O protetor solar para gatos é um item indispensável na rotina dos nossos bichinhos de estimação, não importa qual seja a estação do ano. Afinal, da mesma forma que acontece com os humanos, os felinos também sofrem com a exposição solar e podem desenvolver uma série de problemas de saúde se não forem devidamente protegidos, como o câncer de pele. Ah, e detalhe: esse é um cuidado que deve se estender tanto para gatos caseiros quanto para aqueles que têm acesso aos ambientes externos, como quintais.

Quais raças de cachorro mais combinam com você?

Preencha todos os campos para participar.

É só preencher e começar!

Escolha uma opção abaixo

Não tenho pets
Tenho cão
Tenho gato
Tenho cão e gato
Autorizo receber comunicações e publicidade da NESTLÉ®.

Ficou curioso para saber qual a importância de usar um protetor solar para pet e qual a forma certa de aplicar o produto? Então é só continuar acompanhando que nós te explicamos tudo que você precisa saber para cuidar do gato do jeito certo!

Protetor solar: cães e gatos precisam ficar protegidos dos raios solares

Assim como nós precisamos ser protegidos contra os raios solares UVA e UVB, os pets também precisam, sejam eles cães ou gatos. O protetor solar pet cumpre uma função importante e deve ser utilizado frequentemente, e não apenas durante o verão como muitos pensam. Isso porque mesmo dentro de casa os felinos ficam expostos à incidência solar.

Quem tem um gatinho sabe bem como esses animais amam ficar na janela para tomar o famoso “banho de sol”. Nessas horas, eles devem estar protegidos com um protetor solar pet por uma questão de saúde e bem-estar, já que a medida previne o câncer de pele em gatos, queimaduras e outras doenças de pele. Se o animal tem acesso às ruas e você tem o hábito de passear com o gato de vez em quando, o uso de filtro solar também é totalmente indispensável!

Protetor solar pet: produto deve ser específico para animais domésticos

Os cuidados com gatos no verão e em outras estações não devem ser ignorados, e tudo começa com a escolha do produto certo. O protetor solar para pet é o mais recomendado, pois contém uma formulação exclusiva para a pele desses animais. Ainda que alguns tutores pensem que podem “dividir” o filtro solar com os felinos, esse é um hábito que pode ser muito prejudicial, podendo causar problemas de pele em gato como dermatites e alergias.

Por isso, na hora de comprar um protetor solar para gatos, o ideal é conversar com um médico veterinário de confiança para não errar. E lembre-se: o produto deve ter no mínimo fator de proteção 30 ou ser superior a isso.

protetor solar para gatos: gato sphynx

Como passar o protetor solar para gatos?

 

Agora que você já sabe qual a importância do protetor solar para gatos, chegou a hora de aprender como aplicar corretamente o produto no seu amigo de quatro patas! Ainda que seja importante passar o filtro em toda a extensão do corpo do animal, existem algumas regiões que precisam de maior atenção, como nas pontas das orelhas, focinho e áreas da barriga. Essas partes normalmente têm menos pelos e, consequentemente, acabam ficando mais vulneráveis, por isso a aplicação deve ser feita de forma bem cuidadosa. Outro ponto importante é que é necessário reaplicar o protetor solar pet a cada 2 ou 3 horas.

Gatos com pelagem clara ou muito curta precisam de cuidados redobrados

Antes de tudo, é necessário frisar que o protetor solar pet é recomendado para todos os tipos de gato, mesmo se ele tiver uma pelagem mais comprida e densa, como o gato Persa. No entanto, alguns animais precisam de mais cuidados do que outros. Esse é o caso de gatos brancos ou com pelos muito claros, porque eles têm a pele menos pigmentada e mais sensível. O mesmo vale para as famosas raças de gato sem pelos, como o Peterbald e Sphynx. Por isso, se você tem um gatinho com essas características, redobre a atenção com ele para evitar qualquer tipo de problema.

Redação: Juliana Melo