A raça de gato LaPerm é consequência de uma mutação genética dominante e leva esse nome graças a um famoso penteado muito usado na década de 1980. Basta dar uma olhada no visual do gatinho cacheado para entender o porquê! Esse tipo de felino pequeno é meigo e extrovertido e tem tudo para conquistar o seu coração. Saiba mais detalhes a respeito da raça abaixo!

LaPerm: qual é a origem da raça?

Quais raças de cachorro mais combinam com você?

Preencha todos os campos para participar.

É só preencher e começar!

Escolha uma opção abaixo

Não tenho pets
Tenho cão
Tenho gato
Tenho cão e gato
Autorizo receber comunicações e publicidade da NESTLÉ®.

Tudo começou em 1982, nos Estados Unidos, quando uma gata do estado de Oregon teve uma ninhada de seis gatinhos. Entre os recém-nascidos, um filhote em especial chamou a atenção da tutora Linda Koehl. O animal apresentava algumas características incomuns, como as orelhas maiores e a ausência de pelo (que, com o passar das semanas, foi substituída pelo aparecimento de fios encaracolados).

Nesse primeiro momento, o bichinho, que recebeu o nome de Curly (encaracolado, em inglês), não recebeu nenhum tratamento especial. Mas, após dez anos, a dona decidiu investir no desenvolvimento da raça através do cruzamento apenas entre gatos com essas características. Os gatos LaPerm foram apresentados em exposições e, com a ajuda de especialistas, tiveram sua raça aprimorada até chegar ao resultado atual.

Quais são as características físicas dos gatos LaPerm? A cor e o comprimento da pelagem podem variar!

Uma das características mais marcantes da raça é a sua pelagem incomum, que pode ser de todas as cores e padrões. Os pelos desse felino normalmente apresentam uma aparência densa e encaracolada, que cobre todo o corpo do animal e pode se acentuar em regiões como pescoço, orelha e cauda. A cabeça do gatinho também conta com alguns aspectos bem particulares: contornos suaves e focinho arredondado. Às vezes, os bigodes e as sobrancelhas do pet podem ser cacheados, assim como o resto da pelagem. Além disso, as patas traseiras dos gatos LaPerm são um pouco maiores que as dianteiras.

Em resumo, confira algumas das principais características físicas da raça:

  • Musculatura bem desenvolvida
  • Quadris mais elevados que os ombros
  • Orelhas medianas e pontudas, com pelos encaracolados
  • Pescoço ereto e de tamanho médio
  • Pernas finas e longas
  • Cauda fina e peluda


Um outro ponto interessante a respeito desses pets é a troca de pelagem, que acontece pelo menos uma vez na vida. Esse processo deixa os gatos carecas e costuma acontecer enquanto os bichinhos ainda são filhotes ou, no caso das fêmeas, durante o cio. A boa notícia é que os fios crescem ainda mais fortes e brilhantes do que antes!


Os gatos da raça LaPerm possuem a pelagem encaracolada e podem ser de qualquer cor
Os gatos da raça LaPerm possuem a pelagem encaracolada e podem ser de qualquer cor

Personalidade dos gatos LaPerm: os felinos são ativos e convivem bem com outros animais

Os gatos da raça LaPerm podem ser exatamente o que você está precisando na sua vida! Meigo e extrovertido, o bichinho dessa raça adora ficar por dentro de tudo que está rolando na casa. Esses felinos desenvolvem uma relação de muito apego com os donos. Ainda assim, caso não recebam a devida atenção dos tutores, não são do tipo que guarda rancor. Muito pelo contrário! O pet provavelmente vai se interessar por outra atividade rapidinho.

Mais um ponto positivo do LaPerm é que o gato convive super bem com a presença de crianças e outros animais no mesmo ambiente. É comum que o gatinho escolha uma ou duas pessoas para depositar toda a sua lealdade, mas, no geral, são uma ótima companhia para a família toda!

LaPerm e os seus cuidados especiais

Os cuidados dedicados a um gato LaPerm são relativamente comuns na maioria das raças. Confira os principais a seguir:

  • Exercite o felino: por ser um animal muito inteligente, o LaPerm requer atividades que trabalhem o seu corpo, tanto física quanto mentalmente.
  • Atenção com o pelo: a escovação merece uma atenção especial do(a) dono(a). Os gatos de pelo curto podem ser penteados apenas uma vez na semana, enquanto aqueles que possuem a pelagem mais longa exigem que essa frequência aumente para até três vezes. Você também pode usar um pente com dentes rotativos para manter os cachos definidos.
  • Mantenha a higiene em dia: apare as unhas do pet regularmente e use um pano macio e úmido para limpar os cantos dos olhos e as orelhas, se necessário. Nunca utilize um cotonete!
  • Faça um acompanhamento médico normal: como em qualquer raça, é preciso manter todas as vacinas e a vermifugação atualizadas.

Gatos de raça LePerm: quais são os problemas de saúde mais comuns?

Felizmente, os gatinhos dessa raça costumam ter a saúde muito boa. Se você mantiver todos os cuidados mencionados acima, é bem provável que o seu pet tenha uma vida longa e feliz. Porém, nenhum animal está livre de desenvolver algumas complicações. No caso dos LePerm, problemas intestinais e renais podem acabar se tornando um transtorno. Esteja sempre atento(a) ao possível desenvolvimento de algum quadro do tipo e, caso note algum sintoma, converse com um veterinário.

Redação: Dóris Marinho