Se o seu gato não está ocupado cochilando, é provável que ele esteja envolvido em sua segunda atividade favorita: a higiene. Os felinos gastam boa parte do dia se dedicando às lambidas pelo corpo – da pontinha da cauda à cabeça. Com tanta autossuficiência na hora da limpeza, a maioria dos bichanos dificilmente necessita de limpeza extra com água e shampoo para gatos. No entanto, há determinadas situações que eles precisam tomar banho, como a presença de parasitas externos, micoses e sujeiras difíceis de remover. A seguir, saiba mais sobre o tema e confira os diferentes tipos de shampoos para gatos:

Pode dar banho em gato? Veja os cenários em que a água e o shampoo são necessários

Quais raças de cachorro mais combinam com você?

Preencha todos os campos para participar.

É só preencher e começar!

Escolha uma opção abaixo

Não tenho pets
Tenho cão
Tenho gato
Tenho cão e gato
Autorizo receber comunicações e publicidade da NESTLÉ®.

Uma das muitas qualidades que amamos nos gatos é ver como eles são obcecados com a limpeza. Em diversos momentos do dia eles estão lá, flexíveis, limpando-se meticulosamente com suas pequenas línguas ásperas. Então, por que você deveria higienizar o seu gato se ele já faz isso tão bem? Ocasionalmente, circunstâncias fora do controle podem acabar sujando o animal. Algumas raças e bichinhos com características físicas específicas também necessitam de banhos periódicos com água e shampoo de gato. Veja alguns casos:

  • Gatos mais velhos: os gatos idosos podem perder a mobilidade e resistência com o tempo. Isso torna a autolimpeza muito mais difícil e cansativa para eles.
  • Gatos gordinhos: animais obesos ou com sobrepeso também têm dificuldades de fazer o famoso “banho de gato” e se manterem limpos.
  • Gambá: quando um gato atravessa o caminho de um gambá, ele provavelmente ficará com um odor insuportável. Se isso acontecer na sua casa, você provavelmente terá a iniciativa de levá-lo ao banho imediatamente.
  • Gatos sem pelos: algumas raças sem pelo, como o Sphynx, precisam tomar banho para remover os óleos do corpo que normalmente são absorvidos pela pelagem.
  • Gatos com parasitas: as pulgas, ácaros, carrapatos e piolhos podem causar irritação, infecção ou levar uma doença aos gatinhos. Os shampoos podem eliminar esses parasitas, mas é sempre bom conversar o veterinário de sua confiança para que ele possa indicar o produto mais adequado.
  • Gatos que entraram em contato com algo perigoso ou tóxico: os gatos adoram se esfregar por aí. Caso o seu pet entre em contato com tintas, chicletes, cola, óleos, produtos químicos e outros itens tóxicos, será necessário dar um banho para que ele não passe a língua na substância.
  • Gatos com problemas de mobilidade: felinos com necessidades especiais ou outras limitações físicas, como a artrite, podem precisar de um banho para ajudar no processo de limpeza.
  • Gatos com micose: um banho com shampoo antifúngico pode ser benéfico para eliminar os fungos presentes na pele do gato.

Pode dar banho em gato com shampoo de gente?

Muita gente pensa que não há nada demais em usar shampoo comum ou de bebês na hora do banho do gatinho. Infelizmente, isso é um hábito ruim que pode causar danos à saúde do animal. O shampoo de gente é formulado com minerais e elementos específicos para lavar somente o cabelo humano. Alguns produtos químicos presentes nesse tipo de produto podem ressecar ou irritar a pele e o pelo delicado do seu gatinho. Você também deve evitar o uso de shampoos para cachorros, que pode comprometer a característica sedosa e brilhosa da pelagem felina.


O banho em gato é indicado em algumas situações, como presença de parasitas e até mesmo se o gatinho já é idoso
O banho em gato é indicado em algumas situações, como presença de parasitas e até mesmo se o gatinho já é idoso

Como escolher o melhor shampoo para gatos?

Há muitas opções de shampoos para gatos à disposição, mas como escolher o melhor? Em primeiro lugar, você deve optar por um produto natural feito especialmente para os gatos. Para banhos regulares, geralmente é melhor usar um shampoo sem sabão para evitar a remoção de óleos protetores naturais da pelagem do gato.

Evite rótulos com componentes prejudiciais, incluindo corantes, parabenos, sulfato, álcool, fenol e piretrinas. No entanto, há situações em que shampoos com substâncias químicas são necessários, como uma grave de infestação de pulgas, por exemplo. Neste caso, é melhor consultar o veterinário para que ele possa indicar o melhor shampoo antipulgas para gatos.

Shampoo para gatos: alguns produtos ajudam a tratar problemas de pele

Na hora da compra, também vale considerar shampoos específicos para problemas de pele. Se o seu gato tem micose, coceiras, caspas e pele sensível, um produto focado no tratamento é a melhor escolha. Alguns ingredientes hidratantes e calmantes podem ser particularmente úteis para a pele seca e a coceira do seu gato, como aloe vera, aveia, manteiga de karité e óleo de abacate.

Shampoo de gatos “2 em 1” é uma opção prática e econômica

Para gatinhos com pelos mais longos ou cacheados, o uso do shampoo com condicionador em um único produto é o mais indicado. Além de ser mais amigável ao bolso, a formulação “2 em 1” é uma opção mais conveniente para a hora do banho do seu felino, especialmente se você pretende acabar com a tarefa o mais rápido possível.

Shampoo a seco para gatos: alternativa para alguns animais de estimação

Caso o seu gato não entre na água de jeito algum, o banho a seco para gatos é uma solução viável que cumpre bem a sua função. O shampoo sem água também beneficia gatinhos que precisam de limpeza mas não conseguem se lamber devido à idade ou tamanho. A espuma pode ser aplicada diretamente no pelo do gato e, depois, suavemente escovada. No fim, o excesso de produto pode ser retirado com uma toalha.

Gato tomando banho: confira algumas dicas para higienizar seu animal de estimação com água e shampoo

Como as palavras “gato” e “água” raramente combinam, dar banho no seu bichinho com shampoo pode ser uma tarefa desafiadora. Se você não tomar alguns cuidados, pode acabar com alguns arranhões e mordidas - além de um gatinho assustado e fujão! Vejas algumas dicas de como dar banho em gato:

  • Escove o pelo do seu gato antes do banho para remover as sujeiras e impurezas maiores;
  • Depois, em uma banheira, coloque uma toalha no fundo para deixar a superfície macia (pode ser um tapete antiderrapante também). Encha-a com apenas alguns centímetros de água morna;
  • Certifique-se de fechar a porta do ambiente, caso seu gato queira fugir;
  • As duchinhas são uma ótima ferramenta para dar banho ao gato. Um copo ou jarro de plástico também funciona;
  • Vá devagar. Gatos odeiam movimentos bruscos. Mergulhar o seu bichano na água de uma só vez é a receita para o desastre;
  • Despeje um pouco de shampoo para gatos na mão e comece a ensaboar o pelo com movimentos circulares. Comece no pescoço e vá até o rabo, trabalhando na direção do crescimento da pelagem;
  • Evite molhar o rostinho do gato e os ouvidos. Porém, dilua o shampoo na água se precisar usar o produto no rosto;
  • Na sequência, enxágue-o com mais água morna até todo o shampoo desaparecer;
  • Por fim, seque bem os pelos como uma toalha. Alguns animais toleram o auxílio dos secadores de cabelo;
  • Pronto: o seu gatinho estará lindo e cheiroso! Se quiser, dê-lhe uma recompensa para que ele associe o banho com algo positivo.

Redação: Guilherme Segal