Alimentação animal

Será que seu gato pode comer essas frutas? Veja quais estão liberadas ou devem ser evitadas

Publicado - 17 Abril 2025 - 10h24

Atualizado - 17 Abril 2025 - 10h24

Saber o que os gatos podem comer ou não é importante para variar o cardápio do pet sem pôr em risco a saúde dele. As frutas, por exemplo, são uma opção interessante de petisco natural - o problema é que nem todas são seguras para os animais, e algumas podem causar sérias intoxicações no gato. Quer descobrir se gato pode comer banana, melancia ou outras frutas com segurança? A seguir, vamos listar as principais frutas e explicar quais estão liberadas e quais devem ser evitadas para garantir a saúde do seu felino. Confira!

Gato pode comer banana?

Sim, o gato pode comer banana, desde que em pequenas quantidades. Essa fruta é rica em potássio, fibras e vitaminas que podem até trazer benefícios ao organismo felino. No entanto, ela também tem um alto teor de açúcar e carboidratos, o que pode propiciar quadros de diabetes e obesidade felina. Por isso, deve ser um petisco ocasional e oferecido em pequenas porções. Além do mais, a banana sempre deve estar descascada, pois a casca dessa fruta não é facilmente digerida pelo organismo.

Gato pode comer melancia?

Além da banana, o gato pode comer melancia. Inclusive, essa é uma das melhores frutas para gato, graças à grande concentração de água na sua composição. Ela estimula a hidratação felina e é uma ótima alternativa de petisco para os dias mais quentes. Além disso, possui poucas calorias, então não compromete a dieta do pet. Ainda assim, alguns cuidados devem ser tomados. A melancia para gatos deve ser oferecida sem sementes e em porções moderadas, pois o excesso pode causar diarreia ou desconfortos estomacais.

Imagem Quiz:Seu gato fica mais feliz com petiscos ou sachê?

Seu gato fica mais feliz com petiscos ou sachê?

Preencha todos os campos para participar.

É só preencher e começar!

Você tem pets?

Gato pode comer manga?

Sim, o gato pode comer manga, mas com cuidado. A manga é uma fruta rica em fibras, vitaminas e antioxidantes, que não traz nenhum problema para a saúde felina, mas que também não faz tanta diferença na alimentação do pet. Um cuidado importante é que, antes de oferecê-la, o tutor deve remover a casca e o caroço, e servir pequenos pedaços. Assim como outras frutas para gatos, ela deve ser dada esporadicamente, como um petisco ocasional.

Gato pode comer melão?

Com benefícios semelhantes ao da melancia, o gato pode comer melão sem riscos. Essa fruta tem um alto teor de água, o que auxilia na hidratação, além de ser uma fruta leve e bastante refrescante. Na hora de incluí-la na dieta do pet, não esqueça de oferecer sempre sem casca e sem sementes. As porções devem ser moderadas para não comprometer a saúde do animal.

gato comendo banana
O gato pode comer banana, mas sempre em pequenas porções

Gato pode comer abacate?

Ao contrário das outras frutas, o gato não pode comer abacate. Essa fruta contém uma substância chamada persina, que pode ser tóxica para os felinos e outros animais de estimação. Além disso, o alto teor de gordura pode causar problemas digestivos, como a pancreatite. O ideal é manter esse tipo de fruta bem longe dos gatos, ou o animal pode sofrer uma intoxicação alimentar.

Gato pode comer mamão?

Em pequenas quantidades, sim: o gato pode comer mamão. A fruta contém enzimas digestivas e fibras que podem ajudar na digestão e prevenir prisão de ventre em gatos. No entanto, é importante ter em mente que o consumo de mamão deve ser moderado na rotina do seu amigo, uma vez que, por ter um efeito laxante, o excesso de mamão pode levar a quadros de diarreia. Além disso, se o animal sofre com problemas gastrointestinais, é importante consultar um veterinário antes de oferecê-la. Outros cuidados importantes são retirar as sementes e a casca.

Gato pode comer maçã?

Sim, o gato pode comer maçã, desde que sem sementes e sem casca. Inclusive, a remoção das sementes é de extrema importância, pois as sementes da maçã contêm cianeto, uma substância tóxica para os gatos. Apesar desse detalhe, essa fruta costuma oferecer alguns benefícios: ela é uma boa fonte de fibras e vitamina C, auxiliando no sistema imunológico do pet. A dica é servir a maçã cortada em pequenos pedacinhos como um agrado ocasional.

Gato pode comer morango?

Uma das frutas que o gato pode comer é o morango, mas sempre com moderação. Essa fruta tem antioxidantes, fibras e vitamina C, além de possuir um teor baixo de calorias. Para oferecer esse mimo para o seu amigo de quatro patas, é indicado lavar bem a fruta, retirar o cabinho e cortar em pedaços pequenos. Apesar de ser segura, por ser uma fruta cítrica, nem todos os gatos gostam do sabor, então respeite o paladar do seu pet.

Gato pode comer uva?

Não, gato não pode comer uva de jeito nenhum! A uva, seja in natura ou uva-passa, é uma das piores frutas para esses animais. Ela pode causar insuficiência renal aguda em gatos, mesmo em quantidades pequenas, e é extremamente tóxica. Não se sabe exatamente qual substância causa isso, mas é importante manter as uvas fora do alcance do seu bichano para não correr nenhum risco.

Gato pode comer abacaxi?

Apesar de ser uma fruta cítrica, o gato pode comer abacaxi, mas exige uma certa cautela. A fruta não faz mal ao organismo do pet e nem tem substâncias tóxicas. O abacaxi, na verdade, é rico em vitaminas B6 e C, magnésio e potássio. Porém, por ser ácido, pode causar irritações no estômago e na boca do gato - então é importante ter um certo cuidado. Se for oferecer abacaxi para o gato, remova a casca e o miolo, e certifique-se de que a fruta esteja madura.

Gato pode comer laranja?

Diferente de outras frutas cítricas, o gato não pode comer laranja. Por ter um alto teor de acidez e uma grande concentração de açúcar na sua composição, o alimento tende a causar um grande desconforto gastrointestinal e ainda pode favorecer quadros de diabetes em gatos. Por isso, mesmo que pareça inofensiva, a laranja deve ser completamente evitada na dieta dos felinos.

Além das frutas, você pode apostar em outros petiscos

Oferecer frutas para gatos pode ser uma boa alternativa para quem não quer gastar tanto e pensa em dar uma variada no cardápio do pet. Porém, antes de fazer qualquer mudança na alimentação do bichano, é fundamental consultar um médico veterinário de confiança para maiores orientações.

Já para quem prefere segurança e praticidade, a melhor alternativa é apostar em petiscos de gatos comerciais. Esse tipo de alimento é formulado especialmente para animais de estimação, não oferece nenhum risco para a saúde do pet e já vem com a quantidade de porção diária indicada na própria embalagem. 

Comportamento

Gato amassando pãozinho: o que o gesto mais fofo do universo felino revela sobre eles?

Se você tem um gatinho em casa, é bem provável que já tenha presenciado aquela cena irresistível: ele se acomoda em um cobertor fofi...

Cuidados

Gato sente frio e precisa de cuidados no inverno: veja exatamente o que fazer

Em dias frios, a gente logo corre para pegar um cobertor, colocar uma meia mais grossa ou preparar uma bebida quente para se aquecer...

Cuidados

Quais insetos seu gato não pode comer de jeito nenhum? Entenda os perigos e como evitar

Quem convive com gatos sabe que basta um inseto dar bobeira dentro de casa e lá vai o bichano correndo atrás como se fosse uma caça ...

Alimentação

Seu gato está obeso? Saiba como detectar a condição e o que dizem os veterinários

Ter um gato rechonchudo pode parecer fofo à primeira vista — e algumas pessoas até acreditam que o visual mais cheinho seja sinônimo...

Comportamento

Gato amassando pãozinho: o que o gesto mais fofo do universo felino revela sobre eles?

Se você tem um gatinho em casa, é bem provável que já tenha presenciado aquela cena irresistível: ele se acomoda em um cobertor fofi...

Cachorro

Aprenda a fazer uma roupa para cachorro sem costura — leva apenas 10 minutos para ficar pronta!

Proteger o seu cão do frio ou simplesmente deixá-lo estiloso pode ser mais simples (e barato) do que você imagina. Isso porque é pos...

Prevenção e tratamentos

Sarna em cachorro: os 6 gatilhos mais comuns da doença e como oferecer mais bem-estar ao seu pet

Quando um cão começa a se coçar sem parar, arrastar o corpo no chão ou apresentar falhas no pelo, muitos tutores pensam logo em pulg...

Cuidados

Gato sente frio e precisa de cuidados no inverno: veja exatamente o que fazer

Em dias frios, a gente logo corre para pegar um cobertor, colocar uma meia mais grossa ou preparar uma bebida quente para se aquecer...

Ver todas
Imagem Quiz:Seu gato fica mais feliz com petiscos ou sachê?

Seu gato fica mais feliz com petiscos ou sachê?

Preencha todos os campos para participar. Quiz
Saiba mais
Imagem Quiz:Seu gato fica mais feliz com petiscos ou sachê?

Seu gato fica mais feliz com petiscos ou sachê?

Preencha todos os campos para participar.

É só preencher e começar!

Você tem pets?