “O adestramento com certeza pode ajudar, existem algumas técnicas que a gente pode fazer com que o cão entenda que queremos que ele coma mais devagar. Uma das opções é simplesmente dar menos porções várias vezes ao dia, ou  dar o alimento na alimentar. Dê pouco por pouco e em uma quantidade menor, espere ele comer e depois dê um pouquinho mais.” A utilização de um comedouro lento para cachorro também é indicada: o acessório contém uma espécie de labirinto que dificulta na hora de pegar os grãos de ração, fazendo com que o animal coma mais devagar.

Além disso, adotar uma alimentação natural também pode fazer a diferença quando o cachorro come muito rápido. “Ao aplicar a alimentação natural, o cão não vai conseguir comer tudo de uma vez só. Vamos supor que você dê um pedaço de carne para o cachorro, ele vai demorar mais tempo para comer, porque ela é mais densa. O pedaço é maior e, dependendo do tamanho, o cão além de se alimentar e se divertir destruindo o alimento”, indica o adestrador.

 

Comedouro lento para cachorro pode ajudar animal que parece desesperado para comer

Comedouro lento para cachorro pode ajudar animal que parece desesperado para comer

 

 

“Meu cachorro come muito rápido”: comportamento está sempre ligado à fome?

 

Ao perceber que o pet está desesperado para comer muita gente pensa que sempre se trata de um cachorro com muita fome. Entretanto, nem sempre o comportamento de comer muito rápido está relacionado a isso. “Normalmente, não necessariamente está relacionado à fome. Ocorre uma questão em que o cão nasce em uma matilha e tem que disputar a comida com seus irmãos e irmãs. A questão de comer muito rápido pode estar ligada justamente ao pensamento de que se ele não comer, alguém vem e come. Muitas vezes também existe uma questão de ansiedade canina, de uma má educação do tutor com o cão, mas nem sempre está relacionado à fome”, explica Max.

Cachorro come muito rápido: como fazer o cão parar de pedir comida?

Outro comportamento que pode deixar os tutores preocupados é quando o cão pede comida a todo momento. Para que isso deixe de acontecer e que o animal não adquira uma má educação é importante levar algumas dicas em consideração. “Quanto maior o domínio do humano sobre o cão e sobre a comida do cachorro melhor o comportamento do animal. Uma ótima dica para o cão parar de pedir comida é não dar a comida pra ele, pois naturalmente ele vai parar de pedir. Além disso, não dê atenção a ele enquanto ele estiver pedindo comida. Se a pessoa realmente aplicar, em pouco tempo o problema será solucionado”, completa o especialista.

Redação: Hyago Bandeira