“Meu gato me acorda de madrugada” é uma situação mais comum do que se imagina entre os gateiros de plantão. Mas você já parou para se perguntar por que seu gato sempre te acorda miando de noite? Talvez você não saiba, mas os bichanos são animais noturnos com hábitos crepusculares e isso, por si só, já explica por que o gato acorda o dono durante o sono: esse é o momento em que os felinos estão mais ativos — resultando no gato correndo de madrugada pela casa, por exemplo.

Faça o teste e descubra qual a personalidade dominante do seu gato!

Preencha todos os campos para participar.

É só preencher e começar!

Escolha uma opção abaixo

Não tenho pets
Tenho cão
Tenho gato
Tenho cão e gato
Autorizo receber comunicações e publicidade da NESTLÉ®.

No entanto, também podem ter outros motivos associados ao comportamento felino. Abaixo, reunimos as principais razões por trás de um gato acordando os humanos em horários “inusitados”!

Meu gato me acorda de madrugada: por que isso acontece?

Receber um “bom dia” com gatinhos é sempre uma das melhores maneiras de começar o dia. Porém, isso pode virar um problema quando acontece durante a madrugada e o sol ainda nem raiou. Mas o que impulsiona esse comportamento e por que ele costuma ocorrer com tanta frequência? 

É simples: os gatos têm instintos noturnos que foram herdados de seus ancestrais. Ou seja, eles são animais com hábitos crepusculares, por isso ficam mais agitados e ativos ao anoitecer e ao amanhecer, esses que seriam os melhores horários para a caça na vida selvagem. 

Mesmo com a domesticação, alguns gatinhos mantiveram esse instinto selvagem e ficam super dispostos quando o sol se põe. Por esse motivo é comum ver os gatos acordando os donos de madrugada para brincar, pedir comida ou simplesmente para terem alguma companhia. O ideal, porém, é não dar muita confiança, ou isso pode incentivar o animal a repetir o mesmo comportamento outras vezes. 

Gato laranja na cama com a dona

Gato acordando o dono também pode ter outros motivos

Se você nunca passou por uma situação do tipo “meu gato me acorda de madrugada”, e isso começou a acontecer recentemente, é importante ficar de olho. Às vezes a situação pode indicar um problema de saúde, fome ou frio. Também pode ser que o animal só queira chamar atenção, mas o ideal é investigar exatamente a causa disso.

Algumas doenças podem atingir os ossos de gato e causar muito incômodo à noite, e é por isso que os bichanos miam como reclamação. Vale ficar atento aos sintomas. Além disso, a troca de ração por versões de qualidade mais baixa pode deixar o gato com fome mais rapidamente. Como resultado, ele vai reclamar nos intervalos entre as refeições regulares. 

Dicas para não ter um gatinho acordando você durante a noite

1) Aposte no enriquecimento ambiental para gatos. Gastar a energia do bichano é uma das melhores maneiras de evitar que ele fique muito agitado durante à noite. Como ele estará cansado das brincadeiras, vai dormir mais rapidamente. Por isso, invista na gatificação e em brinquedos apropriados.

2) Ofereça uma ração para gatos de qualidade. Uma boa alimentação, além de conter todos os nutrientes necessários para a manutenção da saúde dos bichanos, também ajuda a saciar a fome em poucas quantidades. As melhores opções são as versões premium e super premium do alimento. Fique atento à faixa-etária do produto.

3) Evite cortinas muito claras e transparentes dentro de casa. Quando os gatos percebem que está amanhecendo, já ficam mais despertos e certamente vão tentar te acordar. Uma cortina mais escura ou com blackout ajuda a evitar o comportamento.

4) Não atenda aos chamados de um gato acordando você de madrugada. Ao retribuir a atenção, o gatinho tende a achar que sempre será recompensado ao tentar te acordar nesses horários. Por isso, por mais difícil que seja, o ideal é ignorar até que os chamados cessem e o pet volte a dormir.