Cuidados

Shampoo para gatos: como escolher a melhor opção para dar banho no seu bichano?

Shampoo para gatos: você sabe qual o melhor para usar caso o seu bichano precise de um banho?
Shampoo para gatos: você sabe qual o melhor para usar caso o seu bichano precise de um banho?

Se o seu gato não está ocupado cochilando, é provável que ele esteja envolvido em sua segunda atividade favorita: a higiene. Os felinos gastam boa parte do dia se dedicando às lambidas pelo corpo – da pontinha da cauda à cabeça. Com tanta autossuficiência na hora da limpeza, a maioria dos bichanos dificilmente necessita de limpeza extra com água e shampoo para gatos. No entanto, há determinadas situações que eles precisam tomar banho, como a presença de parasitas externos, micoses e sujeiras difíceis de remover. A seguir, saiba mais sobre o tema e confira os diferentes tipos de shampoos para gatos:

Pode dar banho em gato? Veja os cenários em que a água e o shampoo são necessários

Uma das muitas qualidades que amamos nos gatos é ver como eles são obcecados com a limpeza. Em diversos momentos do dia eles estão lá, flexíveis, limpando-se meticulosamente com suas pequenas línguas ásperas. Então, por que você deveria higienizar o seu gato se ele já faz isso tão bem? Ocasionalmente, circunstâncias fora do controle podem acabar sujando o animal. Algumas raças e bichinhos com características físicas específicas também necessitam de banhos periódicos com água e shampoo de gato. Veja alguns casos:

  • Gatos mais velhos: os gatos idosos podem perder a mobilidade e resistência com o tempo. Isso torna a autolimpeza muito mais difícil e cansativa para eles.
  • Gatos gordinhos: animais obesos ou com sobrepeso também têm dificuldades de fazer o famoso “banho de gato” e se manterem limpos.
  • Gambá: quando um gato atravessa o caminho de um gambá, ele provavelmente ficará com um odor insuportável. Se isso acontecer na sua casa, você provavelmente terá a iniciativa de levá-lo ao banho imediatamente.
  • Gatos sem pelos: algumas raças sem pelo, como o Sphynx, precisam tomar banho para remover os óleos do corpo que normalmente são absorvidos pela pelagem.
  • Gatos com parasitas: as pulgas, ácaros, carrapatos e piolhos podem causar irritação, infecção ou levar uma doença aos gatinhos. Os shampoos podem eliminar esses parasitas, mas é sempre bom conversar o veterinário de sua confiança para que ele possa indicar o produto mais adequado.
  • Gatos que entraram em contato com algo perigoso ou tóxico: os gatos adoram se esfregar por aí. Caso o seu pet entre em contato com tintas, chicletes, cola, óleos, produtos químicos e outros itens tóxicos, será necessário dar um banho para que ele não passe a língua na substância.
  • Gatos com problemas de mobilidade: felinos com necessidades especiais ou outras limitações físicas, como a artrite, podem precisar de um banho para ajudar no processo de limpeza.
  • Gatos com micose: um banho com shampoo antifúngico pode ser benéfico para eliminar os fungos presentes na pele do gato.

Pode dar banho em gato com shampoo de gente?

Muita gente pensa que não há nada demais em usar shampoo comum ou de bebês na hora do banho do gatinho. Infelizmente, isso é um hábito ruim que pode causar danos à saúde do animal. O shampoo de gente é formulado com minerais e elementos específicos para lavar somente o cabelo humano. Alguns produtos químicos presentes nesse tipo de produto podem ressecar ou irritar a pele e o pelo delicado do seu gatinho. Você também deve evitar o uso de shampoos para cachorros, que pode comprometer a característica sedosa e brilhosa da pelagem felina.

Quais raças de cachorro mais combinam com você?

É só preencher e começar! sem cadastros ou formulários.

Depois do expediente de trabalho na sexta, o que você gosta de fazer?

Como seria o seu domingo perfeito?

Como você fica em um dia de chuva?

Como seria a viagem ideal nas férias?

Como você costuma encontrar os amigos?

Qual o seu tipo de exercício favorito?

Como é a sua rotina matinal?

Como é a sua agenda no fim de semana?

Schnauzer e Shih Tzu são raças mais independentes Golden Retriever e Yorkshire gostam de companhia Border Collie e Jack Russell Terrier são aventureiros
    O banho em gato é indicado em algumas situações, como presença de parasitas e até mesmo se o gatinho já é idoso
    O banho em gato é indicado em algumas situações, como presença de parasitas e até mesmo se o gatinho já é idoso

    Mais Lidas

    Veja 7 dicas de como acabar com carrapatos no quintal
    Cuidados dos animais

    Veja 7 dicas de como acabar com carrapatos no quintal

    O carrapato em cachorro, assim como as pulgas, é uma das principais causas de aborrecimento nos donos de pets. Mesmo usando coleiras ou remédio para carrapato, o animal não está livre de pegar esses parasitas tão incômodos e que podem causar problemas graves. Às vezes, um simples passeio ao ar livre já pode gerar dores de cabeça se o local estiver infestado. Para controle, é importante não só proteger o animal, mas também fazer uma limpeza do ambiente: estudos mostram que os carrapatos podem sobreviver até 200 dias em um lugar sem se alimentar. Pensando nisso, vamos te ensinar como acabar com carrapatos no quintal com ingredientes que você pode ter em casa.

    Os 10 erros mais comuns na hora de cuidar de gato
    Cuidados dos animais

    Os 10 erros mais comuns na hora de cuidar de gato

    Até mesmo os tutores mais experientes podem cometer alguns erros quando o assunto é cuidar de gato. Uma dúvida muito comum, por exemplo, é se a castração de gato é realmente necessária. Além disso, muitos humanos cometem o erro de tratar os felinos como se eles fossem cães, embora eles tenham comportamentos claramente distintos. No geral, os gatos são mais reservados, independentes e valorizam muito sua privacidade, diferente dos cachorros. P

    O que fazer para o cachorro parar de marcar território: 7 dicas para lidar com o xixi fora do lugar!
    Cuidados dos animais

    O que fazer para o cachorro parar de marcar território: 7 dicas para lidar com o xixi fora do lugar!

    Ter um cãozinho em casa é só alegria, mas é sempre bom que o dono esteja preparado para lidar com alguns comportamentos inconvenientes do animal. Um deles é o xixi fora do lugar para deixar o cheiro em todos os cantos da casa. O que fazer para o cachorro parar de marcar território? O costume é desagradável e pode até tirar o sossego de muitos tutores por aí. Para te ajudar, separamos algumas dicas para evitar que o cachorro marque território em casa e faça xixi onde não deve. Acompanhe!

    5 motivos pelos quais seu cachorro coça as orelhas
    Cuidados dos animais

    5 motivos pelos quais seu cachorro coça as orelhas

    Mesmo que muitas vezes sejam esquecidas na hora dos cuidados, as orelhas do seu cachorrinho são bem sensíveis e precisam de bastante atenção. De vez em quando, é comum que algum incômodo pontual faça o seu cachorro ficar coçando a orelha, mas quando isso se torna algo frequente e você percebe um incômodo maior no animal, vale a pena ficar atento.

    Como escolher o melhor shampoo para gatos?

    Há muitas opções de shampoos para gatos à disposição, mas como escolher o melhor? Em primeiro lugar, você deve optar por um produto natural feito especialmente para os gatos. Para banhos regulares, geralmente é melhor usar um shampoo sem sabão para evitar a remoção de óleos protetores naturais da pelagem do gato.

    Evite rótulos com componentes prejudiciais, incluindo corantes, parabenos, sulfato, álcool, fenol e piretrinas. No entanto, há situações em que shampoos com substâncias químicas são necessários, como uma grave de infestação de pulgas, por exemplo. Neste caso, é melhor consultar o veterinário para que ele possa indicar o melhor shampoo antipulgas para gatos.

    Shampoo para gatos: alguns produtos ajudam a tratar problemas de pele

    Na hora da compra, também vale considerar shampoos específicos para problemas de pele. Se o seu gato tem micose, coceiras, caspas e pele sensível, um produto focado no tratamento é a melhor escolha. Alguns ingredientes hidratantes e calmantes podem ser particularmente úteis para a pele seca e a coceira do seu gato, como aloe vera, aveia, manteiga de karité e óleo de abacate.

    Shampoo de gatos “2 em 1” é uma opção prática e econômica

    Para gatinhos com pelos mais longos ou cacheados, o uso do shampoo com condicionador em um único produto é o mais indicado. Além de ser mais amigável ao bolso, a formulação “2 em 1” é uma opção mais conveniente para a hora do banho do seu felino, especialmente se você pretende acabar com a tarefa o mais rápido possível.

    Shampoo a seco para gatos: alternativa para alguns animais de estimação

    Caso o seu gato não entre na água de jeito algum, o banho a seco para gatos é uma solução viável que cumpre bem a sua função. O shampoo sem água também beneficia gatinhos que precisam de limpeza mas não conseguem se lamber devido à idade ou tamanho. A espuma pode ser aplicada diretamente no pelo do gato e, depois, suavemente escovada. No fim, o excesso de produto pode ser retirado com uma toalha.

    Gato tomando banho: confira algumas dicas para higienizar seu animal de estimação com água e shampoo

    Como as palavras “gato” e “água” raramente combinam, dar banho no seu bichinho com shampoo pode ser uma tarefa desafiadora. Se você não tomar alguns cuidados, pode acabar com alguns arranhões e mordidas - além de um gatinho assustado e fujão! Vejas algumas dicas de como dar banho em gato:

    • Escove o pelo do seu gato antes do banho para remover as sujeiras e impurezas maiores;
    • Depois, em uma banheira, coloque uma toalha no fundo para deixar a superfície macia (pode ser um tapete antiderrapante também). Encha-a com apenas alguns centímetros de água morna;
    • Certifique-se de fechar a porta do ambiente, caso seu gato queira fugir;
    • As duchinhas são uma ótima ferramenta para dar banho ao gato. Um copo ou jarro de plástico também funciona;
    • Vá devagar. Gatos odeiam movimentos bruscos. Mergulhar o seu bichano na água de uma só vez é a receita para o desastre;
    • Despeje um pouco de shampoo para gatos na mão e comece a ensaboar o pelo com movimentos circulares. Comece no pescoço e vá até o rabo, trabalhando na direção do crescimento da pelagem;
    • Evite molhar o rostinho do gato e os ouvidos. Porém, dilua o shampoo na água se precisar usar o produto no rosto;
    • Na sequência, enxágue-o com mais água morna até todo o shampoo desaparecer;
    • Por fim, seque bem os pelos como uma toalha. Alguns animais toleram o auxílio dos secadores de cabelo;
    • Pronto: o seu gatinho estará lindo e cheiroso! Se quiser, dê-lhe uma recompensa para que ele associe o banho com algo positivo.

    Redação: Guilherme Segal

    Tela de proteção para cachorro é necessária?

    Próxima matéria

    Tela de proteção para cachorro é necessária?

    Shampoo para cachorro: como escolher a melhor opção para o seu cão?
    Higiene

    Shampoo para cachorro: como escolher a melhor opção para o seu cão?

    Encontrar o shampoo para cachorro ideal pode ser uma missão subestimada por muita gente! Se engana quem acha que escolher o produto mais indicado para o cão é uma decisão simples. Nada disso! É muito importante buscar uma alternativa adequada para as necessidades do seu pet. Fatores como raça, idade e condições de saúde, por exemplo, não podem ser deixados de lado e devem ser levados em consideração. Dê preferência a produtos de boa qualidade sempre.

    Cama para gato: veja as opções e saiba como escolher a melhor para o seu bichano
    Cuidados

    Cama para gato: veja as opções e saiba como escolher a melhor para o seu bichano

    As camas para gato são a maneira perfeita de deixar o seu bichano confortável. Eles dormem diversas vezes ao dia, chegando a passar de 12 a 16 horas cochilando. Uma rotina de fazer inveja! Por mais que a gente se sinta honrado quando o gatinho escolhe o nosso colo para dormir, é importante ter um local só dele, onde o felino para descansar. Existem diversos modelos de cama de gato que você pode comprar, inclusive é possível fazer uma em casa. Antes de comprar, leve em consideração alguns pontos, como o tamanho do felino, se ele gosta de se esconder e a idade dele. Para te ajudar, nós separamos algumas dicas de como escolher quais os modelos de camas para gatos mais comuns e como incentivá-los a usarem elas.

    Onde colocar a comida do cachorro? Saiba também como escolher a melhor opção
    Alimentação

    Onde colocar a comida do cachorro? Saiba também como escolher a melhor opção

    Comida de cachorro sempre envolve muitas dúvidas: quantidade, horários, quantas vezes ao dia, qual a melhor ração, etc. Mas você sabia que os cachorros precisam não só de um local como de uma altura específica para os potes de ração e água não causarem problemas na coluna ou na digestão? Outro ponto muito importante é não colocar a alimentação perto do tapete higiênico ou do jornal onde eles fazem as necessidades. Isso pode causar com que eles não se alimentem ou não aprendam o local de fazer xixi e cocô. Esses espaços devem ser bem delimitados e afastadoS. Os potes também devem ser escolhidos de acordo com a necessidade de cada animal: além do tamanho, existem diferentes materiais. Veja abaixo:

    Cachorro e gato juntos: 8 truques para melhorar a convivência e 30 fotos para você se apaixonar!
    Adestramento

    Cachorro e gato juntos: 8 truques para melhorar a convivência e 30 fotos para você se apaixonar!

    Durante muito tempo, cachorro e gato foram declarados inimigos. Algumas pessoas acreditavam que onde havia um cão não poderia ter um gato e vice-versa. Se antes eles não tinham o hábito de conviver, hoje moram juntos e alguns até são inseparáveis. Mas atenção! Nem sempre os animais se entendem de primeira e o processo de adaptação requer tempo e paciência do tutor para que aprendam a respeitar a presença um do outro. Para você que tem um cãozinho e um gatinho e precisa de ajuda para adaptá-los, separamos oito truques para melhorar a convivência. O adestrador Max Pablo, do Rio de Janeiro, deu algumas dicas e também conversamos com a cat-sitter Nathane Ribeiro, que tem três gatos e já precisou adaptá-los com um cão. Veja o que eles disseram!

    Ver Todas >

    Como funciona o aplicador de comprimidos para gatos?
    Cuidados dos animais

    Como funciona o aplicador de comprimidos para gatos?

    Cuidar da saúde dos gatos não é uma tarefa tão simples, ainda mais quando são diagnosticados com alguma doença que requer o uso de medicamentos. A maioria dos felinos tem o paladar exigente, não gosta de ser "agarrado" no colo e odeia qualquer coisa que o tire da zona de conforto, características que transformam a hora de dar comprimido em um grande desafio. Ainda assim, os remédios não podem deixar de ser administrados. 

    Quais os benefícios de tosar cachorro no calor?
    Cuidados dos animais

    Quais os benefícios de tosar cachorro no calor?

    Quem é pai de pet sabe que o verão e o calor demandam alguns cuidados com os animais de estimação. Além da questão de bem-estar, o tutor também deve estar atento com a saúde do pet. A tosa de verão é uma opção para ajudar a refrescar os cães, mas atenção: nem toda raça de cachorro pode ser tosada. Por outro lado, raças como o Poodle e o Shih Tzu se beneficiam bastante do corte específico nos meses mais quentes do ano. 

    Cachorro pode dormir no ar condicionado? Descubra se faz mal ou não!
    Cuidados dos animais

    Cachorro pode dormir no ar condicionado? Descubra se faz mal ou não!

    O verão é uma época um pouco complicada para os cães. Ao mesmo tempo em que os dias ensolarados permitem mais passeios, mergulhos na piscina e muita diversão, as altas temperaturas também podem fazer com que o cachorro sofra com o calor. Por isso, além de dar bastante água para os peludos nessa época, muitos tutores se perguntam se o cachorro pode dormir no ar condicionado ou se isso pode ser prejudicial para a saúde do animal de alguma forma. 

    Como cuidar da unha do cachorro inflamada?
    Cuidados dos animais

    Como cuidar da unha do cachorro inflamada?

    A unhas do cachorro fazem parte da anatomia das patinhas e, além de ajudarem na sustentação do animal ao se movimentar, funcionam como um mecanismo de defesa. Mas assim como as unhas dos humanos, os cães também precisam de cuidados específicos nessa região, já que as unhas crescem rápido. A unha de cachorro inflamada ou encravada pode causar muito incômodo e dor, necessitando até mesmo de algum procedimento mais complexo dependendo da gravidade da inflamação.

    Ver Todas >