Raças

Saiba tudo sobre a raça LaPerm: conheça as características desse tipo de gato!

  Gatos da raça LaPerm: saiba quais são as características desse tipo de felino!
Gatos da raça LaPerm: saiba quais são as características desse tipo de felino!

A raça LaPerm é consequência de uma mutação genética dominante e leva esse nome graças a um famoso penteado muito usado na década de 1980. Basta dar uma olhada no visual do gatinho cacheado para entender o porquê! Esse tipo de felino é meigo e extrovertido e tem tudo para conquistar o seu coração. Saiba mais detalhes a respeito da raça abaixo!

LaPerm: qual é a origem da raça?

Tudo começou em 1982, nos Estados Unidos, quando uma gata do estado de Oregon teve uma ninhada de seis gatinhos. Entre os recém-nascidos, um filhote em especial chamou a atenção da tutora Linda Koehl. O animal apresentava algumas características incomuns, como as orelhas maiores e a ausência de pelo (que, com o passar das semanas, foi substituída pelo aparecimento de fios encaracolados).

Nesse primeiro momento, o bichinho, que recebeu o nome de Curly (encaracolado, em inglês), não recebeu nenhum tratamento especial. Mas, após dez anos, a dona decidiu investir no desenvolvimento da raça através do cruzamento apenas entre gatos com essas características. Os gatos LaPerm foram apresentados em exposições e, com a ajuda de especialistas, tiveram sua raça aprimorada até chegar ao resultado atual.

Quais são as características físicas dos gatos LaPerm? A cor e o comprimento da pelagem podem variar!

Uma das características mais marcantes da raça é a sua pelagem incomum, que pode ser de todas as cores e padrões. Os pelos desse felino normalmente apresentam uma aparência densa e encaracolada, que cobre todo o corpo do animal e pode se acentuar em regiões como pescoço, orelha e cauda. A cabeça do gatinho também conta com alguns aspectos bem particulares: contornos suaves e focinho arredondado. Às vezes, os bigodes e as sobrancelhas do pet podem ser cacheados, assim como o resto da pelagem. Além disso, as patas traseiras dos gatos LaPerm são um pouco maiores que as dianteiras.

Em resumo, confira algumas das principais características físicas da raça:

  • Musculatura bem desenvolvida
  • Quadris mais elevados que os ombros
  • Orelhas medianas e pontudas, com pelos encaracolados
  • Pescoço ereto e de tamanho médio
  • Pernas finas e longas
  • Cauda fina e peluda


Um outro ponto interessante a respeito desses pets é a troca de pelagem, que acontece pelo menos uma vez na vida. Esse processo deixa os gatos carecas e costuma acontecer enquanto os bichinhos ainda são filhotes ou, no caso das fêmeas, durante o cio. A boa notícia é que os fios crescem ainda mais fortes e brilhantes do que antes!

Faça o quiz e descubra se você tem alergia a gato!

É só preencher e começar! sem cadastros ou formulários.

Como você fica ao chegar na casa de um amigo que tem um gato?

O que acontece quando se aproxima de gatinhos na rua ou em feiras de adoção?

As crises alérgicas costumam acontecer:

O que acontece quando você fica perto de alguém que está com a roupa cheia de pelos de gato?

Como seu corpo reage ao entrar em contato com um filhotinho de gato na rua?

Quais são os seus sintomas mais comuns durante uma crise alérgica?

O que você faz para melhorar um quadro de alergia?

É bem provável que você tenha alergia a gatos e precise consultar um especialista As crises alérgicas fazem parte da sua rotina, mas será que é por causa dos gatos? Passe livre para ter um gatinho: você não tem alergia aos bichanos!
      Os gatos da raça LaPerm possuem a pelagem encaracolada e podem ser de qualquer cor
    Os gatos da raça LaPerm possuem a pelagem encaracolada e podem ser de qualquer cor

    Mais Lidas

    Pinscher 0, 1, 2 ou miniatura: entenda os tamanhos desse cachorro de raça pequena
    Adote um animal

    Pinscher 0, 1, 2 ou miniatura: entenda os tamanhos desse cachorro de raça pequena

    Se você está pensando em ter um pinscher na sua vida pode estranhar a numeração que normalmente acompanha o nome da raça. O cachorro pinscher é conhecido por ser bem pequeno, mas ainda assim há variações de tamanho: as classificações 0, 1, 2 ou miniatura são super importantes para saber a dimensão aproximada do cãozinho. Além disso, pode ajudar muito na hora de decidir pelo seu novo melhor amigo.

    Como identificar o sexo do gato filhote? Saiba diferenciar machos e fêmeas!
    Adote um animal

    Como identificar o sexo do gato filhote? Saiba diferenciar machos e fêmeas!

    Às vezes, a vontade de adotar um gatinho é tão grande que acabamos nos precipitando e não dando a devida atenção a alguns detalhes muito importantes, como o sexo do filhote. É muito normal achar que adotou uma fêmea e só depois descobrir que o gato, na verdade, é macho. Nós sabemos que não é nada fácil diferenciar o órgão genital do gato logo nos primeiros meses de vida do animal. Se você faz parte deste time, não se preocupe, isso é muito comum!

    Filhote de cachorro chorando à noite? Veja a explicação e dicas para acalmá-lo nos primeiros dias em casa
    Adote um animal

    Filhote de cachorro chorando à noite? Veja a explicação e dicas para acalmá-lo nos primeiros dias em casa

    A chegada de um filhote de cachorro ao novo lar é marcada por muita alegria e descobertas - da parte do animal e dos próprios donos. O cãozinho terá contato com cheiros que ele nunca sentiu, pessoas diferentes, um ambiente totalmente desconhecido. O novo papai ou mamãe de pet, por outro lado, está aprendendo sobre a rotina, como o sono e alimentação, e comportamentos do bichinho. Nos primeiros dias de adaptação na nova casa é comum ouvir o cachorro filhote chorando à noite. A reação imediata do tutor é ficar preocupado se ele está com fome ou sentindo dor, mas saiba esse comportamento é muito normal.

    Yorkshire: saiba tudo sobre essa raça de cachorro pequeno (+ galeria com 20 fotos)
    Adote um animal

    Yorkshire: saiba tudo sobre essa raça de cachorro pequeno (+ galeria com 20 fotos)

    O Yorkshire é um cãozinho muito popular nos lares brasileiros. Pequeno, fofo, esperto e bem brincalhão: companheirismo é uma característica marcante nesses mini-cães, ideais para apartamentos, famílias com crianças ou mesmo pessoas que moram sozinhas e querem um amigo fiel. O Yorkshire Terrier é reconhecido de longe pelas duas cores na pelagem, o tamanho e por sua característica única: as orelhas para cima. Quer saber tudo sobre o cachorro yorkshire? Então continue acompanhando a leitura!

    Personalidade dos gatos LaPerm: os felinos são ativos e convivem bem com outros animais

    Os gatos da raça LaPerm podem ser exatamente o que você está precisando na sua vida! Meigo e extrovertido, o bichinho dessa raça adora ficar por dentro de tudo que está rolando na casa. Esses felinos desenvolvem uma relação de muito apego com os donos. Ainda assim, caso não recebam a devida atenção dos tutores, não são do tipo que guarda rancor. Muito pelo contrário! O pet provavelmente vai se interessar por outra atividade rapidinho.

    Mais um ponto positivo do LaPerm é que o gato convive superbem com a presença de crianças e outros animais no mesmo ambiente. É comum que o gatinho escolha uma ou duas pessoas para depositar toda a sua lealdade, mas, no geral, são uma ótima companhia para a família toda!

    LaPerm e os seus cuidados especiais

    Os cuidados dedicados a um gato LaPerm são relativamente comuns na maioria das raças. Confira os principais a seguir:

    • Exercite o felino: por ser um animal muito inteligente, o LaPerm requer atividades que trabalhem o seu corpo, tanto física quanto mentalmente.
    • Atenção com o pelo: a escovação merece uma atenção especial do(a) dono(a). Os gatos de pelo curto podem ser penteados apenas uma vez na semana, enquanto aqueles que possuem a pelagem mais longa exigem que essa frequência aumente para até três vezes. Você também pode usar um pente com dentes rotativos para manter os cachos definidos.
    • Mantenha a higiene em dia: apare as unhas do pet regularmente e use um pano macio e úmido para limpar os cantos dos olhos e as orelhas, se necessário. Nunca utilize um cotonete!
    • Faça um acompanhamento médico normal: como em qualquer raça, é preciso manter todas as vacinas e a vermifugação atualizadas.

    Gatos de raça LePerm: quais são os problemas de saúde mais comuns?

    Felizmente, os gatinhos dessa raça costumam ter a saúde muito boa. Se você mantiver todos os cuidados mencionados acima, é bem provável que o seu pet tenha uma vida longa e feliz. Porém, nenhum animal está livre de desenvolver algumas complicações. No caso dos LePerm, problemas intestinais e renais podem acabar se tornando um transtorno. Esteja sempre atento(a) ao possível desenvolvimento de algum quadro do tipo e, caso note algum sintoma, converse com um veterinário.

    Redação: Dóris Marinho

    Pinscher: da fama de nervosinho a fenômeno da internet, entenda como a raça conquistou os lares brasileiros

    Próxima matéria

    Pinscher: da fama de nervosinho a fenômeno da internet, entenda como a raça conquistou os lares brasileiros

    Fox Terrier: características físicas, personalidade, cuidados e muito mais... saiba tudo sobre a raça
    Pequenos

    Fox Terrier: características físicas, personalidade, cuidados e muito mais... saiba tudo sobre a raça

    Os cães do grupo Terrier fazem sucesso por onde passam, e com o Fox Terrier não é diferente. Ele representa perfeitamente as raças de cachorro desse grupo: é animado, ativo, cheio de energia, habilidoso e, claro, incrivelmente fofo. Muitas pessoas chegam a confundi-lo com o Fox Paulistinha, uma raça de Terrier originária do Brasil que descende do cruzamento do Fox Terrier com outros cães. No entanto, esses dois doguinhos são bem diferentes entre si, especialmente no que diz respeito à pelagem e traços físicos.

    Saiba tudo sobre o gato Himalaia: origem, características, personalidade, cuidados e muito mais
    Raças

    Saiba tudo sobre o gato Himalaia: origem, características, personalidade, cuidados e muito mais

    O gato Himalaia é, sem dúvidas, uma das raças mais queridinhas e desejadas pelos amantes de felinos. Ele reúne em sua genética a mistura de outras duas raças que são muito populares: o gato Persa e o Siamês. Ou seja, é carisma e fofura em dose dupla! Além disso, esse gatinho tem uma personalidade super dócil e tranquila, sendo a companhia perfeita para quem sempre sonhou em ter um bichinho de estimação. Se esse é o seu caso, ou se você já tem um gato do Himalaia e quer conhecer tudo sobre ele, essa matéria vai te ajudar bastante. 

    Tudo sobre o Terra Nova: conheça todas as características desse cachorro grande
    Grandes

    Tudo sobre o Terra Nova: conheça todas as características desse cachorro grande

    O Terra Nova é uma raça de cachorro grande que, apesar do corpo musculoso e robusto, é muito dócil e amigável. Ele chama bastante atenção por conta do seu tamanho e também ser bem peludinho, lembrando bastante um ursinho de pelúcia - ou, nesse caso, um ursão. Dentre uma das características mais marcantes da raça, podemos destacar o seu lado atlético e a paixão que o cachorro Terra Nova tem por água. É isso mesmo: esta é uma das raças de cachorro que mais gosta de nadar e brincar na água.

    Gato Azul Russo: saiba tudo sobre a raça
    Raças

    Gato Azul Russo: saiba tudo sobre a raça

    Com uma pelagem cinza, o gato Azul Russo - também conhecido como Russian Blue - é dono de uma beleza inconfundível e capaz de conquistar facilmente o coração de qualquer pessoa com sua personalidade doce e calma. A raça é originária da Rússia e considerada bastante rara, mas ainda assim muitas pessoas ao redor do mundo se fascinam pelo Azul Russo e não hesitam em procurar um bichano para chamar de seu. 

    Ver Todas >

    Maltês: 10 características da raça de cachorro pequeno
    Adote um animal

    Maltês: 10 características da raça de cachorro pequeno

    O Maltês é um dos cachorros pequenos que mais fazem sucesso. Ele é alegre, divertido e tem o carisma necessário para conquistar um lugarzinho no coração de qualquer um. Às vezes pode ser um pouco teimoso, mas nada que um bom treinamento não resolva. Para conhecer um pouco mais sobre o Maltês (personalidade, características físicas e alguns cuidados), preparamos uma matéria especial sobre esse peludinho. 

    Fox Terrier: características físicas, personalidade, cuidados e muito mais... saiba tudo sobre a raça
    Adote um animal

    Fox Terrier: características físicas, personalidade, cuidados e muito mais... saiba tudo sobre a raça

    Os cães do grupo Terrier fazem sucesso por onde passam, e com o Fox Terrier não é diferente. Ele representa perfeitamente as raças de cachorro desse grupo: é animado, ativo, cheio de energia, habilidoso e, claro, incrivelmente fofo. Muitas pessoas chegam a confundi-lo com o Fox Paulistinha, uma raça de Terrier originária do Brasil que descende do cruzamento do Fox Terrier com outros cães. No entanto, esses dois doguinhos são bem diferentes entre si, especialmente no que diz respeito à pelagem e traços físicos.

    Quais as raças de cachorro que mais costumam latir?
    Adote um animal

    Quais as raças de cachorro que mais costumam latir?

    O barulho de cachorros latindo muitas vezes é um problema para os vizinhos, mas é algo inevitável se você tem cães em casa. Os caninos usam os latidos para se comunicarem com o mundo e com as pessoas ao seu redor, então é natural que uma vez ou outra a gente ouça o latido de cachorro. Mas sabia que existem algumas raças que são mais barulhentas do que outras? É isso mesmo: têm cães que latem um pouco mais, enquanto outros latem com menos frequência. Listamos abaixo as raças de cachorro que mais costumam latir!

    Quais as principais características do filhote de Lhasa Apso?
    Adote um animal

    Quais as principais características do filhote de Lhasa Apso?

    As fotos de Lhasa Apso filhote não enganam: esse é um dos cachorrinhos mais fofos que existe. Ele consegue conquistar a todos muito facilmente - não é à toa que essa é uma das raças mais populares e queridinhas do Brasil. A personalidade do Lhasa Apso (filhote ou adulto) contribui muito para isso, já que o jeitinho doce, amigável e brincalhão nunca passa despercebido. 

    Ver Todas >